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Errrado!
O rádio é uma mídia cega, logo sons ambientes do local de entrevista trazem mais fidedignidade à matéria.
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Erradíssimo! Muito pelo contrário, o som ambiente em muitas reportagens para o rádio são tão importantes quanto as próprias entrevistas feitas no local e podem passar ao ouvinte muito mais emoção!
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GABARITO: ERRADO
"Na seleção deve procurar incluir ao máximo o som ambiente, que favorece a compreensibilidade, provoca a intervenção da imaginação do ouvinte e, sobretudo, dá credibilidade à informação. Por outro lado, estes elementos dão dinamismo e ritmo à reportagem."
Livro: Estrutura da Informação Radiofônica. Emilio Prado. São Paulo: Summus, 1989. p. 89
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Muito relativo isso. É claro que a questão está errada por falar em "silêncio", quando o som ambiente é bem-vindo para compor o "quadro auditivo".
Mas desde que este não inviabilize a compreensão do que está sendo dito, tanto pelo entrevistado quanto pelo entrevistador, que é o mais importante, a razão da entrevista estar sendo feita. O som ambiente tem de ser dosado.
Assim, na prática, se vou entrevistar o mestre-de-obras não o farei ao lado da britadeira em funcionamento. Vou arrastá-lo mais para longe...
A esse respeito (não falando de rádio mas de TV), um diretor me disse certa vez: Um vídeo ruim, com ruídos na imagem, a pessoa até aguenta assistir... Mas áudio ruim ninguém suporta.
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Gab.: Errado.
Para uma entrevista de rádio fora do estúdio, a escolha do local deve priorizar o silêncio, pois sons de ambientes tais como uma sala de aula, ao se entrevistar um professor, ou uma obra, na entrevista com um operário, interferem e prejudicam a interpretação da notícia.
Compreendo a dúvida (e angústia) de alguns relativo a essa questão e ao seu gabarito. Contudo, percebam que o rádio é um formato que tem apelo auditivo. Dessa forma, "a escolha do local deve priorizar " a qualidade sonora (não o silêncio propriamente), seja de um trio elétrico, de uma orquestra de cordas, ou o som espontâneo de uma feira ao ar livre. O "som ambiente" e sua captação (de forma adequada, com modulação até 12db), ajuda no conceito de "paisagem sonora" na qual o rádio procura explorar p/ persuadir e estimular o interesse dos ouvintes.
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Complicado, mas entendo a posição da banca. Silêncio total não é necessário, ainda mais se o som ambiente ajudar a compreender da onde se fala. Foi maldade do Cebraspe!