SóProvas


ID
1648894
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Contabilidade é uma ciência fundamentalmente utilitária. Seu grande produto é provimento de informações para planejamento e controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa. Assinale a alternativa que NÃO condiz com as características da Contabilidade Financeira:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B 


    A contabilidade não é facultativa, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada “demonstrações financeiras”) de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos. Entretanto, para determinadas empresas (como as de pequeno e médio porte) há dispensa de parte dos demonstrativos. 



    http://boletimcontabil.com/2015/04/04/quais-demonstracoes-contabeis-sao-obrigatorias/

  • Apesar de ter acertado, discordo ser o produto  principal a demonstração financeira. Na minha concepção, mais importante que demonstrar, é  administrar e gerir o patrimônio.

  • Olá, Robson!  

    Mas, para administrar e gerir o patrimônio (bens, direitos e obrigações), não seria necessário existir sua demonstração? A administração e a gerência patrimoniais, creio, ensejam uma ação ex-ante, que é a demonstração financeira. É como tentar gerenciar um galinheiro e não saber quantas galinhas existem lá. 
    [ ]s
  • a) CORRETA: O objetivo final da Contabilidade é o de fornecer informações aos seus usuários para tomada de decisões nos processos de controle e planejamento da entidade, tais informações só são possíveis por meio das demonstrações contábeis (ou demonstrações financeira), que nada mais é do que produto do processo de escrituração contábil.


    b) INCORRETA: A lei 6404/76, em seu art. 176 obriga as companhias a elaborar as demonstrações financeiras, porém algumas empresas são dispensadas de algumas dessas demonstrações financeiras.


    c) CORRETA: A escrituração necessita de uma boa definição do que queremos controlar, isto é, que contas precisamos registrar para podermos elaborar relatórios úteis aos usuários das informações, logo elas se revestem de precisão e objetividade.


    d) CORRETA: Art. 177 da lei 6404/76: !escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial desta Lei e ao princípios de contabilidade geralmente aceitos, (...)."

  • Robson, a Administração é que é a ciência responsável por administrar e gerir o patrimônio, e não a Contabilidade.

    A economia planeja, a administração executa e a contabilidade controla

  • Administrar o patrimonio nao é objetivo da contabilidade. Isso é assunto de outra ciência. A contabilidade tem por objetivo as demonstrações financeiras. Administração do patrrimônio pode ser importante, mas não é tarefa do contador.

  • Embora eu tenha acertado a questão, a alternativa "C" não me agradou muito não. As informações produzidas pela contabilidade não necessariamente são precisas. Lembremo-nos que a contabilidade esta inserida no campo das ciências humanas, ou seja, não é uma ciência exata. Prova disso, é que os registros contábeis são efetivados segundo o Princípio da Competência. De outro modo também podemos citar o reconhecimento das Depreciações, Exaustões e Amortizações que levam em considerações, julgamentos distintos  caso a caso. 

     

    Há e outra coisa, o comentário do Airton Ramos foi fantastico, quando diz: "Administração do patrrimônio pode ser importante, mas não é tarefa do contador."

  • GAB: B

    Papel da contabilidade é gerar relatórios, já tomar decisão com base neste relatório é papel do administrador (que pode ser o responsável pela contabilidade). Mas nunca confundam contabilidade com administração, os papéis são bem distintos.