-
GABARITO: CERTO
Houve uma "batalha dos simbolos" para o Brasil, na batalha para a escolha do herói, Tiradentes foi escolhido, mas, por não saberem como era seu rosto, aproximaram o rosto de Tiradentes ao de Jesus.
-
Gab: Certo
“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.
Tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil, como um herói da nação. Essa imagem foi constantemente reforçada por pinturas (como a imagem no início deste texto, de autoria de Pedro Américo) e monumentos (como a instalação do primeiro monumento dedicado a ele na cidade de Ouro Preto, em 1867). No ano de 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.
-
Não entendi o "impensável no período Monárquico"...
-
A construção do culto à imagem de Tiradentes se deu na segunda metade so Século XX, principalmente no regime militar, muito posterior aos primeiros anos da República...
Na minha opinião a afirmativa está ERRADA.
-
É bom lembrar que o rosto de Jesus também não é conhecido. (Caroline)
Ainda hoje, "Tiradentes" é o patrono da Policia Militar de Minas Gerais em homenagem a este momento: O levante frente a opressão da colonização portuguesa no Brasil.
A bandeira de Minas Gerais ganhara um triangulo de cor VERMELHA no lugar do Verde em representação ao sangue derramado de "Tiradentes" e teremos a frase de origem iluminista: "Liberdade ainda que tardia" pois foi de tais ideias que "Tiradentes" se muniu de inspiração e coragem para propor o "fracassado" levante.
-
Na minha humilde opinião o gabarito está ERRADO.
Pois Tiradentes só começou a ser cultuado como herói nacional a partir de 1890, ou seja, 98 anos depois de sua morte, no então Governo Médice.
-
Os republicanos procuravam exaltar figuras que tivessem enfrentado a monarquia. Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, ele foi considerado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.