SóProvas


ID
1649551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Claro que a autonomia da pergunta filosófica só pode surgir ao cabo de um longo itinerário. Se, em Homero, o poeta se esconde, anônimo, atrás dos feitos dos deuses e dos heróis, já Hesíodo se apresenta como homem e quase que constrói a seu modo uma teogonia. Dessa forma, a atividade racional do homem afirma-se com uma intensidade crescente, até atingir, ao tempo dos pré-socráticos, o seu primeiro momento de maturidade.
Gerd A Bornhein. 0s filósofos pré-socráticos.

Considerando o texto acima, julgue o próximo item.


O autor identifica autonomia filosófica com maior racionalidade n o discurso filosófico , se comparado com o discurso do mito.

Alternativas
Comentários
  • Homero e Hesíodo foram poetas que narraram as mitologias gregas a partir de valores diferenciados. Homero, observou um mundo no qual a nobreza (aristoi) e a virtude (areté) eram os ideais de comportamento na relação com a sociedade e os deuses. Hesíodo observa e escreve sobre uma condição mais humana, laboral, mais empírica e negativa. Narra o trabalho como condição de vida e a virtude (areie) do trabalho como único meio capaz de alcançar a verdadeira justiça. Ele também vai, inclusive, eleger a mulher como mais um dos fardos para o homem carregar. “Raça maldita de mulheres, terrível flagelo instalado no meio dos homens mortais”. Esse olhar pessimista da condição do homem sobre a terra é o que irá pavimentar as especulações filosóficas exploradas e expandidas pelos pré-socráticos. Separar o esforço intelectual, portanto, da narrativa mitológica sedimentou o caminho que seria percorrido pela filosofia ocidental. A afirmativa está CORRETA.