SóProvas


ID
1648885
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. Esta afirmativa refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA  D

    A) PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA :  


    Art. 9ºO Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas


    B) PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL


    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.


    C)PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA : ESTE PRINCÍPIO FOI REVOGADO.



  • RESOLUÇÃO 750/93

    Princípio da Prudência

    O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente válidas para a qualificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

    Parágrafo único. O Principio da Prudencia presspõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

  • Questão desatualizada.

     

    A resolução CFC 750 foi revogada ao final de 2016, e vigora, atualmente, o entendimento de que a prudência vai contra uma característica fundamental da informação contábil, qual seja a representação fidedigna.

     

    CPC 00 - Estrutura Conceitual

    A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade.Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, segundo os Boards mencionam nas Bases para Conclusões, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.