SóProvas


ID
1647589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     De caderno e lápis nas pequenas mãos, passos certeiros ao encontro de imigrantes árabes e poloneses de uma Curitiba já esquecida. Primeiro doutor em Linguística do Brasil, Aryon Dall´Igna Rodrigues foi incansável estudioso que desbravou limites étnicos para estudar as línguas indígenas brasileiras. Como pesquisador, é reconhecido por ter sido convidado por Darcy Ribeiro para sedimentar a estrutura da pós-graduação na Universidade de Brasília.

Y. Thábata e K. Nunes. Dossiê Aryon Rodrigues. Revista Campus Repórter. Brasília: UnB, ano 9, n.º 14, p. 32-45. (com adaptações).

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.

Na elaboração desse texto sobre o etnólogo Aryon Rodrigues,os redatores, mesmo que se baseando em fatos reais, ao imaginarem uma cena que não existiu, utilizaram um recurso da literatura para conferir veracidade ao texto.

Alternativas
Comentários
  • Literatura confere veracidade ao texto? Na minha opinião, não! Tanto que o jornalismo literário tem menos credibilidade, visto que traz fatos literários não verídicos....

  • Como vou saber se a cena existiu ou não?

  • Polêmica essa né

  • Já errei e já "acertei" essa questão. Confesso que, pra mim, existe um erro gritante na formulação dela no trecho, "recurso da literatura para conferir veracidade ao texto". O que confere veracidade ao texto é uma informação com apuração precisa e construção objetiva. Recurso literário em matéria jornalística serve como elemento estético, linguístico, narrativo etc.