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ID
1649590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).

A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.

Aristóteles classifica a metafísica como ciência e como conhecimento desinteressado, fundado em uma atitude socrática perante a natureza.

Alternativas
Comentários
  • Aristóteles considera que seja o exercício filosófico da metafísica “supremo e superior” diante dos demais saberes pelo seu caráter desinteressado, pela sua entrega sincera em busca da verdade através de conhecer “os princípios e as causas primeiros”. Essa busca é o que torna a metafísica uma ciência superior, ao dedicar-se pelo esforço de conhecer as causas responsáveis pelas mudanças das matérias e, portanto, da vida de maneira desinteressada, ou seja, pelo conhecimento em si tão somente. Por isso está CORRETA a afirmação da questão.
  • conhecimento desinteressado é o conhecimento pelo conhecimento, aquele que busca a verdade pela verdade, e não com um meio para se alcançar outras coisas. A atitude socrática é a compreensão da ignorância perante a complexidade do mundo
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