SóProvas


ID
1649575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A investigação lógica dos métodos de economia política leva a um resultado que pode ser empregado a todas as ciências sociais. Esse resultado mostra que há um método puramente objetivo nas ciências sociais, que se pode bem designar como o método objetivo-compreensivo ou como lógica situacional. Uma ciência social objetivo-compreensiva pode ser desenvolvida independentemente de todas as ideias subjetivas ou psicológicas - por exemplo, desejos, motivos, lembranças e associações. (...) O método da análise situacional é, portanto, um método individualista, mas não psicológico. (...) Costumo chamá-lo lógica situacional. As explicações da lógica situacional aqui descritas são reconstruções racionais, teóricas. São supersimplifícações e superesquematizadas e, por isso, em geral, falsas. No entanto, podem ter grande conteúdo de verdade e podem, no sentido estritamente lógico, ser boas aproximações da verdade (...). N esse sentido, o conceito lógico de aproximação da verdade é indispensável para as ciências sociais que se baseiam na análise situacional. Mas, sobretudo, as análises situacionais são racional e empiricamente criticáveis e passíveis de melhoria.
Karl Popper. A lógica das ciências sociais (com adaptações).

A partir do texto acima e acerca da questão do método e da objetividade nas ciências humanas, julgue o próximo item.

Karl Popper defende a existência de uma objetividade nas ciências sociais, entendendo por isso a presença de elementos psicológicos nas explicações científicas do domínio social.

Alternativas
Comentários
  • Popper defende a objetividade nas ciências sociais, porém descarta os elementos psicológicos como explicativos uma vez que estes são formados pelo social e por isso não podem explica-lo. Para Popper a psicologia trata com pressupostos sociais tais como medo, desejo, imitação, etc e por isso não podem explicar a sociedade. Explicar as bases e os termos com os quais a psicologia trabalha e manipula constitui o verdadeiro foco de uma ciência que explique o social e para isso, precisa utilizar-se da metodologia compreensiva ou “lógica da situação” permitindo a compreensão destes desejos e influencias que em dada situação se impõem sobre um indivíduo e suas ações, capacitando o cientista para a formulação de um saber situacional objetivo, pois tais influências psicológicas se tornam objetivas dentro da ação individual. Porém a objetividade reside na crítica diante da qual determinado esforço de análise será exposto e não no estudo em si. As explicações psicológicas são parte da análise situacional, não o elemento capaz de tornar objetivo o esforço da ciência social. Devido a isso, a afirmativa está ERRADA.