SóProvas


ID
1649581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A investigação lógica dos métodos de economia política leva a um resultado que pode ser empregado a todas as ciências sociais. Esse resultado mostra que há um método puramente objetivo nas ciências sociais, que se pode bem designar como o método objetivo-compreensivo ou como lógica situacional. Uma ciência social objetivo-compreensiva pode ser desenvolvida independentemente de todas as ideias subjetivas ou psicológicas - por exemplo, desejos, motivos, lembranças e associações. (...) O método da análise situacional é, portanto, um método individualista, mas não psicológico. (...) Costumo chamá-lo lógica situacional. As explicações da lógica situacional aqui descritas são reconstruções racionais, teóricas. São supersimplifícações e superesquematizadas e, por isso, em geral, falsas. No entanto, podem ter grande conteúdo de verdade e podem, no sentido estritamente lógico, ser boas aproximações da verdade (...). N esse sentido, o conceito lógico de aproximação da verdade é indispensável para as ciências sociais que se baseiam na análise situacional. Mas, sobretudo, as análises situacionais são racional e empiricamente criticáveis e passíveis de melhoria.
Karl Popper. A lógica das ciências sociais (com adaptações).

A partir do texto acima e acerca da questão do método e da objetividade nas ciências humanas, julgue o próximo item.

Segundo Karl Popper, sendo a análise situacional racional a base de uma ciência social objetiva, isso significará uma racionalidade dessa ciência.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Karl Popper o método que permite a objetividade das ciências é o dedutivo, aquele capaz de, através do silogismo, produzir uma conclusão objetiva. Cada estudo científico pretende ser um esforço racional de resolução de um dado problema e apresenta suas conclusões. Estas, por sua vez, serão testadas diante de outras conclusões aceitas no meio científico através da crítica que se produzirá. Essa crítica será capaz de apontar se a conclusão apresentada faz sentido diante dos demais saberes da ciência. É essa crítica geral, coletiva e de caráter racional e dedutivo que empresta objetividade às ciências. Vale lembrar que para Popper existem dois conceitos importantes na prática científica: a aproximação da verdade e a capacidade explicativa. São estas que serão postas à prova através da crítica. Por essa racionalidade do método exposto por Popper, a afirmativa está CORRETA.