SóProvas


ID
1648801
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere a correspondência:

Senhor Diretor,

Informamos a ______________ que, conforme o Decreto número 001, de 4 de janeiro de 2015, fica prorrogado o prazo até o dia 17 de fevereiro do corrente ano do horário especial de expediente nos órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações, que deverá ser cumprido das 13 às 19 horas.

Diante do exposto, contamos com __________ apoio para o cumprimento de tal Decreto.


Atenciosamente,

João Pedro Lins

Secretário Estadual de Educação


De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala COM = Vossa Senhoria, Excelência . . . . seu (sempre na segunda pessoa do singular).


    Quando se fala DE = Sua Senhoria, Excelência . . . . seu (sempre na segunda pessoa do singular).


    Logo, Gab. A

  • Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “VossaExcelência conhece o assunto”.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é  “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está  atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”.

  • Quem deve ser tratado por VOSSA EXCELÊNCIA?


    As “altas autoridades” dos 3 poderes, pense só nos cargos “TOP”:


    Presidente de República, Governador e Prefeito (e seus vices),


    Ministro do Tribunal de Contas da União, Conselheiros dos Tribunais de Contas, Ministros dos Tribunais Superiores, Ministros de Estado e o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Advogado-Geral da União e o Chefe da Corregedoria-Geral da União,


    Deputados e Senadores, Presidentes das Câmaras Legislativas,


    Juízes, Membros de Tribunais, Auditores da Justiça Militar,

     

    Secretários-Executivos dos Ministérios, Secretários de Estado e ocupantes de cargos de natureza especial, Embaixadores e Oficiais-
    Generais.

     

    ATENÇÃO: O vocativo para os Chefes dos três poderes (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal) segue esta estrutura


    Excelentíssimo Senhor + Cargo,


    Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República/do CN/do STF,

     

    Vereador é Vossa Excelência?

     

    Não. Mas se este Vereador for Presidente de uma Câmara Legislativa Municipal, aí sim. Mas a banca vai ter que focar no cargo de Presidente da Câmara Municipal.

     

    Quem deve ser tratado por VOSSA SENHORIA?


    Empregado para as demais autoridades e para particulares.


    Vocativo:


    a) Senhor + Cargo.


    Exemplo: Senhor Diretor,