SóProvas


ID
1649542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A maior parte dos filósofos antigos concebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas (...). Tales, o criador de semelhante filosofia, diz que a água é o princípio de todas as coisas (por essa razão afirmava também que a Terra repousa sobre a água).
Aristóteles. Metafísica, I, 3.
Todas coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a necessidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.
Anaximandro de Mileto. Fragmentos.
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é (...).
Parmênides. Fragmentos.

Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.


Os filósofos pré-socráticos não desenvolviam uma argumentação para defender a permanência de alguma substância ou elemento, material ou não, subjacente à mudança na physis.

Alternativas
Comentários
  • A grande contribuição de tais pensadores para a filosofia ocidental foi justamente a de buscar a permanência de alguma substância da physis como fonte originária da vida capaz de ser compreendida em sua composição e movimento. A afirmativa está, portanto, ERRADA.
  • Errado!

    Os filósofos pré-socráticos buscam um elemento, a arché, isto é, que é o começo de tudo, para explicar a própria natureza, por isso ficaram conhecidos como filósofos da physis, ou seja, filósofos da natureza.

  • ao afirmar que eles nao desenvolviam uma argumentação torna a questão errada..

    ERRADA

  • pré-socráticos buscam uma arkhé (Principio fundamental) baseado na Physis

  • *ERRADA*

    Filósofos como Parmênides se preocuparam em argumentar sobre a permanência das coisas mesmo diante da aparência enganosa da transformação. Tais ideias serviram de base posteriormente para o pensamento de Platão.