CORIOMENINGITE LINFOCITÁRIA - O arenavírus está presente nos roedores, especialmente no rato —doméstico— cinzento e no hamster. Estes costumam estar infectados pelo vírus ao longo da vida e excretam-no na urina, nas fezes, no sémen e nas secreções nasais. A exposição ao pó e aos alimentos contaminados é habitualmente responsável pela infecção dos seres humanos. A doença geralmente ocorre no Inverno, quando os roedores selvagens procuram abrigo debaixo de tecto.
HANTAVIROSE - As hantaviroses são zoonoses virais agudas transmitidas por roedores que podem ter duas formas clínicas, são elas: Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH), encontrada apenas nas Américas, e Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR), típica da Europa e Ásia.
LISTERIOSE - A bactéria causadora da listeriose pode ser encontrada no solo, na água e em alguns animais, incluindo aves e bovinos. Ao contrário de muitos micro-organismos, a Listeria monocytogenes pode crescer em temperaturas muito frias, mesmo no refrigerador. Mas ela não sobrevive a altas temperaturas, como cozimento ou pasteurização. Os principais focos de listeriose são: Leite e produtos lácteos não pasteurizados. Carnes contaminadas. Alimentos processados, como queijos e outros frios. Frutos do mar defumados e congelados
Vegetais crus que podem estar contaminados.