SóProvas


ID
1649593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).

A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.

Aristóteles fazia uma interpretação ampla do conhecimento, classificando o mito como conhecimento filosófico.

Alternativas
Comentários
  • Os mitos são considerados narrativas primitivas que primeiro tentaram explicar o mundo ao redor do homem através de elementos pouco racionais, mágicos, fabulosos e carregados de caracteres sobrenaturais. Os filósofos, principalmente pós-socráticos, se caracterizaram pela construção indagatória de seus saberes, utilizando da razão ao elaborar as respostas para questões primordiais da vida. Aristóteles, como um dos mais importantes filósofos deste grupo, possuía uma visão ampla do conhecimento, mas compreendia a limitação da narrativa mitológica devido às características destas. Portanto, está ERRADA a afirmativa.
  • Aristóteles acreditava que a nossa experiência é o que nos leva a conhecer e a entender o mundo. Ele acreditava que todos os seres são fruto da junção da essência e da matéria . Ele não acreditava num “mundo das ideias” que existia além da realidade.

    ERRADO