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ID
1649587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).

A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.

Para Aristóteles, há uma hierarquia entre as ciências, estando a astronomia no ápice das ciências.

Alternativas
Comentários
  • Aristóteles considera que o mundo seja formado por quatro matérias, água, fogo, ar e água. Todas possuem em comum a corruptibilidade, elas se transformam, estão em movimento e enquanto “movimento” o filósofo considerava todo o grande leque de transformação que pode acometer tais matérias. O corpo celeste, por outro lado, é formado por uma outra matéria, a quintessência, incorruptível, não alterável e, por isso, eterna. Dessa forma, não há causa a investigar, pois não há movimento. Seu estudo, portanto, não é superior às demais ciências que se dedicam a saber “com que fim cada ação deve-se realizar”. Está ERRADA a afirmativa.
  • Para Aristóteles, realmente há uma hierarquia entre os saberes
    Todavia, no ápice das ciências, está a Metafísica, ciência das causas primeiras e dos princípios, e não a astronomia.