SóProvas


ID
1648867
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No cotidiano da gestão as empresas podem fazer uso de práticas de Departamentalização, Delegação, Centralização e Descentralização. Identifique a alternativa cujo conceito é verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D


    A alternativa D, embora sendo o gabarito, "peca" ao afirmar que o aumento de níveis hierárquicos ocorre tanto na departamentalização vertical como na horizontal, pois só ocorre no primeiro caso.

    Os autores clássicos distinguiram duas departamentalizações: a vertical e a horizontal. 

    Departamentalização ocorre quando se cresce o número de unidades de gerenciamento sem aumentar o número de níveis hierárquicos, o que é denominado de departamentalização horizontal, a qual promove uma melhora na eficiência e qualidade do trabalho praticado pelos departamentos. Ou seja, a regra da departamentalização é a horizontal, onde não há aumento dos níveis hierárquicos,


    A verticalização - ocorre um aumento do número de níveis hierárquicos, melhorando a qualidade da supervisão. Atualmente, as empresas têm reduzido o número de níveis hierárquicos alocando as atividades dos antigos departamentos para outras empresas, em um fenômeno chamado de terceirização (para desverticalizar a empresa).



    Fonte: Meu Caderno.
  • Questão anulável, então?


    Obs: A letra C deu um conceito de descentralização chamada de geográfica. Não está errada, mas é uma classificação especifica de um grupo maior.

  • RESPOSTA D


    A e C) A centralização e a descentralização referem-se ao  nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo das organizações.Com a descentralização a autoridade de tomar decisões é delegada aos níveis baixos da organização. (p 133)


    B) Delegação é o processo de transferir autonomia e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia (p.131)



    Introdução a teoria geral da Administração - Por Idalberto Chiavenato



    No mais, concordo com o colega Elvis Felix.



  • Questão mal formulada.

    Segundo Idalberto Chiavenato na obra Introdução à Teoria Geral da Administração, pag 194:

    "Para os autores clássicos a departamentalização ocorre no sentido vertical e horizontal. A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. De outro modo, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si; Nesse caso, aumenta-se o numero de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico."

    Portanto, a alternativa não deveria colocar o aumento de níveis hierárquicos como uma característica da Departamentalização de modo genérico, uma vez que essa característica corresponde a apenas uma das modalidades.

    d) Departamentalização – caracteriza-se pelo aumento dos níveis hierárquicos da organização e pode ocorrer de forma vertical e/ou horizontal. 

  • Questão mal formulada-1º departamentalização é a forma de divisão na qual as pessoas ,cargos e funções estão dispostas em um mesmo nível hierárquico(diferenciação horizontal). Já a divisão de trabalho quando vertical aumenta os níveis hierárquicos(diferenciação vertical).

  • QUESTÃO LIXO!

  • O trecho do livro que o Marcos Mourão citou fala da especialização vertical e horizontal e não da departamentalização.

     

    Segue o mesmo trecho e outros trechos do mesmo livro:

     

    Página 208: "Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos.
    Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. A especialização horizontal se faz à custa de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua tendência incrível de criar departamentos."

     

    Página 85: "A divisão do trabalho no sentido horizontal que assegura homogeneidade e equilíbrio é chamada departamentalização: refere-se à especialização horizontal da organização. A homogeneidade na organização é obtida quando são reunidos, na mesma unidade, todos os que estiverem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar."

    Página 93: "A divisão do trabalho pode ser vertical (níveis de autoridade) ou horizontal (departamentalização)."

     

    Não vi em nenhuma outra fonte o termo "Especialização vertical", apenas a horizontal. 

     

  • vamos pedir o comentário do professor ..pfv.

  • Centralização- a autoridade para decidir está localizada no topo da organização

    Delegação- é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia

    Descentralização- autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos

    Departamentalização-é o agrupamento dos indivíduos em unidades gerenciáveis para facilitar a coordenação e controle

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Concordo com os colegas Marcos Mourão e Fernanda. Mal formulada.

  • Tem que achar a menos errada

  • Se a departamentalização for horizontal, não aumenta níveis hierárquicos coisíssima nenhuma.