-
Questão passível de anulação!
A metformina:
1) Reduz a produção de glicose pelo fígado.
2) Aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação da insulina já produzida.
3) Reduz a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal.
A metformina é a droga de escolha para pacientes diabéticos e obesos, pois a mesma não está associada a ganho de peso, como acontece, por exemplo, com a insulina e outros antidiabéticos orais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a metformina não emagrece ninguém e não deve ser usada como droga para se perder peso.
-
Gostaria de saber como ela reduz o apetite.
-
A metformina diminui a produção de glicose pelo fígado ativando a enzima PQAM, assim consequentemente inibe gliconeogênese, a síntese de ácidos graxos e a produção de colesterol. Também melhora a captação de glicose pelo músculo e aumenta a sinalização da insulina por diminuir a resistência (aumentar a atividade do receptor de insulina). Esse mecanismo é efetivo em reduzir a glicose em pacientes diabéticos tipo 2 que são obesos e resistentes a insulina. Ao contrário dos secretagogos a metformina promove a redução dos níveis circulantes de lipídios e do peso corporal e não estão associadas a hipoglicemia.
- Estratégia Concursos.
-
REDUZ O APETITE?
-
adicionando:
Metformina tem forte efeito na supressão do apetite, o que contribui para a luta do excesso de peso.
Fonte: Ehret M, Goethe J, Lanosa M, Coleman CI. The effect of metformin on anthropometrics and insulin resistance in patients receiving atypical antipsychotic agents: a meta-analysis. J Clin Psychiatry. 2010 Apr 6.
-
A melhora da sensibilidade à insulina reduz a quantidade de insulina necessária para a absorção da glicose, havendo menos picos acentuados do hormônio e menos fome; pois a elevação dos picos insulêmicos faz que a glicose seja absorvida mais rapidamente e sensação de saciedade, diminuída.