SóProvas


ID
1648285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

[A] (M) [B] (M) velocidade inicial (m/s)

2,16 0,525 8,05 × 10-3

2,16 1,05 3,22 × 10-2

4,33 0,525 4,03 × 10-3

velocidade = k · [A]m · [B]n


Considerando a reação química geral aA + bB → produtos e as velocidades iniciais, as molaridades e a lei de velocidade mostradas na tabela acima, julgue o item subsequente.


Para a reação de segunda ordem aA + bB → produtos umgráfico de ln [A] versus o tempo é representado por uma reta.

Alternativas
Comentários
  • Como é de primeira ordem em relação a A e B, um dos métodos resultantes para descobrir a constante de velocidade e/ou a concentração inicial é a equação: ln[A] = ln[Ao] - kt

  • Para reações de segunda ordem, conforme explicitado na questão o gráfico que dá uma reta é o grafico 1/Ca x Tempo. Portanto a questão está errada!

    O grafico que dá uma reta quando LnCa x Tempo são para equações de 1 ordem. Gabarito está errado. A resposta correta é ERRADO e não certo!

  • Essa questão é problemática. Segundo os dados de velocidade apresentados, quando a concentração de A é mantida constante e dobramos a concentração de B, a velocidade inicial da reação aumenta 4x, indicando um expoente quadrático para esta espécie. Quando mantemos a concentração de B constante e dobramos a de A, no entanto, observa-se que a velocidade inicial da reação diminui da metade. Isto indica um coeficiente -1 para a espécie A. Logo, a equação de velocidade deveria ser v = k (A)^(-1)*(B)^2.

    A assertiva não pode estar certa pela falta de informação. Ora, mesmo que a reação fosse de segunda ordem - informação que é conflitante com o exposto anteriormente -, sem mais, não se poderia dizer que ela é de primeira ordem em relação a cada um dos componentes. Somente o que poderia ser dito é que, sendo ela de segunda ordem, os coeficientes estequiométricos a e b, somados, devem ser iguais a 2.

  • A resposta está errada. Vejam isso:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1291965/mod_resource/content/1/Cin%C3%A9tica%20qu%C3%ADmica__material.pdf

     

    "Reações de Segunda Ordem:

    • Um gráfico de 1/[A] versus t é uma linha reta com inclinação k e intercepta 1/[A]o

     • Para uma reação de segunda ordem, um gráfico de ln[A] versus t não é linear."

  • O fato de ser uma reta linear não deixa de ser uma reta. Pode ser reta inclinada, declinada ou linear.

    Não é curvatura. É uma reta.

  • Mais uma da Cespe...

    1) A priori, não se trata de uma reação de 2a ordem (global) visto que as ordens parciais em cada reagente são -1 e 2. Logo, ao afirmar que a referida reação é de segunda ordem, o enunciado está falso. Mas... desconsiderando a tabela podemos analisar a questão como uma reação de 2a ordem genérica.

    2) Sim, de fato levando em consideração apenas [A] (ordem parcial), um gráfico de seu logaritmo vs tempo levaria a uma relação linear entre ambos.

    3)Ignorando a tabela, pode-se pensar que para uma reação genérica aA + bB => Produtos, que seja de segunda ordem, a ordem parcial em relação a A seria 1 e, portanto, tem-se o comportamento linear ln[A] vs t. Todavia, há outra hipótese (no mínimo) que levaria a uma ordem global 2: Parcial A = 0; Parcial B = 2. Novamente, tem-se a invalidação do gabarito....