SóProvas


ID
1649374
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante realização dos exames biomédicos dos alunos do IFRN, J.J.L., 15 anos, relatou possuir diagnóstico médico de asma.

Considerando a atuação do enfermeiro na assistência a esse tipo de paciente, é importante que o profissional saiba que a doença

Alternativas
Comentários
  • a) é caracterizada como uma enfermidade inflamatória crônica de caráter REVERSÍVEL e não difusa

    c)tem o tratamento com corticoide por via intramuscular como a principal escolha terapêutica de manutenção

     (As vias de administração podem ser oral, inalatória ou parenteral. Deve-se sempre dar preferência à via inalatória devido à menor absorção sistêmica, maior eficácia e menor taxa de efeitos colaterais)

    d) pode causar quadro de HIPERcapnia e acidose RESPIRATÓRIA.




  • A ) é caracterizada como uma enfermidade inflamatória crônica de caráter reversível e não difusa.( a inflamação é local)

    B) apresenta a falência respiratória,( que é quando o alvéolo está cheio de gás carbônico e o oxigênio não chega até os pulmões. Dessa forma, todos os órgãos podem ser comprometidos.) a pneumonia e a atelectasia como algumas das suas complicações.(pois esse tipo de inflamação também acometem os pulmões) .

    C) tem o tratamento com corticoide por via inalatória como a principal escolha terapêutica de manutenção.(Via inalatória: são inalados, têm ação predominante nos brônquios e pouca ação no restante do organismo. Esta ação limitada no restante do corpo faz com que os corticoides inalatórios tenham um bom perfil de segurança.. Via oral: têm atuação em todo o organismo (sistêmicos) e são muito mais potentes.1 Geralmente os corticoides orais só são prescritos para controlar a asma durante uma crise aguda por um curto período de tempo. O problema em usar os corticoides orais por muito tempo é que eles podem provocar graves efeitos colaterais, já que atuam em todo o organismo)

    D)pode causar quadro de hipercapnia e acidose respiratória.(Qualquer condição que resulte em hipoventilação alveolar devido a obstrução pode causar acidose respiratória).

  • A princípio, verifica-se a presença de hipocapnia e alcalose respiratória. À medida que a condição se agrava e o paciente fica mais fatigado, a PaCO2 pode aumentar.

    REFERÊNCIA: Tratado de enfermagem médico-cirurgica, BRUNNER E SUDDARTH, ed. 12º, 2014.