SóProvas


ID
1648609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a técnica de negociação e tomada de decisão.

Negociação é o processo de discussão entre atores divergentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Fonte: https://estrategiaenegociacao.wordpress.com/tag/negociacao/

  • Divergente = que se afasta, não paralelo.

    Em uma negociação a discussão entre atores (partes) se define por um processo convergente = que converge, que se dirige para um ponto comum a um outro.

    pvf me corrija se estiver errado!

    Ótimos estudos!

  • (ERRADA)

    Para Raposo (2003), a negociação trata-se de um processo de comunicação com o objetivo de atingir um acordo sobre diferentes necessidades, sendo que, este acordo só será possível se "ambas as partes identificam, compreendem e aceitam as necessidades e os desejos das partes envolvidas e estejam abertos a chegarem a um processo ganha/ganha, exigindo competências comportamentais técnicas". (RAPOSO, 2003)


    Bazerman (2004), afirma que nem sempre muitas das decisões gerenciais são tomadas em conjunto com outros agentes cujas preferências são diferentes. Nesse aspecto, a negociação é fundamental para a vida organizacional.

  • Negociação é o "[. . .] processo pelo qual duas ou mais partes interdependentes, com algum conflito aparente, decidem alocar recursos escassos." (Bazerman, 2010, p. 279-314 apud Robbins, Judge & Sobral, 2010, p. 447, grifo meu).


    Esses "[. . .] recursos podem ser dinheiro, tempo, pessoas, instalações, equipamento e assim por diante.” (Schermerhorn Jr, Hunt & Osborn, 2007, p. 274).


    Bibliografia:

    ROBBINS, Stephen p.; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Conflito e negociação. In:  ROBBINS, Stephen p.; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional – 14ª edição. São Paulo. Pearson Hall, 2010. Cap. 14, p. 435-468. 


    SCHERMERHORN JR., John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Conflito e negociação. In: SCHERMERHORN JR., John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2. Porto Alegre Bookman 2007.  Cap. 17, p. 267-279


  • DIVERGENTE(direções opostas) X CONVERGENTE

    Que converge; que caminha para a mesma direção ou lugar: estradas convergentes.
    Que possui ideias, comportamentos, atitudes comuns com outrem: pensamentos convergentes. 

  • Essa questão me lembrou o filme divergente kkkk

  • A negociação pode ser divergente e convergente

    Divergente: se ambas as partes possuem interesses conflitantes, devendo chegar ao ponto em comum que seja uma relação de Ganha-Ganha.

    Convergente: quando as partes possuem interesses em comum, devendo chegar ao ponto onde seja conciliador para ambas as partes.

  • Por mais que vc leia livros de diversos autores, pesquise, sempre tem um estrupiciu que encontra como te ferrar com uma questão nunca vista...é assim para todas de administração....se o cara quiser, vai encontrar um artiigo de um professor do Tibete para te ferrar.....

  • Sempre vão ter teorias novas na administração, como teoricos do Tibete por exemplo, mas é preciso saber o máximo das teorias básicas e pelo menos um pouco da específica, usar o bom senso, ter boa interpretação, um pouco de sorte e sempre estudar pensando positivo.

  • Discussão necessitar de ser um processo Convergente e NÃO divergente.

    Convergir para uma mesma finalidade ou um mesmo propósio entre os atores envolvidos.

     

  • Partes divergentes que chegam a um ponto convergente, eu errei essa questão.

  • Negociação é o processo de comunicação entre dois ou mais indivíduos que procuram chegar a um acordo sobre um ponto de interesse comum. Pode ser o compartilhamento de um recurso limitado; a criação de algo novo que as partes não poderiam, ou conseguiriam, obter individualmente; e a resolução de um problema entre as partes envolvidas.

    Existem algumas características presentes na maioria das negociações: participação de dois ou mais negociantes (que podem ser pessoas naturais ou organizações); intersecção de necessidades e desejos; comportamento deliberado e voluntário das partes em negociar; busca do comprometimento; e influência de fatores tangíveis e intangíveis.

    Em algumas ocasiões, não é aconselhável participar em um processo de negociação: quando não há alternativas positivas; quando não estamos preparados adequadamente; quando não temos tempo; quando as demandas não são éticas; quando a outra parte age com má-fé; e quando é prudente aguardar uma nova ocasião.

    A palavra divergente transmite a ideia de oposição, desacordo, que afasta. Um dos objetivos da negociação é convergir (e não divergir) os interesses, as necessidades e expectativas em busca de uma solução que beneficie as partes. Os atores, portanto, são convergentes.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Lewicki, Roy J.; Saunders, David M. & Barry, Bruce. Fundamentos de Negociação - 5.ed. AMGH Editora, 2014.