SóProvas


ID
1649548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Com base no enunciado “penso, logo existo” , apresentado por René Descartes no Discurso do Método e na filosofia cartesiana, julgue os itens a seguir.

Entre as ideias inatas, presentes no espírito, encontram-se ideias geométricas e certas ideias físicas, como a de movimento, o que fornece um grau de certeza à física análogo à matemática.

Alternativas
Comentários
  • René Descartes (1596 – 1650) foi o responsável por estabelecer um método científico investigativo que se propunha como universal e aplicável a todas as ciências. Fundando a dúvida como método, estabeleceu na razão a pedra fundamental de validação de todo saber. Dessa forma, Descartes buscava se afastar do empirismo filosófico acreditando e postulando a existência de verdades inatas ao homem a partir de conceitos físicos e matemáticos. Estes, segundo o filósofo, eram os únicos saberes capazes de oferecer um método de ciência puramente racional. A filosofia emprestaria respaldo abrangente ao método. A afirmativa está CORRETA. 
  • “Penso, logo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento Iluminista, colocando a razão humana como única forma de existência.

    René Descartes (1596 – 1650), considerado o fundador da filosofia moderna, chegou a conclusão desta célebre frase enquanto buscava traçar uma metodologia para definir o que seria o “verdadeiro conhecimento”.

    O filósofo e matemático desejava obter o conhecimento absoluto, irrefutável e inquestionável.