SóProvas


ID
1649533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A maior parte dos filósofos antigos concebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas (...). Tales, o criador de semelhante filosofia, diz que a água é o princípio de todas as coisas (por essa razão afirmava também que a Terra repousa sobre a água).
Aristóteles. Metafísica, I, 3.
Todas coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a necessidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.
Anaximandro de Mileto. Fragmentos.
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é (...).
Parmênides. Fragmentos.

Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.


Segundo a interpretação de Aristóteles, para Tales de Mileto haveria um constituinte fundamental, material único que definiria a existência de todas as outras coisas.

Alternativas
Comentários
  • "..água é o princípio de todas as coisas.." 


  • A historiografia da filosofia grega classifica os primeiros pensadores desta cultura como “pré-Socráticos”. O nome não deixa dúvidas, trata-se de pensadores que antecederam Sócrates nas especulações filosóficas acerca da existência humana e do mundo como um todo.

    Estes filósofos se preocuparam em compreender a natureza ao redor produzindo as primeiras teses acerca do elemento primário da vida e seu movimento. Para alguns, se tratava da physis enquanto outros a nomeavam como arché. Para Tales de Mileto este elemento originário e formador de tudo sobre a terra seria a água e foi Aristóteles um dos primeiros a escrever sobre a vida e obra destes homens dando a Tales o papel de precursor na especulação material e não mitológica sobre a origem do universo. Ao reconhecer um elemento natural como o elemento primário da vida, Tales não apenas retirou o caráter divino ou mítico de tais especulações como permitiu a contestação no campo das ideias. Com ele se inicia a separação da lógica do mito (mitologia) para uma lógica das coisas. A afirmativa está CORRETA.