SóProvas



Prova CESPE - 2010 - SEDU-ES - Professor B — Ensino Fundamental e Médio — História


ID
1513051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.

                                                                                          O Globo , Planeta Terra , mar /2010 , p. 3.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

Nesta década, a ação conjunta de governos e de organismos internacionais obteve pleno êxito na preservação dos recursos hídricos, fazendo da escassez de água um problema restrito ao passado.

Alternativas
Comentários
  •  Ao contrário do que está afirmado na questão, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.

     De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região.

    Resposta: ERRADO
  • Ao contrário do que está afirmado, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.
      De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região. A questão está errada. 

  • GABARITO ERRADO!

    PMAL 2021!


ID
1513072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB pode ser dividido em 3 partições de 20 GB cada, às quais é possível atribuir letras como D:, G:, H:, de forma a facilitar a gravação e a localização de arquivos para diversas finalidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto e uma outra questão do Cespe ajuda responder a pergunta acima: 

    (CESPE/2011/TRE-ES/Técnico Judiciário) Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue o item subsecutivo. Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

    Comentários:  Nem pense em fazer isto para recuperar os dados de um HD com   problemas! Esta afirmação está errada! Criar uma partição fará com que  todos os dados do disco sejam perdidos. Particionar um disco é dividir o mesmo em partes. Uma partição é uma parte do disco rígido que funciona como um disco separado. Estas partições separadas permitem, por exemplo, instalar mais de um sistema operacional no computador. GABARITO: E.


  • Gabarito Correto. Segundo o livro Informática para Concursos (5ª Edição, João Antonio) — As unidades A: e B: sempre serão destinadas a dispositivos de disquete (até o presente momento, pelo menos) e é justamente por isso que não aparece nenhuma unidade com essas letras no Meu Computador mostrado acima! Não existem mais unidades de disquete!

    A unidade denominada C: está reservada para uma partição de Disco Rígido (HD) – mais precisamente, a primeira partição do primeiro disco rígido. As demais letras das unidades serão destinadas aos outros equipamentos que serão instalados no computador (ou demais partições do disco rígido).

    É justamente nas unidades que estão os arquivos e as pastas do seu computador.

    Alguns computadores apresentarão mais unidades, outros apresentarão menos unidades (isso dependerá, exclusivamente, do número de equipamentos de memória auxiliar que foram instalados em seu computador).

    Quanto ao exemplo mostrado na figura anterior, temos duas unidades de Disco Rígido (HD), sendo C: e F:, além de uma unidade de BD/DVD/CD (chamada de D:) e finalmente uma unidade de Cartão de Memória do tipo SD (intitulada E:).

  • Correto. Quando o disco rígido possui uma partição (divisão lógica), as cabeças de leitura e gravação precisam buscar a informação em uma área ‘grande’. Dividindo o disco em partições, diminui-se o espaço de busca destas informações. Com menor área de pesquisa, e menos arquivos na tabela de alocação de arquivos, a localização da informação e a gravação de novas informações poderá ser realizada de forma mais rápida.

  • Está CORRETA. fiz isso no computador do trabalho. Tenho minha própria partição contendo meus arquivos e outra partição p/ pessoal diverso.

  • Na minha opinião está incorreto, ao colocar um HD de 60 GB em uma máquina o sistema operacional não reconhece 60 GB, ele reconhece menos que isso, portanto, não seria possível dividir em 3 partições de 20 GB cada.

  • No meu entendimento um HD com a capacidade de 60GB jamais irá conseguir dividir o mesmo em 3 partições de 20GB,seria logicamente impossível por conta do espaço reservado ao sistema e o mesmo não reconhece 60GB,agora se o comando da questão tivesse especificado 60GB LIVRES o gabarito estaria correto.

    gabarito ERRADO

  • CERTO

    Na teoria, está correto. Já na prática, nem tanto.

  • Gaba: CERTO

    Essa questão derruba quem tem um pouco mais de conhecimento! juro que fiquei na dúvida!

    #Bruno Jesus , cuidado colega, pra não aprofundar muito no conhecimento e errar a questão.

    neste tipo de questão temos que para respirar e ler umas 3 vezes antes de responder.

    Podem ignorar apartir daqui: vou colocar um exemplo anvançado, apenas para curiosidade.

    Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB pode ser dividido em 3 partições de 20 GB cada, às quais é possível atribuir letras como D:, G:, H:, de forma a facilitar a gravação e a localização de arquivos para diversas finalidades.

    note que a questão foi bem superficial em tudo, e não falou em unidade de armazenamento, se ela entre nesse merito seria muito dicifil responder, por exemplo:

    Uma das formas de se organizar o disco rígido de um computador é por meio da criação de partições. Por exemplo, um disco rígido de 60 GB, sabendo que 1 byte = 8 bits e 1 gigabyte = 1024 megabytes, então 3 partições de 20 GB cada.

    desta forma a questão estaria errada: pois o calculo de 3 partições não seriam 20GB e sim 20.480 GB.

    Fhod@, aprendi de uma forma na faculdade e vem a cespe e diz que é totalmente diferente! vontade de rasgar o diploma!

  • FOI ?


ID
1513075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

O conceito de intranet refere-se a um ambiente semelhante ao da Internet e ambos os tipos de rede permitem ofertar os mesmos serviços, como acesso a páginas web, mas os protocolos de comunicação usados por essas redes são diferentes

Alternativas
Comentários
  • A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado.


    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

  • Só complementando

    Internet e INTRAnet apresentam finalidades distintas, contudo ressalta-se que uma pegadinha clássica das bancas organizadoras é a utilização de protocolos de transporte.  

  • ERRADA.

    A questão está errada porque os protocolos usados pelas 2 redes são os mesmos. Tanto na internet quanto na extranet.

  • Questão ERRADA!  ...os protocolos de comunicação usados por essas redes NÃO são diferentes.


    INTERNET X INTRANET


    Internet: é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet (TCP/IP ), permitindo a transferência de dados através dos protocolos HTTP(Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de transferência de Hipertexto) e FTP(File Transfer Protocol – Protocolo de transferência de arquivos).


    Intranet: É uma rede de computadores privada, que trabalha com os protocolos da Internet e, portanto, é capaz de oferecer os mesmos serviços que a Internet oferece. 


    Fonte: Estratégia Concursos



  • Os protocolos utilizados tanto na internet quanto na intranet ambos são do tipo TCP ( protocolo de controle de transmissão ) e IP ( protocolo de internet).TCP/IP são protocolos de envio e recebimento de dados como endereço/nome e localização do outro computador.

    O que diferencia a internet da intranet é o seu tratamento de informação, na primeira são informações  publicas e de diversos tipos de assuntos, já a segunda, as informações atendem ás necessidades especificas e assuntos de uma empresa, por exemplo.

  • Errado, usam o mesmo protocolo, acesso via paginas web.
    Intranet tem o acesso restrito a uma  rede especifica( de uma empresa por exemplo) 

  • So protocolos utilizados para ambos são iguais do tipo TCP/IP.

  • A CESPE agora achou implicância entre Intranet e Internet, dizendo que a Intranet não usa TCP-IP do mesmo jeito que achou implicância acusando o Firewall de ser antivírus...

    Cespe, olhe as honras objetivas... Kkkkk

  • Usam os mesmos protocolos, a diferença é que na intranet não há comunicação com a rede mundial de computadores apenas com a rede empresarial (seria uma rede local robusta, geograficamente limitada). Inclusive oferece os mesmos recursos que a internet. 

  • O protocolo é o mesmo TCP/IP.

  • O protocolo TCP/IP é usado tanto na internet quanto na intranet.

  • armaria...inverteu tudo.

  • armaria...inverteu tudo.

  • A Intranet é uma rede corporativa que utiliza as mesmas tecnologias, protocolos e serviços da internet.

  • GABARITO ERRADO

    Essa é uma pegadinha recorrente em provas.

    Vamos memorizar de uma vez por todas: Internet e Intranet utilizam os mesmos protocolos!

    Boa aprovação!

  • GABARITO ERRADO

    O CESPE cobra muito esse assunto!

    Então é sempre bom lembrar também que a Internet e a intranet fazem o uso dos mesmos protocolos de comunicação e mesmas tecnologias para funcionar.

    "A persistência realiza o impossível"

  • As duas utilizam o mesmo protocolo.

  • TCP/IP as duas!

  • Pessoal, fiquem atentos, pois esta é uma queridinha da banca CESPE: afirmar que a INTRANET e a INTERNET utilizam diferentes protocolos! quando, na verdade, UTILIZAM OS MESMOS PROTOCOLOS!
  • GAB E

    SERVIÇOS DIFERENTES.

  • Gab. ERRADO

    Não há diferenças técnicas entre ambas. A diferença está em quem tem acesso a cada uma. Seus Protocolos são iguais, suas linguagens são iguais, assim como os serviços também são iguais.

  • Intranet e internet --> Protocolos IGUAIS!

  • Minha contribuição.

    Intranet

    -Rede privada;

    -Faz uso da mesma tecnologia da Internet;

    -Utiliza os mesmos protocolos;

    -Oferta os mesmos serviços: e-mail, web, redes sociais etc.

    -Acesso restrito aos funcionários / colaboradores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gab E

    INTRANET

    Também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

    INTERNET

    É a rede mundial de computadores composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP.

    A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços.

    *Portanto, corrigindo a questão temos que:

    "O conceito de intranet, apesar de possuir serviços semelhantes aos da internet, refere-se a um ambiente diferente desta. Entretanto, possui os mesmos protocolos de comunicação." CERTO

    _______________

    Bons Estudos.

  • Internet e intranet são baseados na pilha TCP/IP.

  • Cespe não é uma megera como muita gente pensa, ela também é boazinha em muitas questões.

  • BEM DIRETO;

    São protocolos utilizados para ambos são iguais do tipo TCP/IP.

    ERRADO

  • GAB: ERRADO

    O funcionamento da Intranet também é baseado na família de protocolos TCP/IP.

  • INTRANET: funcionários/terceirizados, independente de estar acessando de dentro ou fora da empresa (EMPREGADOS). EXTRANET: clientes, fornecedores, parceiros de compra (NÃO EMPREGADOS).

  • Usam os mesmos protocolos, mas não usam os mesmos aplicações. Internet (rede pública) intranet (rede privada)

ID
1513078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

No Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. Perceba a afirmação incorreta: "Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizad

  • Os sítios ficam cadastrados automaticamente, independente da quantidade de acessos após esse cadastro.
  • O que me fez marcar errado nesse item? o Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada

  • ''sítios mais visitados pelo usuário'' -> Não tem relação com Favoritos. primeiro erro.
    automaticamente cadastrados no computador após o quinto -> Falso; Armazena-se todas as urls ( endereços)

  • "restringiu" rpzzzz o metodo nishimura é implacavel

  • estes caras inventam cada coisa...

  • Uma das principais políticas da internet e sua segurança é exatamente a privacidade das informações. Imagine aí aquela garotada que se amarra em ver conteúdos adultos no PC do pai srsrsrs os favoritos ficariam com conteúdos infinitos kkkk

  • Ser Favorito não é a mesma coisa que ser mais visitado.

    Pensa que você pode ter um filme favorito e só ter o assistido uma vez.

    Sucesso!

  • O erro do enunciado foi dizer, que ficam cadastrados ''automaticamente''!

  • "Os sítios ficam cadastrados automaticamente, independente da quantidade de acessos após esse cadastro."

    ''sítios mais visitados pelo usuário'' -> Não tem relação com Favoritos."

    Suelen piergentile

    Kleber Johnny

  • No Internet Explorer, no menu Favoritos, há recurso que auxilia a localização dos sítios mais visitados pelo usuário. Esses sítios ficam automaticamente cadastrados no computador após o quinto acesso realizado pelo usuário, e uma lista de histórico de páginas visitadas com frequência é disponibilizada.

    Fica gravado no primeiro acesso e o nome deste recurso é histórico de navegação.

    Resposta: Errado


ID
1513081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Nos navegadores de Internet, é possível acessar sítios digitando-se diretamente na barra correspondente o endereço do sítio que se deseja acessar ou a partir de uma lista de links disponíveis em um hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • A CESPE sempre utiliza "sítio" quando faz referência a site.

  • É possível acessar sítios (sites) da Internet de diversas formas: digitando diretamente na barra de endereços, copiando e colando urls na barra de endereço, clicando em links dentro e fora do navegador (em hipertextos, por ex.), etc.


    Gabarito: Correta

  • Bem simples, gostei!

  • Só eu que prefiro "comentário do professor" escrito ao invés de vídeo? Alô QC

ID
1513084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Uma das opções de correio eletrônico denomina-se webmail. Nesse caso, o acesso ocorre via web por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA!


    O webmail é uma forma de acessar o correio eletrônico por meio da Web, usando um navegador (browser). Em outras palavras, o Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao usuário ler e escrever (gerenciar) e-mail usando um navegador.


    A maioria dos sistemas de e-mail baseados na Web funciona assim: você se inscreve em uma conta de correio no sistema. Sempre que você quiser “ir ao correio”, você faz o login na sua conta por meio de uma janela do browser.


    Bons exemplos deste serviço são: Hotmail, Gmail e Yahoo.


    Fonte: Estratégia concursos



  • Correto.

    O acesso ocorre via web (utilizando um navegador de Internet), por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

    Dica CESPE: incompleto não é errado.

  • Correto. É uma opção interessante para aqueles que pegam suas mensagens de e-mail de vários computadores diferentes. Todo acesso é feito através de aplicações que acessam a caixa postal, leem seu conteúdo e o mostram ao usuário. As caixas postais dos “webmails” (Gmail, Yahoo, Hotmail entre outros) usam o IMAP, pois os usuários têm acesso através de uma página Web, que mostra as mensagens e dá direitos de lê-las, apagá-las, respondê-las e tudo mais. O protocolo IMAP usa a porta 143.


    João Antonio — Informática para Concursos (5ª Edição, p. 546)

  • WEBEMAIL: acesso à internet por meio de sites

    Cliente de Email: programas baixados para o PC.

  • GABARITO CERTA:


    Webmail é um serviço da e-mail que permite ao usuário enviar e receber mensagens usando um navegador de internet.

    Exemplo de Webmail’s existentes: Gmail, Hotmail e Yahoo.

    Vantagens do Webmail:

    Mobilidade – permite acessar o e-mail em qualquer dispositivo com acesso à internet; Economia de espaço em disco – o usuário não irá ocupar espaço no computador com as mensagens do e-mail.

    Desvantagens do Webmail:

    Só é possível acessar o e-mail mediante conexão com a internet;



    FONTE:https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-webmail/

  • Certo

    O acesso ocorre via web (utilizando um navegador de Internet), por meio de uma conta pessoal de cada usuário.

  • Tem questão que da pra acertar vendo o nível do cargo.

  • Resposta:Certo

    #Sistema webmail

    São sites que permitem por meio do serviço WWW,ou seja,utilizando de um navegador para oferecer serviços de correio eletrônico.Exemplos: Gmail,Hotmail,Yahoo,Bol e outros.

    FONTE:Aula escrita/ Prof.Léo Matos

  • Minha contribuição.

    Provedor de e-mail: Empresa que hospeda e disponibiliza serviços de e-mail para outras empresas ou usuários finais. 

    Ex.: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol

    Cliente de e-mailAplicação geralmente instalada em uma máquina local que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook

    Webmail: Aplicação hospedada em um servidor web remoto que permite enviar/receber e-mails. 

    Ex.: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!


ID
1513087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

Por meio do Microsoft Outlook, o usuário pode baixar suas mensagens para o computador em uso, confeccionar a resposta a essas mensagens enquanto está desconectado da rede, e enviá-las aos devidos destinatários quando se conectar de novo. Uma cópia dessas mensagens pode ser armazenada no servidor para que o usuário as acesse a partir de outras localidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    As mensagens permanecem armazenadas na Caixa de Saída.

    No modo de conexão SMTP/POP3 as mensagem podem ser removidas ou não do servidor de mensagens, basta configurar.

  • GABARITO CERTO

     

     

    Outlook

     

    Rascunhos: Se você criar ou responder uma mensagem, mas não conseguir terminá-la imediatamente, ela será salva automaticamente na sua pasta Rascunhos. Você pode retornar à mensagem mais tarde, continuar a editar e depois enviá-la.

     

    Caixa de entrada :Armazena as mensagens recebidas.

     

    Caixa de saída: Armazena as mensagens redigidas e prontas para serem enviadas.

     

    Itens enviados :Armazena as mensagens já enviadas.

    _____________________________________________________________________________________________________

     

    Acesso offline permite que você use Outlook.com em seu laptop ou computador desktop quando não estiver conectado à internet. Depois de habilitar o acesso offline, Outlook.com funciona em um modo offline conforme necessário dependendo de sua conexão de rede. Quando você estiver online, o Outlook.com atualizará automaticamente as informações offline. Para usar o acesso offline, você precisa de pelo menos Internet Explorer 10, Safari 5 ou Chrome 24.

     

    O que posso fazer quando estiver offline?

    A maioria das tarefas que você pode fazer online estão disponíveis quando você está offline. Tarefas que você executa enquanto está offline incluem, mas não se limitam a:

    *Ler e responder a mensagens

    *Enviar novas mensagens

    *Exibindo e editando seu calendário

    *Responder a solicitações de reunião

    *Exibindo e editando seus contatos

     

     

    bons estudos

     

  • Uma cópia dessas mensagens pode ser armazenada no servidor para que o usuário as acesse a partir de outras localidades??? No Outlook???

  • Pode sim Bruno. É só configurar o servidor IMAP no outlook

  • Certo

    As mensagens permanecem armazenadas na Caixa de Saída.

    No modo de conexão SMTP/POP3 as mensagem podem ser removidas ou não do servidor de mensagens, basta configurar.

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Provas: Conhecimentos Básicos - Exceto Cargo 2 

    Com relação ao Windows, ao Microsoft Office e aos programas de correio eletrônico, julgue o item a seguir.

    O Outlook Express dispõe de recursos que permitem manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugares ou máquinas que tiverem acesso a esse servidor.

    R: Correta.

    Comentários do prof. Leandro Rangel (do QC):

    Manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugar é um recurso permitido no Outlook Express, desde que sua caixa esteja configurada com o protocolo IMAP.

    Ademais, para complementar, comentários do colega Luiz Felipe (do QC):

    Ele refere-se ao IMAP.

    IMAP: RECEBIMENTO, as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Evolution). Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho.

    OBS: IMAP nao baixa as mensagens para sua maquina, só quando você clica nelas para ver, o POP baixa tudo para sua maquina, a vantagem do POP é que você pode ler com o pc desconectado da internet. Jáh o IMAP não, você só consegue ler offline o que já baixou para sua maquina (ou seja, o que já leu).

    CORRETO

    Avante!

  • Gaba: CERTO

    Nunca vi utilidade nesse negócio de baixar email (para ocupar mais espaço no disco rígido e dar mais trabalho), mas se está disponível, então é porque deve ser útil para alguém. Hehehe!!

  • Correto, através do IMAP.

    O IMAP baixa as mensagens e as mantém no PC.

  • Meu chefe escrevia mensagens de e-mail no avião e elas eram enviadas assim que ele acessava alguma rede.

  • É um ótimo recurso


ID
1513093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.

No Microsoft Excel, para se atribuir uma função a um intervalo de células, é correto utilizar o sinal de três pontos entre a referência inicial e a referência final do intervalo, como, por exemplo, em =SOMA(C3...C20).

Alternativas
Comentários
  • Adicione os valores em um intervalo usando uma função

    A função SOMA é útil quando você deseja adicionar ou subtrair valores de diferentes intervalos ou combinar valores numéricos com intervalos de números. Use a função SOMA para adicionar todos os referência externa que você especificar na abertura e fechamento parênteses. Cada argumento pode ser um intervalo, uma referência de célula, ou um valor numérico positivo ou negativo.

    Para inserir uma fórmula simples, digite =SOMA em uma célula, seguido por um parêntese de abertura. Em seguida, digite um ou mais números, referências de células, ou intervalos de células, separadas por vírgulas. Em seguida, digite um parêntese de fechamento e pressione ENTER para exibir o resultado. Você também pode usar o mouse para selecionar as células que contenham dados que você deseja somar

    = SOMA (C3,C20)

  • : intervalo até (Shift)

    Ex: A1:A4 – A1 até A4

    ; intervalos variados (Control)

    Ex: A1;J3;M28 – individual (e), células A1, J3, M28

    Shift e control – seleção de intervalos

  • desatualizada

  • É correto utilizar dois pontos, mas se digitarmos 3 pontos, o Excel aceita. Experimente.

    =SOMA(C3:C20)

    =SOMA(C3..C20)

    =SOMA(C3...C20)

  • A função de intervalos e feita pelo seguinte sinal: = SOMA ( C3 : C20 )

  • Alguém me ajuda por favor!

    Pois de acordo com as aulas do prof João Antônio (EVP) e os meus testes no Excel os três pontos (...) também funcionam como intervalo de células.

    =SOMA(A1...A20) ou =SOMA(A1:A20) os dois funcionaram. E agora?

  • Fernando, então isso não tornaria a questão Certa?

  • Atenção: A questão esta desatualizada-hoje a qq é correta

  • O certo seria:

     =soma(C3:C20)

  • =SOMA(C3.C20)
     =SOMA(C3..C20)
     =SOMA(C3...C20)
     =SOMA(C3....C20)
     =SOMA(C3.....C20)
     =SOMA(C3.......C20)
     =SOMA(C3........C20)
     =SOMA(C3.........C20)
     =SOMA(C3..........C20)
     =SOMA(C3...........C20)
     =SOMA(C3............C20)
     =SOMA(C3.............C20)
     =SOMA(C3..............C20)
     =SOMA(C3...............C20)

    AUTOMATICAMENTE ELE CORRIGE PARA:   =SOMA(C3:C20)
  • Com certeza, PedroMatos .! 

  • Fernando NishimuradeAragao

    Ele trnasforma para :. Não é correto usar 3 pontos como o exemplo que você expôs.

    =SOMA(A1...A20)

    Pelo menos nas versões 2007 e 2010 não funciona

  • Hoje o excel já reconhece dessa forma.

  • Questão desatualizada!!

    Pode iniciar as FÓRMULAS com o sinal de IGUAL (sinal de igual), ADIÇÃO (sinal de mais), SUBTRAÇÃO (sinal de menos).

    Pode iniciar as FUNÇÕES com o sinal de IGUAL (sinal de igual), ADIÇÃO (sinal de mais), SUBTRAÇÃO (sinal de menos), ou ARROBA (sinal de arroba).

    Somar uma COLUNA toda =(A:A)

    Somar uma LINHA toda =(1:1)

    DOIS pontos (referente de... até), pode ser substituído por: .(ponto) ..(dois pontos) ...(pontos).

    PONTO E VÍRGULA (referente e).

    ESPAÇO entre DUAS células (interseção).

  • Resumo: NÃO EXISTE "O SINAL " de três pontos.


ID
1513120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Visando à proteção dos menores, encontra sustento no estatuto a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, medida esta que ficou conhecida na sociedade como toque de recolher.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo II

    Da Prevenção Especial

    Seção I

    Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos

    Art. 74. O poder público, através do órgão competente, regulará as diversões e espetáculos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.

    Parágrafo único. Os responsáveis pelas diversões e espetáculos públicos deverão afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada do local de exibição, informação destacada sobre a natureza do espetáculo e a faixa etária especificada no certificado de classificação.

    Art. 75. Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.

    Parágrafo único. As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.


  • Somente complementando, hodiernamente, o STJ entende que se a portaria que estabelece o " toque de recolher" for demasiadamente aberta, abstrata e sem fundamentação definida esta gera constrangimento ao direito ambulatório do menor. Ressalte-se que há ofensa ao art. 149, § 2º, do ECA.

    Art. 149, § 2º, do ECA As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.


    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. HABEAS CORPUS. PORTARIA EDITADA POR JUÍZO DA COMARCA. RESTRIÇÃO DO DIREITO DE PERMANÊNCIA E LOCOMOÇÃO DE MENORES DESACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL EM RUAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS. NORMA DE CARÁTER GENÉRICO, ABSTRATA E SEM FUNDAMENTAÇÃO. ART. 149 DO ECA. ILEGALIDADE. ORDEM CONCEDIDA.

    1. O entendimento firmado em ambas Turmas que compõem a Primeira Seção desta Corte Superior é no sentido de que "é preciso delimitar o poder normativo da autoridade judiciária estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em cotejo com a competência do Poder Legislativo sobre a matéria" (HC 207.720/SP, Rel. Min. HERMAN BENJAMIN, Segunda Turma, DJ de 23/2/12).

    2. "Nos termos do art. 149 do ECA (Lei n. 8.069/1990), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, a entrada e permanência de criança ou adolescente desacompanhados dos pais ou responsáveis nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral, ex vi do § 2º" (REsp 1.292.143/SP, Rel. Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI, Primeira Turma, DJe de 21/6/12).

    3. Na caso em exame, a Portaria 17/04-DF que instituiu horário máximo de permanência de menores desacompanhados dos pais ou responsável legal nas ruas da Comarca de Itaporã/MS é de caráter geral, abstrata e sem nenhuma fundamentação de sua necessidade, razão pela qual não deve subsistir, por ofensa ao art. 149 do ECA.

    4. Ordem concedida para declarar a ilegalidade da Portaria 017/2004-DF, de 5/5/04, editada pelo Juízo da Única Vara da Comarca de Itaporã/MS.

    (HC 251.225/MS, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 13/11/2012, DJe 22/11/2012)


  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    Art. 149. Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará:

            I - a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável, em:

            a) estádio, ginásio e campo desportivo;

            b) bailes ou promoções dançantes;

            c) boate ou congêneres;

            d) casa que explore comercialmente diversões eletrônicas;

            e) estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

            II - a participação de criança e adolescente em:

            a) espetáculos públicos e seus ensaios;

            b) certames de beleza.

            § 1º Para os fins do disposto neste artigo, a autoridade judiciária levará em conta, dentre outros fatores:

            a) os princípios desta Lei;

            b) as peculiaridades locais;

            c) a existência de instalações adequadas;

            d) o tipo de freqüência habitual ao local;

            e) a adequação do ambiente a eventual participação ou freqüência de crianças e adolescentes;

            f) a natureza do espetáculo.

    § 2º As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.

    Segue abaixo ementa de um dos julgados do STJ:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.
  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    Art. 149. Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará:

            I - a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável, em:

            a) estádio, ginásio e campo desportivo;

            b) bailes ou promoções dançantes;

            c) boate ou congêneres;

            d) casa que explore comercialmente diversões eletrônicas;

            e) estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão.

            II - a participação de criança e adolescente em:

            a) espetáculos públicos e seus ensaios;

            b) certames de beleza.

            § 1º Para os fins do disposto neste artigo, a autoridade judiciária levará em conta, dentre outros fatores:

            a) os princípios desta Lei;

            b) as peculiaridades locais;

            c) a existência de instalações adequadas;

            d) o tipo de freqüência habitual ao local;

            e) a adequação do ambiente a eventual participação ou freqüência de crianças e adolescentes;

            f) a natureza do espetáculo.

    § 2º As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.

    Segue abaixo ementa de um dos julgados do STJ:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.
  • Apesar de o gabarito ter considerado o item como CERTO, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente o artigo 149, abaixo transcrito, não dá sustento para a expedição de portaria firmada pela autoridade judiciária local proibindo menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis de circular pelas ruas após determinado horário, pois essas portarias trazem determinações de caráter geral, vedadas pelo §2º do mesmo dispositivo legal. A medida ficou realmente conhecida como "toque de recolher", mas tem sido considerada ilegal:

    ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PODER NORMATIVO DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA. LIMITES. LEI 8.069/90, ART. 149.
    1. Ao contrário do regime estabelecido pelo revogado Código de Menores (Lei 6.697/79), que atribuía à autoridade judiciária competência para, mediante portaria ou provimento, editar normas "de ordem geral, que, ao seu prudente arbítrio, se demonstrarem necessárias à assistência, proteção e vigilância ao menor" (art. 8º), atualmente é bem mais restrito esse domínio normativo. Nos termos do art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a autoridade judiciária pode disciplinar, por portaria, "a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhada dos pais ou responsável" nos locais e eventos discriminados no inciso I, devendo essas medidas "ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral" (§ 2º). É evidente, portanto, o propósito do legislador de, por um lado, enfatizar a responsabilidade dos pais de, no exercício do seu poder familiar, zelar pela guarda e proteção dos menores em suas atividades do dia a dia, e, por outro, preservar a competência do Poder Legislativo na edição de normas de conduta de caráter geral e abstrato.
    2. Recurso Especial provido.
    (STJ. 1ª T. R.Esp. nº 1.046.350/RJ (2008/0075667-0). Rel. Min. Teori Albino Zavaski. J. em 15/09/2009).

    Logo, caberia recurso para fins de modificação do gabarito ou mesmo anulação da questão.

  • Questão antiga, não vale a pena questionar.


ID
1513132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o  item.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.



  • Gabarito CERTO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino

    bons estudos

  • De acordo com o art. 212, da CF/88, a União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Portanto, correta a afirmativa.

    RESPOSTA: Certa
  • Certo


    O caput do art. 212 da Constituição, exige que Estados, Distrito Federal e Municípios apliquem no ensino, anualmente, o mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências.

  • Assertiva CORRETA. 


    Errei por conta da porcentagem, e essa questão deveria estar em AFO. Via de regra não podem ser vinculadas receitas de impostos, mas educação é uma exceção. 
  • Se a questão fala que " A CF determina que..." deveria ser a LETRA DA LEI, esta faltando "MUNICIPIOS"!

    O caput do art. 212 da Constituição, exige que Estados, Distrito Federal e Municípios apliquem no ensino, anualmente, o mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências. 

  • E os MUNICIPIOS, não fazem parte do percentual para exigencia da receita resultantes de impostos. Pra mim, essa questão caberia recurso.

  • Concurseiros, essa questão da banca CESPE não caberia recurso, pois  não restringiu a assertiva, as questões dessa banca têm esses detalhes, com resoluções de muitas questões vocês perceberão.

    Só tornaria errada se estivesse assim: 

    A CF determina que (somente\apenas) os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Bons estudos!!!

     

  • cabe recurso  mesmo pois no art 212  esta bem claro que é responsabilidade dos municipios também.

  • CERTO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

     

  • Para lembrar dos percentuais:

    SAÚDE: 

    - União: mínino 15% da Receita Corrente Líquida

    - E; DF; M: produto da arrecadação de impostos.

     

    EDUCAÇÃO:

    - União: mínimo de 18% da receita resultante de impostos

    - E; DF; M: mínimo de 25% da receita resultante de impostos. 

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

     

    decoreba:

    UNIÃO | 18%

    ESTADO2, DF | 25%

     

    1. de transferências; 

    2. na manutenção;

    3. desenvolvimento do ensino.

     

     

  • Atualizem, por favor
  • A questão está desatualizada!


ID
1513135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o  item.

As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de menores com idade estipulada para ingressar na educação básica na respectiva localidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Art. 212


    § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino

  • Gabarito ERRADO

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino

    § 5º A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei

    § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino

    bons estudos

  • De acordo com o art. 212, § 6º, da CF/88, as cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. Não há restrição de idade. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • De acordo com o art. 212, § 6º, da CF/88, as cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. Não há restrição de idade. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino.

    Esta fonte adicional de financiamento trata-se da contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei. (Resumo de Direito Constitucional Descomplicado, 6ª. ed, 2015)


    --


    Vamos deixar suor pelo caminho..

  • Gabarito Errado

    Não é na "respectiva localidade", mas sim " nas respectivas redes públicas de ensino". 

    Conforme Art. 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

  • O § 6º do art. 212 da CF menciona os alunos matriculados e não limita a idade como sugere a questão quando se refere a menores matriculados.

  • GAB: Errado

    ERROS EM NEGRITO:

    Assertiva Cespe:As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de menores com idade estipulada para ingressar na educação básica na respectiva localidade.

    Art 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

  • Gabarito errado.

     

    Não há idade estipulada.

     

    Art 212 § 6º As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino. 

     

     

  • nas respectivas redes públicas de ensino.


ID
1513153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os itens que se seguem. 

Os princípios da gestalt estão voltados explicitamente para o estudo do fracasso escolar.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1513156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os item que se segue .

No processo ensino-aprendizagem, o contexto em que o estímulo ocorre e é percebido pelo aluno é considerado elemento importante.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1513183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos à avaliação escolar.

A avaliação formativa tem por objetivo informar, ao professor, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sobre a forma como conduz a disciplina e as competências do aluno em cada fase. Por meio dessa avaliação podem-se sugerir mudanças nos métodos ou nas abordagens utilizadas pelo professor.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

    É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja controlada, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.

    A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos.

    Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, esse formato de avaliação fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno. Nesse sentido a avaliação é um instrumento de controle da qualidade, tendo como maior objetivo um ensino de excelência em todos os níveis.

  • A avaliação formativa(controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.

    É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra é necessário que seja controlada, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora porque evita as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.

    A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Para que seja realizada com eficiência, ela deve ser planejada em função de todos os objetivos, deste modo o instrutor continuará seu trabalho ou irá direcionar de modo que a maioria dos alunos alcance plenamente todos os objetivos propostos.

    Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, esse formato de avaliação fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno. Nesse sentido a avaliação é um instrumento de controle da qualidade, tendo como maior objetivo um ensino de excelência em todos os níveis.


ID
1633945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra uma emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.

                                                                                                  Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue o item que se segue. 


A passeata citada no texto sugere que o Rio de Janeiro seria o único estado brasileiro a ser prejudicado pela emenda que promove nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  •   A nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo geraram muitas críticas de todos os Estados e municípios produtores, que de acordo com a lei brasileira, têm direito a essa divisão. Os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foram os críticos mais ferrenhos a essa emenda, apontando falhas jurídicas no texto, assim como a perda financeira acarretada aos Estados.

        É importante esclarecer que o royalty é um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público, sendo repartido entre os Estados e municípios produtores e a União.


    Resposta: ERRADO 


  • A nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo gerou muitas críticas de todos os Estados e municípios produtores, que de acordo com a lei brasileira, têm direito a essa divisão. Os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foram os críticos mais ferrenhos a essa emenda, apontando falhas jurídicas no texto, assim como a perda financeira acarretada aos Estados.
    É importante esclarecer que o royalty é um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público, sendo repartido entre os Estados e municípios produtores e a União. A questão está errada.

  • Errada. O RJ não detém 100% para ser o ÚNICO.


  • (E)

    " O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade."

  • Extrapolação... Típico do cespe !!

  • Extrapolação do texto.

    Gab:Errado.


ID
1633969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática. 


Antivírus corretamente instalados e funcionando adequadamente na máquina em uso previnem a contaminação por vírus e realizam, automaticamente, cópias de segurança dos arquivos salvos no computador. 


Alternativas
Comentários
  • A  questão peca na seguinte afirmação "automaticamente, cópias de segurança dos arquivos salvos no computador."

  • Errado.

    Antivírus não faz backup (cópia de segurança)

  • Errado. Cópia de segurança refere-se à terminologia do Backup. 

  • ERRADO

     

    O erro da questão está em afirmar que os antivírus realizam backups automáticos - o que não é verdade. Nos antivírus atuais, há ferramentas para backup, mas depende da ação do usuário em configurá-lo adequadademente para essa finalidade.

  • Para que o antivirus faça becape ele deve ser configurado pra isso.

  • Antivírus até faz backup, porém depende da configuração do usuário para esse fim.

  • Mesmo que o Antivírus realiza-se a ação de um bacape, essa ação dependeria da execução do usuário.

    GAB. ERRADO

  • Minha contribuição.

    Antivírus => Ferramenta para remoção de vírus existentes no computador e para combater a infecção por novos vírus.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Mesmo que o Antivírus realiza-se a ação de um bacape, essa ação dependeria da execução do usuário.

  • Errado.

    As funções principais do antivírus são:

    A identificação, o isolamento e a eliminação de arquivos que contenham códigos maliciosos ou algum comportamento suspeito - vírus. Há aqueles que possam também ter função antispyware. Os que realizam becape, este ocorre à vontade do usuário.

  • GAB ERRADO

    ANTIVIRUS NÃO TEM FUNÇÃO DE BECAPE

  • O antivírus é algum tipo de mordomo que gosta do patrão e faz as coisas sem precisar receber ordem?

  • Bom demais pra ser verdade!

  • ANTIVIRUS

    Varre o computador 

    Remove vírus e wors

    Detecta através de assinatura dos antivírus, mas detecta invasores através do comportamento dele - heurística

    Verificar arquivos que contenham códigos maliciosos.

    Não tem função de becape

  • Misturou antivírus com backup!

  • Será?

  • Muita cautela aos enunciados com as palavras " automaticamente" e "exclusivamente" na maioria dos casos elas estão erradas por equivocarem a definição.

  • os vírus realizam cópias de SI MESMOS

  • Letra E

    AntivÍRus não faz becape!

    Rumo à PCAL 2021!

  • Errado:

    Antivírus não faz backup.

  • Errado:

    Antivírus não faz backup.

  • Antivírus não faz backup.

  • ERRADO.

    Antivírus não realiza backups, muito menos automaticamente, fica a critério do usuário.


ID
1633972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática. 


Disco rígido externo pode ser usado para realização de cópia de segurança. Nesse caso, é desnecessário manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem. 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Princípio Nishimura. Segundo a obra Informática par Concursos (5ª Edição, João Antonio) — 

    Backups em concursos

    Em primeiro lugar, em se tratando de provas de concursos para quem não é da área de informática, só é comum encontrar alguma menção mais detalhada sobre backups nas provas da ESAF. Outras bancas examinadoras simplesmente esquecem-se desse assunto, mesmo descrevendo sua existência nos conteúdos programáticos dos editais.

    Ainda tem mais! Para as provas em que assunto de backup é exigido, consideram-se todos os detalhes de funcionamento da “forma oficial” de fazer backup. Em suma, é necessário aprender como o backup é feito nas empresas, pelos profissionais treinados, e não como nós fazemos em casa – que é o que chamo de “backup artesanal” (quando a gente lembra de fazer, né? O que é MUITO RARO!)

    11.3.1. Para que o processo de backup é usado?

    Fazemos backups para manter cópias seguras de nossos dados. (As bancas examinadoras, como Esaf, FCC, Cespe etc. sabem disso!)

    Em resumo, backups são feitos para que possamos ter nossos documentos (textos, fotos, planilhas, desenhos, músicas) em local seguro (NECESSARIAMENTE DIFERENTE do disco de origem) porque se houver algum problema com os dados originais em nosso disco, será possível recuperá-los.

    Preste bem atenção a isso: qualquer questão de prova que diga que o backup tem que (ou pode) ser feito NO MESMO DISCO/MÍDIA onde os dados estão atualmente, isso é FALSO! Backups devem ser feitos, impreterivelmente, em discos/mídias/servidores diferentes daqueles onde o dado está atualmente armazenado.

    11.3.2. E para que o processo de backup não é usado?

    Existem muitas questões engraçadas sobre isso. Em geral, backups não são feitos para guardar cópias dos programas. Há questões que sugerem que os backups são usados (ou deveriam) para guardar cópias do sistema operacional, ou dos programas de escritório, ou ainda do BIOS da placa-mãe (é, eu sei, essa é até difícil para “engolir”).

    Em primeiro lugar, todos os programas que temos em nossos computadores são reinstaláveis. Basta o usuário ter o DVD (ou pen drive hoje em dia) do programa que deseja reinstalar na máquina e ele será reinstalado. Não há necessidade de fazer backups do Windows, nem do Word, nem de nenhum outro programa.

    Em segundo lugar, se alguém vier falar de “backup do BIOS”, está “viajando”. Lembre-se de que o BIOS é um firmware (programa gravado num chip firme, como de memória ROM) – ele está lá para nunca sair, nunca ser apagado. Portanto, nem se prevê a mínima possibilidade de que o BIOS precise de backup (é simplesmente absurdo!).

    Qualquer questão que mencione isso (ou seja, backups de programas) é FALSA! Backups são feitos para os DADOS (nossas informações).

  • Ter os mesmos arquivos em discos diferentes é o proposito da cópia de segurança, justamente para no caso de problemas poder recuperar os dados perdidos em um dos discos.

  • O correto seria: disco rígido do computador + disco rígido externo. ERRADA

  • É sempre bom manter a redundância , quando se trata de backup

  • Questão correta (na prática), GABARITO = ERRADO

  • Tenho um hd externo. E se perco ou pega fogo, cadê minha cópia? Está no pc de origem.

  • O professor Deodato disse que o CESPE mudou o entendimento para copias e becapes. Agora qualquer meio que se possa recuperar a informação pode ser considerado Becape. Infelizmente não tenho a questão para mostrar. mas fiquem atentos, pois esse item é de 2010.

  • só tenho uma coisa a dizer: ???

    os arquivos são meus e eu deixo onde eu quiser! ninguém me obriga a nada!

  • ai o disco externo pega fogo e vc se lasca

  • ¿QUE GABARITO É ESSE?

    É CLARO QUE, SE EU JÁ TENHO UM HD EXTERNO, POR QUE IRIA ARMAZENAR ESSES MESMOS ARQUIVOS NO HD DE ORIGEM? SE ELE QUEIMAR, DE NADA ADIANTARÁ.

    ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

  • A função da cópia de segurança é ter os arquivos em local seguro, a questão não trata de duas cópias de segurança e sim de apenas uma cópia no dispositivo externo e os arquivos são mantidos no computador normalmente, todavia se estes sofrerem algum dano é só recorrer ao dispositivo externo com a cópia de segurança!

  • Marquei como "C" mas o gabarito deu a resposta como "E"

    No meu ponto de vista é desnecessário SIM manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem q usei o HD externo para fazer o backup dos arquivos. Nesse caso, ia só ocupar espaço no HD de origem já q teria feito uma cópia no HD externo.

    CESPE sendo CESPE!


ID
1633978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 


A Lei n.° 11.274/2006 alterou dispositivos da LDB, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.


Alternativas
Comentários
  • Redação anterior:

    Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.114, de 2005)

    Nova redação:

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:(Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)


    Antes o ensino obrigatório do ensino fundamental eram de 8 anos, a partir dos 6 anos. Atualmente ele tem duração de 9 anos, iniciando-se TAMBÉM aos 6 anos de idade.

  • A matrícula obrigatória não é à partir dos 4 anos de idade? Confusa...

  • 6 anos , letra da lei.

  • O ensino fundamental  obrigatório com 6 anos 

     Ensino Infantil Obrigatório aos 4 anos.

    Educação Basica com matricula Obrigatoria  iniciando aos 4 anos  !

     

  • SIM O ENSINO FUNDAMENTAL POSSUI DURAÇÃO DE 9 ANOS, TENDO INÍCIO AOS 6 ANOS DO DISCENTE: MAS, A MATRÍCULA É OBRIGATORIA APARTIR DOS 4 ANOS DE IDADE DO DISCENTE.

  • Art. 6o  É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).

    Atualizado

  • LEI Nº 11.274, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006.

    Mensagem de veto

    Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

    Art. 3o O art. 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão...

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm

    LEMBRANDO QUE A QUESTÃO FALA DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO SE REFERINDO AO INFANTIL.

  • Está certo mesmo? A matrícula é obrigadória a partir dos 4 anos de idade, e não a partir dos seis (artigo 6).

  • CUIDADO!!! Questão DESATUALIZADA pessoal!

  • creio q está desatualizada.
  • Está correta! A matrícula obrigatória a partir dos 4 anos seria se a questão considerasse toda a Educação Básica. No caso, referiu-se apenas ao ensino fundamental, que se inicia aos 6 anos.


ID
1633993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


O ensino médio constitui direito de todos e dever do Estado com progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade, cabendo ao poder público estadual oferecer, prioritariamente, o ensino médio público. 


Alternativas
Comentários
  • Marquei errado por causa da palavra prioritariamente, o estado tabmém ofererce o Ensino Fundamental. Será que o erro está pelo motivo do aposto?

  • marquei errado também pelo prioritário. qc vcs têm que colocar a opção comentário do peofessor.

ID
1634008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o item. 


O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional.


Alternativas
Comentários
  • Errado


    Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.


    § 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.


  • Gabarito ERRADO

    Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

    § 1º O ensino religioso, de matrícula FACULTATIVA, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.


    bons estudos

  • CF estipular ser o Brasil um estado LAICO

  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 210, § 1º, que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Portanto, apesar de a matrícula ser facultativa, o ensido religioso faz parte das disciplinas do ensino fundamental. Cabe destacar o art. 11, do decreto 7107/2010: A República Federativa do Brasil, em observância ao direito de liberdade religiosa, da diversidade cultural e da pluralidade confessional do País, respeita a importância do ensino religioso em vista da formação integral da pessoa. §1º. O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação. A Constituição brasileira estipula que o Brasil é um Estado laico e não confessional. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado

  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 210, § 1º, que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Portanto, apesar de a matrícula ser facultativa, o ensido religioso faz parte das disciplinas do ensino fundamental. Cabe destacar o art. 11, do decreto 7107/2010: A República Federativa do Brasil, em observância ao direito de liberdade religiosa, da diversidade cultural e da pluralidade confessional do País, respeita a importância do ensino religioso em vista da formação integral da pessoa. §1º. O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação. A Constituição brasileira estipula que o Brasil é um Estado laico e não confessional. Portanto, incorreta a afirmativa.

    RESPOSTA: Errado
  • Assertiva ERRADA. 


    Ensino religioso é facultativo, ocorrendo no mesmo horário das aulas. Se o aluno (ou os pais) não desejarem ter essa disciplina a escola deve fornecer atividade alternativa no mesmo horário.
  • Art. 210 : § 1o O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.     Questão Errada

  • Pra quem ficou em dúvida segue um resumo sobre estado laico, teocrático, ateu e confessional.

     

     

    Estado laico - o Estado é OFICIALMENTE NEUTRO em relação às questões religiosas, não apoiando e nem se opondo a nenhuma religião devendo garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão e respeitar também o direito à descrença religiosa.

     

    Estado teocrático - é um Estado onde há uma UNÍCA RELIGIÃO OFICIAL (como é o caso do Irã). O Estado teocrático é caracterizado pela predominância do poder da religião sobre o poder politico.

     

     

    Estado ateu - OPÕE-SE A QUALQUER PRATICA DE NATUREZA RELIGIOSA (como é o caso da Coreia do Norte). Normalmente, apenas os governos comunistas procuraram promover o ateísmo como uma lei pública.

     

    Estado confessional - É AQUELE QUE POSSUI UMA RELIGIÃO OFICIAL. É o caso do Reino Unido, cuja religião oficial é o Anglicanismo. No Estado confessional predomina o poder político sobre o religioso

     

     

    ---> O Brasil é um Estado Laico é não um Estado confessional como erroneamente afirma a assertiva.

     

    DEUS...

  • Encontra-se tal tema também na LDB:

     

    LDB, Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

  • O país é considerado Oficialmente NEUTRO em relação a questões religiosas. Portanto o ensino religioso é de matricula FACULTATIVA aos alunos matriculados na rede publica de ensino 

  • Kkkkkkk, tem pastor deputado sonhando/tentando com que essa assertiva se torne verdadeira. DEUS ME LIVRE!

  • Questão errada, o ensino religioso será de matrícula facultativa, nos termos do art. 210, parágrafo 1º da CF.

  • Só pra complementar:

    "O Estado, observado o binômio Laicidade do Estado (art. 19, I) / Consagração da Liberdade religiosa (art. 5º, VI) e o princípio da igualdade (art. 5º, caput), deverá atuar na regulamentação do cumprimento do preceito constitucional previsto no art. 210, §1º, autorizando na rede pública, em igualdade de condições, o oferecimento de ensino confessional das diversas crenças, mediante requisitos formais e objetivos previamente fixados pelo Ministério da Educação.

    Dessa maneira, será permitido aos alunos que voluntariamente se matricularem o pleno exercício de seu direito subjetivo ao ensino religioso como disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, ministrada de acordo com os princípios de sua confissão religiosa, por integrantes da mesma, devidamente credenciados e, preferencialmente, sem qualquer ônus para o Poder Público." 

    STF. Plenário. ADI 4439/DF, rel. orig. Min. Roberto Barroso, red. p/ o ac. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 27/9/2017 (Info 879).

     

    Para ler na íntegra: https://www.dizerodireito.com.br/2017/11/o-ensino-religioso-nas-escolas-publicas.html 

  • O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional. Resposta: Errado.

     

    Comentário: CF/88, Art. 210, §1º, o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

  • Errada!! O ensino religioso é de matricula FACULTATIVA AOS ALUNOS, E NÃO OBRIGATÓRIO como a questão diz! E o Brasil é um ESTADO LAICO !!

  • Facultado

  • ENSINO RELIGIOSO!

    • PODE ter nat. CONFESSIONAL
    • PODE ter PROSELITISMO
    • NÃO é OBRIGATÓRIO (FACULTATIVO)
    • MATÉRIA normal no ENSINO FUNDAMENTAL

    (CESPE) O Supremo Tribunal Federal firmou posição no sentido de que o ensino religioso nas escolas públicas deve ter caráter não confessional, sendo vedada a admissão de professores na qualidade de representantes das religiões para ministrar os cursos. ERRADO

    (CESPE) O ensino religioso é de matrícula facultativa. CERTO

    (CESPE) Lei federal que previr o oferecimento, em escolas públicas, de ensino religioso de natureza confessional ferirá o princípio da laicidade do Estado. ERRADO

    (CESPE) Ainda que assegure a liberdade de crença religiosa, a CF prevê que o ensino religioso é disciplina de matrícula obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental. ERRADO

    (CESPE) O ensino religioso nas escolas públicas é facultativo e constituirá disciplina nos ensinos fundamental e médio. ERRADO (MÉDIO NÃO)

    (CESPE) O ensino religioso é obrigatório para todos os alunos com inscrição efetivada em escolas públicas em razão de a CF estipular ser o Brasil um estado confessional. ERRADO...

    ESTUDE, POIS A CANETA É MAIS LEVE QUE A PÁ.

  • O art. 33 da Lei n.º 9.394/1996 dispõe que “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.

    proselitismo: tentativa de convencimento a certa ideologia


ID
1634020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Lei n.° 11.494/2007, que regulamenta o FUNDEB, julgue o próximo item.


A lei instituiu em cada estado e no DF um fundo de natureza contábil, com receita discriminada, que se destina à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, com vigência até o ano de 2014.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 48.  Os Fundos terão vigência até 31 de dezembro de 2020. (Fonte: planalto.gov.br).


ID
1634023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Lei n.° 11.494/2007, que regulamenta o FUNDEB, julgue o próximo item.


É vedada a utilização dos recursos como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos estados, pelo DF ou pelos municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.


Alternativas
Comentários
  • Lei 11.494/07:

     

    Art. 23.  É vedada a utilização dos recursos dos Fundos:

    I - no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica, conforme o art. 71 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;

    II - como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

     

    Gab.: Certo.

  • Não desista! acredite em você!

     


ID
1634047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao fracasso escolar, julgue o item abaixo.


Atualmente, as políticas voltadas para erradicação do fracasso escolar são estruturadas em torno de projetos de ação que favorecem a criação de espaços para reflexão e intervenção na prática docente concreta por meio da formação continuada dos professores.

Alternativas
Comentários
  • A formação continuada permite que os professores concentrem seus esforços nas deficiências dos alunos desde as primeiras semanas de aula impedindo assim, de forma natural, a reprovação.


ID
1634068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.


Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino. 


Alternativas
Comentários
  • Avaliações somativas

    Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades dos alunos, de maneira mais abrangente. As avaliações somativas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado da escola ano a ano. Isso é importante porque dá um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que, assim, ela consiga se destacar em sua região.

    Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/avaliacao-formativa-e-somativa/

    Gabarito: correto


ID
1634074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente.


Ao propor a discussão sobre determinado assunto, o professor, por meio das opiniões expressas, pode avaliar os valores éticos que norteiam os comportamentos dos alunos. Pelas notas atribuídas às falas, o professor pode determinar o nível de conhecimento dos alunos.


Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica essa questão.

  • A nota não determina o que o aluno sabe ou não. As vezes ele sabe muito mas não sabe transferir. Acaba falando menos que sabe.

  • Apenas pela nota não é possivel determinar o conhecimento dos alunos, o resultado de uma avaliação isolada não reflete a inteligência dos estudantes.


ID
1634278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                  

O Globo, Planeta Terra, mar/2010, p. 3



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas que envolvem o planeta nos últimos tempos, conferindo especial destaque ao fenômeno do aquecimento global.




Alternativas
Comentários
  •   O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.

       Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.


    Resposta: CERTO
  • O principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados ao aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esse grupo de especialistas reitera que o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos é causado, principalmente, pela ação humana não sustentável, ou seja, que não se preocupa com a preservação dos recursos e do meio ambiente para as próximas gerações. A intensificação do efeito estufa, decorrente da permanência de práticas como queimadas e desmatamento, dá forças ao fenômeno de aquecimento global.
      Atualmente, a preocupação sobre o tema está na pauta da comunidade internacional. Em dezembro, será realizada em Paris uma grande conferência internacional (a COP 21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes em relação à diminuição da emissão de gases de efeito estufa.  A questão está correta. 


  • Questão antiga, mas ainda atual. Aliás, ao se tratar de questões sobre meio ambiente, sustentabilidade e aquecimento global, infelizmente o conteúdo não costuma variar muito...

    (...) Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007.

    Em resumo, a primeira parte do 4º relatório do IPCC, que compila os estudos sobre base científica da mudança do clima, considera o aquecimento global um fenômeno inequívoco e, muito provavelmente, causado pelas atividades antrópicas. A comunidade científica tem tido um papel importante para subsidiar os países em sua tomada de decisão, fornecendo projeções da mudança do clima sob diferentes cenários futuros, dentro de margens de erro aceitáveis, indicando desafios e apontando oportunidades.

    Efeito estufa e aquecimento global - Ministério do Meio Ambiente.

    Fonte: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Na minha opinião a questão ficou meia controversa, pois fala que Cientistas demonstram preocupação com as variações climáticas em especial aquecimento global, sendo que boa parte deles nem se quer acredita em aquecimento global, generalizou.

  • errei pq achei que estava extrapolando do texto.


ID
1634284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                            

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3. 



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Há consenso entre os cientistas de que o aquecimento global é o fator determinante para a existência de terrem otos e tsunamis

Alternativas
Comentários
  • Os terremotos são provocados por fortes deslocamentos de placas tectônicas. Quando esse movimento ocorre, a energia acumulada no local é liberada, provocando ondas elásticas que se espalham por todas as direções, provocando tremores na terra. Quando esses tremores ocorrem no mar podem gerar tsunamis, que são ondas gigantescas que ganham energia toda vez que bate contra o solo submarino.

    Resposta: ERRADO 

  • Os terremotos são provocados por fortes deslocamentos de placas tectônicas. Quando esse movimento ocorre, a energia acumulada no local é liberada, provocando ondas elásticas que se espalham por todas as direções, provocando tremores na terra. Quando esses tremores ocorrem no mar podem gerar tsunamis, que são ondas gigantescas que ganham energia toda vez que bate contra o solo submarino. A questão está errada. 

  •  ERRADO

     

    DICA

     

    Quando o comando da questão iniciar com “Há consenso entre cientistas e pesquisadores...” existe uma probabilidade altíssima da questão está errada, pelo simples fato de que dificilmente haverá consenso entre cientistas e pesquisadores.

  • Gente, na ciência em nada há consenso.

  • Não existe um consenso de todos.... uns falam que sim e outros falam que não.

    Resposta ERRADA

  • Segundo Karr Poper, a ciência só "funciona" com princípios de incertezas e hipóteses contrárias.

  • Sobre o aquecimento global não há consenso sobre nada

ID
1634287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3. 



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


No período citado no texto, o Hemisfério Norte viveu a experiência de um inverno bastante rigoroso.

Alternativas
Comentários
  •  Em 2010, durante o inverno no Hemisfério Norte, vários países sofreram com baixíssimas temperaturas e fortes nevascas. Na época, foi publicado um estudo de um universidade alemã que afirmava que a ocorrência de invernos rigorosos na Europa e nos EUA estava intrinsecamente relacionado com o aquecimento global, responsável pelo degelo das calotas polares.

    Resposta: CERTO



  • Em 2010, durante o inverno no Hemisfério Norte, vários países sofreram com baixíssimas temperaturas e fortes nevascas. Na época, foi publicado um estudo de um universidade alemã que afirmava que a ocorrência de invernos rigorosos na Europa e nos EUA estava intrinsecamente relacionado com o aquecimento global, responsável pelo degelo das calotas polares. A resposta está correta. 
  • No texto não mencionou inverno rigoroso, porém foi um fato acontecido.

    O cespe foi maldoso nessa questão.

  • Sem comentários, tem coisas que só o Cespe faz pra vc.

  • essa questão é de português ou atualidades?

  • Na verdade o texto nem falou sobre o Hemisfério Norte viveu a experiência de um inverno bastante rigoroso.


ID
1634290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3.
 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Entre os desastres naturais a que o texto alude, podem ser destacados os terremotos que abalaram gravemente dois países americanos, o Haiti e o Chile.

Alternativas
Comentários
  •  Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

      No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    Resposta: CERTO

  • Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

    No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    A resposta está correta.
  • O Censo da Vida Marinha ofereceu os primeiros vislumbres de criaturas insólitas que desafiam a capacidade de classificação dos cientistas. Muitas delas são microscópicas, mas nem por isso desimportantes - não custa lembrar que o plâncton marinho é o maior sorvedouro de CO2 do planeta. No Golfo do México, por exemplo, foram descritos pela primeira vez crustáceos tão pequenos que sua densidade é de 12 mil indivíduos por metro quadrado. Já no Pacífico, próximo à costa do Chile, o Censo encontrou bactérias gigantes que não precisam de luz ou oxigênio para sobreviver. O anúncio despertou o interesse de astrobiólogos (estudiosos de possível vida extraterrestre) que vêem nelas características para viver em outros planetas.


    https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/oceanos-abrigam-maior-diversidade-da-terra-3036406


    CERTA

  • CORRETA!! Questão de interpretação textual. O texto começa fazendo alusões aos desastres naturais "a terra tremeu, rachou", alusões essas de desastres naturais ligados a tremores, ou seja terremotos. e no ano de 2010 aconteceram tanto o terremoto no Haiti como no Chile!

    Foca nos estudos + Fé no seu corre= SUA VAGA NO CONCURSO!!! Bons estudos!!!!


ID
1634293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Uma das razões para a rediscussão em tom o da distribuição do dinheiro proveniente dos royalties do petróleo é a estimativa hoje existente a respeito das gigantescas jazidas sob a área do pré-sal. 


Alternativas
Comentários
  • As jazidas do pré-sal estão localizadas entre o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 km de extensão por até 200 km de largura. Elas englobam três bacias sedimentares : Santos, Campos e Espírito Santo. Até os especialistas mais pessimistas estimam que o potencial do pré-sal aumentaria em cerca de quatro vezes as reservas do país, podendo gerar em torno de 30 a 50 bilhões de barris de petróleo. Diante desse potencial, a questão sobre a distribuição do dinheiro provenientes dos royalties do petróleo passou a ser uma das mais debatidas.

    Resposta: CERTO 

  • As jazidas do pré-sal estão localizadas entre o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 km de extensão por até 200 km de largura. Elas englobam três bacias sedimentares : Santos, Campos e Espírito Santo. Até os especialistas mais pessimistas estimam que o potencial do pré-sal aumentaria em cerca de quatro vezes as reservas do país, podendo gerar em torno de 30 a 50 bilhões de barris de petróleo. Diante desse potencial, a questão sobre a distribuição do dinheiro provenientes dos royalties do petróleo passou a ser uma das mais debatidas. A resposta está correta. 

  • CERTO, CONHECIMENTO: Os royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. http://portal.mec.gov.br › tags › tag royalties - MEC

ID
1634299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Uma característica marcante dos dias atuais é a mudança de orientação das passeatas populares, agora voltadas para a contestação dos regimes politicamente autoritários. 



Alternativas
Comentários
  •  A partir de 2013, percebe-se uma nova onda de manifestações populares no Brasil que defendem diferentes temas. Em decorrência da maior adesão de um público jovem e não militante de partidos, as manifestações atuais contestam situações e problemas pelos quais o país está passando como corrupção, crítica a determinados políticos e/ou projetos de leis, questões relacionadas a direitos sexuais e gênero, grupos minoritários, entre outros. A participação de um público mais diversificado, com demandas diversas, nas manifestações contribui imensamente para a consolidação democrática do país. 

    Resposta: ERRADO

  • A partir de 2013, percebe-se uma nova onda de manifestações populares no Brasil que defendem diferentes temas. Em decorrência da maior adesão de um público jovem e não militante de partidos, as manifestações atuais contestam situações e problemas pelos quais o país está passando como corrupção, crítica a determinados políticos e/ou projetos de leis, questões relacionadas a direitos sexuais e gênero, grupos minoritários, entre outros. A participação de um público mais diversificado, com demandas diversas, nas manifestações contribui imensamente para a consolidação democrática do país. A questão está errada. 
  • SE VC ENTROU AQUI É PORQUE VC ESTÁ EM BUSCA DE CONHECIMENTO. PARABÉNS, DEUS VAI HONRAR O TEU ESFORÇO.

ID
1634302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


Diferentemente do que ocorre no Oriente Médio, a quase totalidade do petróleo brasileiro é extraída em terra, restando muito pouco a ser explorado na plataforma marítima.

Alternativas
Comentários
  • Grande parte das reservas e campos de petróleo extraídos no Brasil encontram-se na plataforma marítima. O país figura como um dos maiores produtores do planeta, com o terceiro maior poço do mundo, Pão de Açucar,  descoberto em 2008 e localizado na bacia de Campos. Seu potencial gira em torno de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente).

    Resposta: ERRADO
  • Grande parte das reservas e campos de petróleo extraídos no Brasil encontram-se na plataforma marítima. O país figura como um dos maiores produtores do planeta, com o terceiro maior poço do mundo, Pão de Açucar,  localizado na bacia de Campos e descoberto em 2008. Seu potencial gira em torno de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente). A questão está errada.

ID
1634305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Mais de 150.000 pessoas vão às ruas, no Rio de Janeiro, protestar contra um a emenda que reduz drasticamente os ganhos do estado com o petróleo — e faz refletir sobre a melhor maneira de dividir tamanha riqueza. O Rio, que detém 83% da produção nacional, perderia algo como 7,3 bilhões de reais por ano, dinheiro suficiente para pôr em xeque obras de infraestrutura que o governo do estado já garantiu que colocaria de pé até 2016, ano em que se realizarão os jogos olímpicos na cidade.


                                                                                                      Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações). 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tem a por ele tratado, julgue o item que se segue. 


O domínio da tecnologia para a extração do óleo em águas profundas faz da PETROBRAS referência internacional no setor. 

Alternativas
Comentários
  • A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. Isso a levou a exportar tecnologia de exploração em águas profundas para vários outros países . No pré-sal, houve um investimento nas mais avançadas tecnologias, como as bóias que tiram o peso dos tubos gigantescos ligando as plataformas aos poços no fundo do mar.

    Resposta: CERTO 

  • A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. Isso a levou a exportar tecnologia de exploração em águas profundas para vários outros países . No pré-sal, houve um investimento nas mais avançadas tecnologias, como as bóias que tiram o peso dos tubos gigantescos ligando as plataformas aos poços no fundo do mar. A questão está certa.

ID
1634317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções de informática.


É possível selecionar um trecho de um documento em edição no Microsoft Word e, após essa seleção, excluí-lo, formatá-lo ou copiá-lo, entre outras tarefas.


Alternativas
Comentários
  • é possível! Acredite sempre sua hora irá chegar!

  •  Essa questão poderia ser maliciosa se fosse usado uma linha de raciocínio diferente, visto do que, o que foi excluído ou formatado não existe mais, logo não poderia copia-lo. bizarro,  mais poderia acontecer vai saber. 

  • Medo

  • Em relação ao comentário de Vanute Moura:

    É possível selecionar um trecho de um documento em edição no Microsoft Word e, após essa seleção, excluí-lo, formatá-lo OU copiá-lo, entre outras tarefas. Conjunção alternativa.

    É possível selecionar um trecho de um documento em edição no Microsoft Word e, após essa seleção, excluí-lo, formatá-lo E copiá-lo, entre outras tarefas. Conjunção aditiva.

    Não tem nada de bizarro na questão, somente precisa interpretá-la.

  • sua hora vai chegar, acredite e não desista!

    #IREI_PERTENCER #PRF

  • PMCE, PERTENCEREMOS!


ID
1634338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



A igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade são princípios orientadores do ensino brasileiro previstos na LDB.


Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


  • Está escrito na lei. Se garante já é outra coisa..

    Bora estudar mais.


ID
1634341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



Quanto ao ensino médio, etapa final da educação básica, a LDB enfatiza seu caráter de terminalidade, deixando de disciplinar, entre suas finalidades e diretrizes, a possibilidade e a habilitação para o prosseguimento de estudos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;



ID
1634344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia

A cerca do disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.° 9.394/1996 — e suas alterações, julgue o item subsequente. 



Entre as incumbências dos professores, a LDB estabelece a participação docente na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

    V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

    VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.


  • LDB

    Art. 13. Os DOCENTES incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;


ID
1634353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


A avaliação do aluno do ensino fundamental e médio incidirá sobre sua aprendizagem, aferida com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo, sem levar em conta sua assiduidade ou frequência.


Alternativas
Comentários
  • Eu não compreendi essa questão, se alguém poder me explicar o motivo que ela está errada, eu ficaria agradecido.

  • Leva em conta afrequncia, basta lembrar q se o launo faltar suficientemente, ele será reprovado por falta


ID
1634356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir. 


O estabelecimento de ensino poderá recusar a matrícula, no ensino fundamental, de crianças que não disponham de documentos de identificação e de escolarização anterior. 

Alternativas

ID
1634359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.


Em razão da liberdade que é conferida ao professor para elaborar seus próprios critérios de avaliação, não é permitido aos alunos recorrer às instâncias escolares superiores para pedir revisão das regras estabelecidas. 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO (ERRADO)

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

  • O item está errado. Conforme artigo 53, inciso III, da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é assegurado à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    RESPOSTA: ERRADO.

  • O item está errado. Conforme artigo 53, inciso III, da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é assegurado à acriança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    RESPOSTA: ERRADO.
  • Eca: Capítulo IV

    Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Aos pais ou responsáveis cabem o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    A criança e adolescente cabem o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.


ID
1634365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Julgue o item que se segue, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.


A adoção, como modalidade artificial de filiação, é considerada medida excepcional e poderá ser revogada a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos legais.


Alternativas
Comentários
  • Subseção IV

    Da Adoção - (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)

      § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. 

  • Errado!

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

      § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei.

  • O item está errado, pois a adoção, modalidade de colocação em família substituta, é medida excepcional, porém irrevogável, conforme artigo 39 da Lei 8.069/90 (ECA):

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

    § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

    § 2o  É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  

    RESPOSTA: ERRADO.



  • O item está errado, pois a adoção, modalidade de colocação em família substituta, é medida excepcional, porém irrevogável, conforme artigo 39 da Lei 8.069/90 (ECA):

    Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.

    § 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

    § 2o  É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  

    RESPOSTA: ERRADO.
  • O examinador quis confundir adoção e guarda


    GUARDA : Art. 35. A guarda poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministério Público.


ID
1634377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue o item.


Uma das novidades trazidas pela EC n.° 53/2006 foi estabelecer o dever do Estado em garantir a educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos de idade. 


Alternativas
Comentários
  • Justificativa CESPE

    "De acordo com art. 208, inciso IV, da CF: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade”. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006). Embora o gabarito preliminar não esteja equivocado, a assertiva trouxe o termo "Estado" no sentido amplo, qualificando "Poder Público", o que terminou por provocar dúvida nos candidatos, de forma a comprometer a avaliação do seu conteúdo, vez que a obrigação constitucional é dos municípios. Em razão do exposto, opta-se pela anulação do item."

  • Acredito que o que está errado nessa questão é a Garantia do EI entre 0 e 5 anos, mas o Estado/poder publico deve garantir a pré-escola entre 4 e 5 anos; deve ofertar a creche (0-3 anos), mas é ensino obrigatório, não é garantia.

    A confusão entre Estado x entidade federativa estado é comum, mas deve ficar atento, pois está muito presente nos nossos normativos. Não acho que seja esse o motivo da anulação.


ID
1634386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias da aprendizagem podem ser reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Para as teorias comportamentalistas, a aprendizagem é uma experiência que não deve ser entendida como uma resposta a estímulos.

Alternativas
Comentários
  • Errada

     

    Pois a aprendizagem é uma experiência que É  entendida como uma resposta a estímulos. UM representante desta teoria foi Burrhus Frederic Skinner. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento.

  • As teorias comportamentalistas, ou o behaviorismo, são uma corrente que afirma que o único objecto de estudo da psicologia é o comportamento observável e susceptível de ser medido. De acordo com esta corrente, o comportamento dos indivíduos é observável, mensurável e controlável cientificamente, tal como acontece com os factos estudados pelas ciências naturais e exactas.

  • Behaviorismo = estímulo e resposta.


ID
1634392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na com preensão do com portamento humano. Com relação à gestalt, julgue o item que se segue. 


A gestalt considera importante como o aluno percebe os estímulos fornecidos em sala de aula, porém não considera esses dados importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Um dos modos de aprendizagem, conforme a psicologia da GESTALT, é a redefinição. Perceber um estímulo de forma diferente  e usá-lo significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem.

  • ERRADA

    De acordo com Gestalt, a aprendizagem representa uma estruturação do campo da percepção para a superação de problemas.

    1.aprende-se na totalidade das coisas e não nos fragmentos.

    2. aprende-se aos poucos ( aprendizagem por gradação );

    3. aprendizagem por diferenciação;

    4. aprendizagem por assimilação;

    5. aprendizagem por redefinição.

    fonte : Conhecimentos Pedagógicos 


ID
1634398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de  desenvolvimento, Vigotsky  enfatiza o modelo sócio-interacionista. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente. 


Tanto na abordagem construtivista de Piaget, quanto na sócio-interacionista de Vigotsky, a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança.


Alternativas
Comentários
  • O ser humano, na teoria interacionista, interage com o meio ambiente respondendo aos estímulos externos, analisando, organizando e construindo seu conhecimento a partir do “erro”, através de um processo contínuo de fazer e refazer (COLL, 1992, p. 164). Essas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação. Podemos empregar o termo construtivismo como sinônimo de interacionismo, uma vez que existe a “construção” do conhecimento considerada a verdadeira aprendizagem. 

    Classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.


    Dentre as teorias interacionistas destacam-se: a Teoria Interacionista Piagetiana e a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky.

  • Podemos fazer essa afirmativa para Vigotsky, onde o mesmo prega que a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança. Já Piaget enfatiza o contrário, o desenvolvimento intelectual é a força propulsora para o aprendizado. Só aprende quando evolui as suas estruturas congnitivas (mentais). 

  • Para Piaget, desenvolvimento vem antes da aprendizagem.

    Para Vigotsky, aprendizagem vem antes do desenvolvimento.

  • O que é uma força propulsora?

    Que ou o que produz propulsão; que impele para a frente. ... O tubo captura o ar normalmente lançado lateralmente pelo propulsor, o que aumenta a pressão do ar atrás das lâminas do propulsor, aumentando em consequência sua força de propulsão.


ID
1634401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de  desenvolvimento , Vigotsky  enfatiza o modelo sócio-interacionista. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente. 


A assimilação é um processo cognitivo em que uma pessoa integra novo conhecimento, conceito, ideia, experiência ou dado perceptual aos esquemas ou padrões de comportamentos já existentes.


Alternativas
Comentários
  • DESCORDO DA QUESTÃO. O PROCESSO CITADO É O DE ACOMODAÇÃO.

  • Assimilação: processo de incorporação de acontecimentos e experiências em nossas estratégias e sistemas já existentes.

    Acomodação: modificar e ajustar as próprias estratégias ou conceitos em resultado de novas experiências ou informações.

  • Assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

    Acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.


ID
1634404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a teoria behaviorista, o com portamento é resultante da interação entre aquilo que o indivíduo faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. A esse respeito, julgue o próximo item.


O uso do reforço positivo, na prática de ensino, é uma estratégia adotada pelos professores para aumentar a probabilidade de o aluno dar respostas de acordo com os objetivos esperados.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, aqui deixo alguns termos que pesquisei que são importantes para ter o conhecimento da resposta da questão.

    Teoria Behaviorista ou Behaviorismo, também conhecido como Comportamentismo ou Comportamentalismo, estuda a psicologia por meio do comportamento do ser humano.

    O Reforço Positivo é a forma de incentivar a pessoa, ou puni-la para ir ao caminho que se deseja.

    Como fazer elogios de maneira ponderada e assertivas ao demonstrar progresso em suas atividades, ou aplicar determinadas sanções ao decorrer de algum desvio de rota no seu objetivo.


ID
1634410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No sistema de ensino, a prática de compartimentalização do saber e da inteligência e a visão reducionista das coisas rompem com a complexidade do mundo. A cerca desse assunto, julgue o próximo item.


A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e deve estimular o uso da inteligência geral, predominante no período da infância e extinta na adolescência em razão do aprendizado dos princípios reducionistas das coisas.

Alternativas
Comentários
  • Morin (2006) acredita que é preciso desenvolver a inteligência geral que é uma aptidão natural de nossa mente durante a infância e adolescência e que muitas vezes fica desestimulada ao longo da escolarização com as especializações disciplinares.

    Logo, a educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência a instrução extingue. 

    Portanto, questão CORRETA.

    MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.


ID
1634416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A avaliação diagnostica é utilizada para identificar as patologias que impedem a criança de aprender na escola. 


Alternativas
Comentários
  • A avaliação diagnóstica é uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.

  • Patologia é o ramo da ciência médica que estuda doenças ou alterações que esta provoca no organismo, não é função da avaliação diagnóstica. 

  • INterpretação


ID
1634419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.


Alternativas
Comentários
  • A atribuição de notas é característica da avaliação somativa ou classificatória.

  • Errado. Preponderante: que tem mais peso, importância, influência ou força.

  • Esse tipo de avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. Ela é informal e vale pouca nota, utilizada ao longo de uma palestra e desenvolvida para dar aos alunos a oportunidade de mostrarem que compreenderam o assunto. As escolas normalmente não enviam os relatórios das avaliações formativas para casa, mas trata-se de uma parte importante do ensino e da aprendizagem dentro da escola. Se você ajuda seus filhos com a tarefa de casa, você provavelmente está utilizando uma versão das avaliações formativas quando estudam juntos.

  • ERRADO

    A nota é uma forma de sintetizar um desempenho observado em um processo avaliativo. Ela é especialmente útil para a tomada de decisões que têm a ver com a certificação dos alunos, para prosseguimento de seus estudos, por exemplo. Mas a nota não pode ser confundida com o processo avaliativo em si, que deve incluir a análise dos desempenhos frente a critérios de sucesso fortemente conectados com os objetivos de aprendizagem que se deseja avaliar. Assim, é perfeitamente possível avaliar sem atribuir notas.


ID
1634422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


Defesas de projetos, dissertações e teses são instrumentos válidos de avaliação. 


Alternativas

ID
1634425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A avaliação deve acontecer sempre ao final do conteúdo ministrado para que o professor possa descobrir o que o aluno não aprendeu. 


Alternativas
Comentários
  • A avaliação citada na questão é a somativa ou classificatória que ocorre ao final do processo, porém a avaliação mais indicada é a processual que ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

  • GABARITO "ERRADO"


ID
1634428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


Provas orais ou escritas, questionários e redações são instrumentos da avaliação formal. Os juízos de valor emitidos pelo professor sobre as competências dos alunos fazem parte do plano da avaliação informal. 


Alternativas
Comentários
  • Avaliações informais são os tipos de avaliação naturalistas. Estes procedimentos de avaliação ocorrem no ambiente de sala de aula durante situações típicas de aprendizagem precoce, tornando-as mais autênticas do que os testes padronizados, que devem acontecer em um ambiente controlado.

    Métodos de avaliação informais incluem: portfolios, registros anedóticos, registros de funcionamento, tempo de amostragem, amostragem de eventos, listas de verificação, escalas de avaliação e entrevistas com os pais. Cada tipo de avaliação tem vantagens e desvantagens.


ID
1634434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


A LDB prevê a avaliação do aluno pelo professor, assim como a avaliação do sistema educacional. 


Alternativas
Comentários
  • LDB

    Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; Art.

    31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;

  •  

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

    c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

    d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;

     

    Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:        (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; 

  • infecção hospitalar nao quebra o nexo causal ( stj, 2017)

  • Na verdade quebra, "quando por si só produziu" o resultado, conforme Art. 13 § 1º do CP.

        § 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.


ID
1634440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue o item subsequente. 


A LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, o tipo de avaliação que utilizará ao final do conteúdo ministrado, pois, assim, garantirá a segurança dos resultados alcançados. 


Alternativas
Comentários
  • Questão repetida 3 vezes :/

  • § 1o  As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições, e a publicação deve ser feita, sendo as 3 (três) primeiras formas concomitantemente:         (Redação dada pela lei nº 13.168, de 2015)

  • Critérios de avaliação!

  • "...garantirá a segurança dos resultados alcançados."  Não há como!!!!!

  • A ideia que a LDB traz é de uma avaliação FORMATIVA, em detrimento da SOMATIVA. Sendo assim, o ideal não é estabelecer uma avaliação "de cara", mas no decorrer do contato com a turma e de forma acumulativa. Portanto, o item está errado tanto por dizer que a LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, e que isso garantirá resultados.


ID
1649683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            O período que se estende da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial ficou particularmente marcado pela expansão imperialista. É um momento em que profundas transformações ocorrem no sistema capitalista e nas relações internacionais. As potências industriais iniciaram uma expansão de caráter planetário, ação que terminou por redividir política, econômica e geograficamente os continentes asiático, africano e americano. Por isso, uma nova noção de imperialismo começou a ser definida. 

José Geraldo Vinci de Moraes. Caminhos da Civilização: História integrada geral e do Brasil. São Paulo: Atual Editora , 1998 , p. 350 (com adaptações ) . 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de formação do mundo contemporâneo, julgue o  item seguinte. 


O novo imperialismo a que o texto se refere reitera e repete as formas de dominação e os mecanismos de exploração econômica do colonialismo ibérico da Idade Moderna. 



Alternativas
Comentários
  • Um ponto distinto seria o uso de trabalho escravo (colonialismo na Idade Moderna) vs a ampliação de mercado consumidor (não escravos) da Idade Contemporânea?
  • O "novo imperialismo" buscava mercados consumidores, e não meras colônias de exploração (colonialismo ibérico).


ID
1649686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            O período que se estende da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial ficou particularmente marcado pela expansão imperialista. É um momento em que profundas transformações ocorrem no sistema capitalista e nas relações internacionais. As potências industriais iniciaram uma expansão de caráter planetário, ação que terminou por redividir política, econômica e geograficamente os continentes asiático, africano e americano. Por isso, uma nova noção de imperialismo começou a ser definida.

José Geraldo Vinci de Moraes. Caminhos da Civilização: História integrada geral e do Brasil. São Paulo: Atual Editora , 1998 , p. 350 (com adaptações ) . 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de formação do mundo contemporâneo, julgue o  item seguinte. 



A Revolução Industrial é considerada a base material da contemporaneidade, especialmente por sepultar antigos padrões de produção e consolidar o capitalismo como sistema econômico.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    "Sepultar antigos padrões de produção" pode ser entendido como o "fim" da produção artesanal, passando a ser industrial em larga escala.

  • Sepultar forçou, nao existe mais artesanato e manufatura hj?w

  • antigo padrão de produção era manufatura que foi sepultado pela maquinofatura

  • Sepultar foi demais. Concordo com você NT. Exagerou.

ID
1649689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            O período que se estende da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial ficou particularmente marcado pela expansão imperialista. É um momento em que profundas transformações ocorrem no sistema capitalista e nas relações internacionais. As potências industriais iniciaram uma expansão de caráter planetário, ação que terminou por redividir política, econômica e geograficamente os continentes asiático, africano e americano. Por isso, uma nova noção de imperialismo começou a ser definida.

José Geraldo Vinci de Moraes. Caminhos da Civilização: História integrada geral e do Brasil. São Paulo: Atual Editora , 1998 , p. 350 (com adaptações ) . 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de formação do mundo contemporâneo, julgue o  item seguinte. 



Entende-se por potências industriais, no sentido utilizado pelo texto, sobretudo os países europeus ocidentais e os Estados Unidos da América (EUA).

Alternativas
Comentários
  • De fato, nesse período, a industrialização no mundo praticamente se concentrava na Europa Ocidental (Reino Unido, Bélgica, Alemanha e França) e nos EUA.

    Correto.

  • Além dessas sitadas , é possível também mencionar o Japão, após a era Meji,por ter aberto o país e consolidado sua industrialização, haja vista que o Japão adota o novo modelo imperialista frente ao continente asiático, guerra travavada por Japão e Rússia  em que aquela sai vitoriosa , em 1904 e 1905 pelo controle de regiões da China e Manchúria.


ID
1649692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            O período que se estende da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial ficou particularmente marcado pela expansão imperialista. É um momento em que profundas transformações ocorrem no sistema capitalista e nas relações internacionais. As potências industriais iniciaram uma expansão de caráter planetário, ação que terminou por redividir política, econômica e geograficamente os continentes asiático, africano e americano. Por isso, uma nova noção de imperialismo começou a ser definida.

José Geraldo Vinci de Moraes. Caminhos da Civilização: História integrada geral e do Brasil. São Paulo: Atual Editora , 1998 , p. 350 (com adaptações ) . 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de formação do mundo contemporâneo, julgue o  item seguinte. 



A expansão imperialista, ocorrida a partir de meados do século XIX, inscreve-se no processo de globalização da moderna economia de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de meio forçada a expressão "globalização da moderna economia de mercado", a intenção da questão é afirmar que a expansão imperialista do século XIX buscava principalmente mercados consumidores para os produtos de suas indústrias recém-desenvolvidas, diferenciando-a do colonialismo dos séculos XV e XVI em busca de meras colônias de exploração.

    Correto.

  • Durante a segunda globalização, que vai do século XIX a primeira metade do século XX, A Europa extraía matéria prima das colônias na América, na Ásia e na África, e vendia seus produtos industrializados para estes locais.
     

  • Essa palavra "globalização" nesse contexto entre estes séculos deixou a questão muito duvidosa. Aff

  • Concordo com você Maria do Socorro.

ID
1649695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica marcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o  item que se segue. 


Na Itália, o totalitarismo se identificou com o fascismo, enquanto, na Alemanha, ele assumiu a forma do nazismo.


Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Os regimes totalitários de direita que surgiram no continente europeu no período entre-guerras podem ser nomeados fascismos. O fascismo surgiu na Itália, tendo seu líder Benito Mussolini. Já na Alemanha, o fascismo era chamado de nazismo, liderado por Hitler. A única diferença entre os dois regimes é que para Konder (1989), o nazismo é uma evolução do fascismo europeu e o que o diferencia é o antissemitismo.

  • Depende de que autor você utiliza para pensar o conceito de totalitarismo. Para Hannah Arendt esse conceito aplica-se somente ao regime nazista e ao regime bolchevique.

  • No pós-Primeira Guerra Mundial, o totalitarismo europeu teve duas principais correntes:

    ·     O fascismo italiano; e

    ·     O nazismo alemão.

    Resposta: Certo


ID
1649698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Na União Soviética, a revolução bolchevista, que pôs fim ao czarismo russo, afastou-se das tentações totalitárias e gerou um regime politicamente aberto e tolerante.

Alternativas
Comentários
  • Foram os mencheviques que puseram fim ao czarismo!!
  • Errado.

    Os bolcheviques defendiam uma revolução socialista com a instalação de uma ditadura do proletariado.

  • Errado.

     

    Importante observação da Socorro. Após a derrubada do Czarismo, na Revolução de Fevereiro (não Outubro), foi instalado um governo provisório, de caráter Liberal. O regime do governo provisório pode sim ser qualificado como tolerante e aberto, conforme as principais medidas tomadas por Kerensky, quais sejam: a abolição da pena capital, além de anunciar as liberdades civis básicas, tais como a liberdade de imprensa, a abolição da discriminação étnica e religiosa e fez planos para a introdução do sufrágio universal.

     

    Após a derrubada do czar, instalou-se o Governo Provisório, comandado pelo príncipe Georgy Lvov[6], um latifundiário, e tendo Alexander Kerenski como Ministro da Guerra. Era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar[8]. Já em 1 de Março, o Soviete ordenava ao exército que lhe obedecesse, em vez de obedecer ao Governo Provisório. O Soviete queria dar terra aos camponeses, um exército com disciplina voluntária e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da guerra, objetivos muito mais populares do que os almejados pelo Governo Provisório.

  • Banca pos-moderna mas ok.


ID
1649701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Parlamentarismo liberal, internacionalismo e luta de classes eram repudiados pelas ditaduras fascistas.

Alternativas
Comentários
  • Os facistas eram extremamente nacionalistas

  • Gabarito: Certo.

    De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade. Além disso, o fascismo defende uma exaltação da coletividade nacional em detrimento das culturas de outros países.

    Além de totalitários, os governos fascistas objetivavam expandir seu território através de conflitos internacionais e, para isso, realizavam altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra.

    Para garantir a manutenção de seu governo, os líderes fascistas controlavam os meios de comunicação de massa, por onde divulgavam sua ideologia e controlavam todas as informações disseminadas. Qualquer crítica ao governo era aniquilada mediante uso da violência e do terror. Aqueles considerados inimigos do governo eram punidos com prisão ou morte.

    Comumente, o fascismo é tido como parte da extrema-direita, principalmente pela sua notável oposição ao socialismo. As experiências fascistas contaram com amplo apoio dos banqueiros e industriais, tanto na Itália quanto na Alemanha.

    Todavia, o fascismo também se opôs ao liberalismo, sobretudo na defesa do Estado forte e dos interesses de massa em detrimento dos interesses individuais.

    http://www.politize.com.br/fascismo-entenda-o-conceito/

  • Leandro Konder, no livro Introdução ao fascismo (1977, p. 53) define historicamente o fascismo assim:​

     

    O fascismo é uma tendência que surge na fase imperialista do capitalismo, que procura se fortalecer nas condições de implantação do capitalismo monopolista de Estado, exprimindo-se através de uma política favorável à crescente concentração do capital; é um movimento político de conteúdo social conservador, que se disfarça sob uma máscara “modernizadora”, guiado pela ideologia de um pragmatismo radical, servindo-se de mitos irracionalistas conciliando-os com procedimentos racionalistas-formais de tipo manipulatório. O fascismo é um movimento chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista, antioperário.

  • O fascismo era uma ideologia nacionalista – repudiava, assim, o internacionalismo.

    Ademais, era um movimento político autoritário que não acreditava no debate e na pluralidade de ideias, rejeitando, desta forma, o parlamentarismo e a luta de classes.

    Para os fascistas, a luta de classes promovia o divisionismo e era culpada por retrocessos econômicos e sociais.

    Resposta: Certo


ID
1649704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica marcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o  item que se segue. 


A miséria e as péssimas condições de vida ampliadas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) potencializaram fatores preexistentes e levaram à eclosão da Revolução Russa em 1917. 

Alternativas
Comentários
  • Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral.

  • Certo

    Durante a Primeira Guerra Mundial, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou junto com a Inglaterra e a França, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente aniquilada e economicamente desorganizada. Em março, o movimento revolucionário foi deflagrado. Os movimentos grevistas iniciados em Petrogrado espalharam-se por vários centros industriais. Os camponeses se rebelaram. A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários, o que forçaram a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917 motivo da saída da Rúsia da  Primeira Guerra Mundial.

  • Correto.

     

    A Rússia só aboliu a servidão em 1861, mas as condições dos camponeses continuavam miseráveis. A participação na Primeira Guerra aumentou consideravelmente o endividamento do país, que já estava elevado desde a perda na Guerra Russo-Japonesa de 1904-05. A Primeira Guerra foi impopular porque cada homem em batalha era um membro da família a menos trabalhando para o sustento das famílias, majoritariamente camponesas. (80% da população era formada por camponeses vivendo em condições miseráveis).

  • Rússia se absteve quando a crise pegou no pé.

    Gab C

    PMAL2021


ID
1649707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Foi com a Revolução Russa que se implantou o primeiro regime socialista da história, cujo êxito indiscutível acompanhou todo o desenrolar do século XX.

Alternativas
Comentários
  • O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismopara o comunismo.


  • Gab: Errado.

    O primeiro pode ser encontrado como experiência histórica em caráter embrionário no processo conhecido como Comuna de Paris, em 1871 e, na Revolução Espanhola. 

    bons estudos.

  • êxito? é ruim hein. ainda no séc XX a URSS foi pro saco.

  • O socialismo não obteve êxito motivo pelo qual colapsou fins da década de 1980.

  • A queda do muro de Berlim, em 1989, é o símbolo do fracasso comunista.

    Em 1991 ocorre a dissolução da URSS.


ID
1649710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


O antissemitismo, responsável por implacável perseguição aos judeus antes e durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi m arca registrada do regime com andado por Benito Mussolini.

Alternativas
Comentários
  • Para saber mais:

    http://hebraismoitaliano.blogspot.com.br/2011/03/mussolini-e-os-judeus.html

  • Adolf Hitler... o demônio da Alemanha
  • ERRADA

    Quem disseminava a raça ariana e o antissemitismo (odio contra os judeus) era a Alemanha comandada por Hitler.

    Mussolini era fascista Italiano, portanto, errada.

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"

  • Havia perseguição de homossexuais e deficientes. Nacionalismo exacerbado que combatia qualquer ideologia de minorias e ideologia de esquerda também.

  • Mussolini elegeu principalmente os ciganos como inimigos do povo italiano e não os judeus que apesar de terem sido perseguidos não eram o "alvo principal" do fascismo italiano.

  •  Hitler  Hitler  Hitler  Hitler  Hitler  Hitler  Hitler Hitler Hitler Hitler Hitler Hitler!!!!!!!!!!!

  • O nazismo e o fascismo possuem muitas características em comum. O antissemitismo, porém, é uma marca do nazismo não compartilhada pelo fascismo.

    Resposta: Errado

  • adolf Hitler


ID
1649713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.


Causas distintas e diferentes protagonistas inviabilizam qualquer análise histórica que estabeleça vínculos entre as guerras mundiais do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Burns, a "Segunda" Grande Guerra pode ser considerada uma consequência da Primeira, já que muitas causas, como o nacionalismo e o expansionismo das potências pela disputa de poder, não foram sanados após as negociações de paz da IGM e se agravaram - princ com a Grande Depressão -, o que explicaria as causas "adjacentes" da IIGM.

  • " inviabilizam qualquer análise histórica "?

     

    ERRADO

  • Não há grandes diferenças entre os participantes das duas guerras mundiais do século XX: Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Estados Unidos, por exemplo, participaram dos dois conflitos.

    Ademais, costuma-se entender que a Segunda Guerra Mundial só existiu por causa de problemas que ficaram mal resolvidos com o fim da Primeira Guerra Mundial, havendo vínculos, portanto, entre elas.

    Resposta: Errado

  • a segunda GM deixou a alemanha na merd@ oque resultou em uma das bases do nazismo de hitller com sua política expansionista


ID
1649716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.


Exemplo de revanchismo pós-Primeira Guerra Mundial foi o praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo germânico capitalizado pelos nazistas.

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento quem teve o sentimento de revanchismo foi a Alemanha, pois após a primeira guerra ela sofreu todas as restrições econômicas e militares, através do Tratado de Versalhes.

  • Também concordo com o Allan Barros, mas depois de tentar entender a resposta, acho que a Banca quis dizer que o Tratado de Versalhes é a revanche da França contra a Alemanha. Só acho, ...quem pode explicar é a Banca.

  • Correto!

    Decorrente da Guerra Fraco-Prussiana, a França perde a Alsácia-Lorena para Alemanha, região esta que, de acordo com o tratado de versalhes, é devolvida para França, que é parte da Tríplice Entente, os "ganhadores" da guerra, mas não somente, o tratado impõe que as minas de carvão da região de SARRE, na Alemanha, sejam exploradas exclusivamente pela França, entre outras diversas tensões políticas entre as duas nações, logo, o tratado de versalhes explicita o revanchismo francês contra alemanha no pós primeira guerra.

     

    Como consequência, o crescimento do sentimento nacionalista germânico, conhecido como pan germanismo. Detalhe este sentimento nacionalista alemão já existia antes da guerra, é apontado também como uma das causas para eclosão do conflito, logo, este sentimento se aumentou com o tratado de versalhes, vindo a atingir seu ápice com o famoso expansionismo alemão de Hitler, que sobe ao poder de forma legal em 1933, com sua política nazista e nacionalista dando causa a segunda guerra mundial, com a invasão da polônia.

  • Certo.

     

    A França hospedou a assinatura do Tratado de Versalhes no salão de espelhos, mesmo ambiente em que a Alemanha havia forçado a assinatura do tratado que poria fim à guerra Franco-Prussiana. A França articulou a cláusula de responsabilidade pela guerra, que consta do Tratado de Versalhes, no qual a Alemanha é a principal responsável pelos eventos e assim deveria pagar elevadas reparações aos vencedores. Mais tarde, obstou tentativas de renegociação da dívida alemã, o que exarcebou o nacionalismo alemão, promovendo a ascensão do nazismo.  

     

    "French revanchism influenced the Treaty of Versailles of 1919 following the end of World War I, which restored Alsace-Lorraine to France and extracted reparations from the defeated Germany. The conference was not only opened on the anniversary of the proclamation of the "Second Reich", the treaty also had to be signed by the new German government in the same room, the Hall of Mirrors."

    https://en.wikipedia.org/wiki/Revanchism

  • A Guerra Franco-Prussiana foi um conflito militar, ocorrido entre 1870 e 1871, guerra napoleônica, a qual a França perdeu territórios como Alsácia-Lorena para a Alemanha.

    Exemplo de revanchismo pós-Primeira Guerra Mundial foi o praticado pela França contra a Alemanha, que acabou por favorecer o crescimento do exacerbado nacionalismo germânico capitalizado pelos nazistas. CORRETO!

  • pelo fator da frança ter perdido territorio da alsacia-lorena p a alemanha na guerra franco-prussiana na unificação alemã

  • O Revanchismo francês foi um movimento político ocorrido na França com início em 1870, quando o país foi obrigado a ceder a Alsácia-Lorena (região rica em carvão e ferro) ao recém unificado Império Alemão (que tinha interesse na região pois havia também grande cultura alemã no local), após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, conforme previa o Tratado de Frankfurt em 1871. Logo nasceu na França a ideia de vingança, de revanche (o revanchismo francês), com o objetivo de recuperar a Alsácia-Lorena e vingar a derrota na guerra.

    O revanchismo francês também foi uma das razões para o começo da Primeira Guerra Mundial, junto a outros fatores, como a expansão colonial na África e na Ásia e a corrida armamentista.


ID
1649719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.


Na Segunda Guerra Mundial, dois blocos de países em luta se formaram: os Aliados (EUA, URSS e Inglaterra) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Alternativas
Comentários
  • E a França entre os aliados?

  • Pelo que entendi, vigorou aquela máxima da banca CESPE: questão incompleta não é errado.

  • A propósito da ausência da França dentre os Aliados talvez a razão seja o fato dela ter sido ocupada. 

  • A ausência da França não torna a questão errada na minha visão. 

  • O foco da resposta aqui é: ALIADOS X EIXO.

  • Geralmente não se fala na França porque em 1940 ela já foi dominada.

  • Basicamente, as forças militares durante a Segunda Guerra Mundial dividiam-se em dois grandes blocos:

    As forças do EIXO, lideradas por ALEMANHA, ITÁLIA e JAPÃO;

    As forças ALIADAS, lideradas por ESTADOS UNIDOS, UNIÃO SOVIÉTICA e REINO UNIDO.

    Resposta: Certo

  • GAB C

    Reforçando o conhecimento .

    O Brasil também aderiu aos Aliados após ter navios naufragados no Atlântico Sul por submarinos alemães. Sendo que o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para os combates em território europeu. 

  • PARA CESPE, QUESTÃO INCOMPLETA NÃO ESTÁ ERRADA...


ID
1649722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.


A frágil organização militar nazista e o despreparo das tropas formadas pelos comandados de Hitler explicam a rápida derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Hitler quase ganhou a guerra. Perdeu porque (1) se opôs aos bolcheviques e (2) os EUA entraram na guerra.

  • ERRADO

     

    A Alemanha era um exército extremamente preparado e organizado. 

     

    => Ao contrário dos filmes americanos, quem destruiu o exército alemão foi praticamente a URSS sozinha.

     

    => A descoberta dos códigos secretos de guerra diminuiu pelo menos mais 02 anos de guerra.

  • URSS sozinha é muito difícil de afirmar, pois os EUA subsidiaram, equiparam e financiaram a indústria militar soviética. Os EUA entraram com dinheiro e a URSS com pessoas.

  • O desgraçado do hitler deu trabalho pra morrer!

  • parei de ler no nazista


ID
1649725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


Dois polos de poder mundial, capitaneados pelos EUA e pela URSS, configuram o cenário pós-1945 e colocam frente a frente dois sistemas antagônicos, o capitalista e o socialista.

Alternativas
Comentários
  • Apartir do pós guerra que logo surge a Guerra Fria.

    EUA x URSS

  • ÁGUIA VS URSO

  • Considerando o concurso em que foi aplicada, se o candidato errasse já deveria ser eliminado. A pessoa pode não conhecer detalhes, datas, mas isso é o mínimo que precisa saber.

  • GAB C

    Reforçando .

    Após a Segunda Guerra Mundial, as guerras de guerrilhas foram diminuídas , pois as duas superpotências mundiais: USA e URSS, evitavam que ações tomassem rumos prolongados. Por isso, a Grande Fria é caracterizada por certa estabilidade.

    A Guerra Fria ficou caracterizada por certa estabilidade, além de padrões previsíveis de confrontos. Os Estados Unidos da América e a União Soviética enfrentavam-se indiretamente por meio de seus satélites e zonas de influência, mas, paradoxalmente, evitavam que conflitos locais fugissem ao controle e alcançassem proporções mundiais.


ID
1649728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


A bipolaridade americano-soviético traduziu-se em um jogo de enfrentamento que se convencionou chamar de Guerra Fria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certissímo!!

  • Não há muito o que comentar.

    gabarito: CERTO

  • questão pra não zerar kkkkkk

ID
1649731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é considerada uma das mais significativas conseqüências da Segunda Guerra Mundial e nela coexistem órgãos de participação igualitária entre os estados-membros, como a Assembleia Geral, e outros dominados por alguns poucos, como o Conselho de Segurança.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Porém não entendi o motivo do CS ser considerado igualitário...

  • Juan liste ele não é.

    e outros dominados por alguns poucos como o Conselho de Segurança.

  • 5 países permanentes e 10 não permanentes. Isso é igualdade?


ID
1649734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


A reconstrução europeia, nas décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, realizou-se mediante a utilização de recursos exclusivamente europeus ante a inexistência de ajuda externa.

Alternativas
Comentários
  • Plano Marshal da Doutrina Trumam - EUA, ajuda econômica e influência ideológica para reconstrução dos países da Europa Ocidental.

  • ERRADO

    Nos EUA:

    Plano marshall - era uma ajuda econômica aos países ocidentais atingidos pela segunda guerra

    E por parte da URSS:

    comecom - comitê de ajuda aos países orientais aliados ao socialismo.

  • Era uma forma de combater a proliferação do socialismo. Para tanto, foi criado o Plano Marshall , cujo objetivo era reconstruir a economia e a infraestrutura europeia. O BIRD (banco internacional de reconstrução e desenvolvimento) realizou uma série de empréstimos à longo prazo. Os EUA também construíram uma série de bases militares no continente europeu.

    Gabarito: E


ID
1649737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


Terminado o conflito, o Leste Europeu transformou-se, em larga medida, em área de influência soviética.

Alternativas
Comentários
  • Fácil. 

  • gabarito:

    certo

  • Parte Leste era Socialista

    Parte Sul era capitalista

    Gaba: Correto


ID
1649740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um mundo dividido ideologicamente, além das marcas da destruição causadas por vigorosas máquinas de guerra — eis a realidade que emerge da Segunda Guerra Mundial, oficialmente encerrada em 1945. No que concerne à história mundial após o encerramento do grande conflito, julgue o próximo item.


De todos os países da Europa Oriental que adotaram o socialismo, o mais próximo e dependente da URSS foi a Iugoslávia, sob o com ando do marechal Tito.

Alternativas
Comentários
  • puxa que preconceito, as questões para cargos de docencia nunca são comentads por alunos, muito menos por professores do Qquestões!!! uma pena!

     

  • questoes de um nivel mais elevado. alguém deveria ajudar os alunos nessa situação, um total abandono, absurdo!

  • Ajudaria muito o comentário do professor do QC. É uma pena mesmo.    

  • O Tito adotou uma postura distante da URSS, com um tipo de socialismo próprio. A Iugoslávia ñ foi libertada pela URSS na II Guerra Mundial e seguiu por uma linha mais autônoma, inclusive como liderança do Movimento dos Não-Alinhados, movimento alternativo aos dois polos de poder mundial da guerra fria

  • Iugoslávia não era o mais próximo:

    Em 28 de junho de 1948, sob pressão da União Soviética, a Iugoslávia é expulsa do Cominform (Birô Comunista de Informação), órgão que reunia todos os partidos comunistas europeus, usando como pretexto a posição adotada por Belgrado em relação à guerra civil na Grécia. A expulsão expôs de maneira concreta a permanente disputa que vinha acontecendo entre a União Soviética de Stalin e a Iugoslávia de Tito.

    A Iugoslávia era membro original da organização, mas o seu grande líder, Josip Broz Tito, mostrou-se sempre relutante em seguir a linha indicada por Iôssif Stalin. Ao longo dos anos 1947 e 1948, Tito criticou asperamente a falta de assistência de Stalin à luta que os comunistas gregos desenvolviam para chegar ao poder em seu país. Quando Tito recusou-se publicamente a baixar o tom de suas queixas, Stalin ordenou que a Iugoslávia fosse expulsa do Cominform. 

    Após a expulsão, a Iugoslávia permaneceu como um regime socialista, porém distintamente independente, seguindo sua própria trajetória tanto na política interna quanto nos negócios exteriores. Os EUA deliciavam-se com o conflito URSS-Iugoslávia, passando a cortejar Tito ativamente, oferecendo ajuda econômica e militar no final dos anos 1940 e nos anos 1950. Como Stalin já havia sentido em sua própria pele, Tito recusava-se a ser fantoche de qualquer governo, tornando-se um dos líderes do Movimento dos Países Não-Alinhados formado à ocasião, ao lado de Sukarno da Indonésia, Jawaharlal Nehru da Índia e Gamal Abdel Nasser do Egito.

  • O primeiro comentário lamenta que as questões para cargos de docência nunca são comentadas por alunos. Sinceramente, não merecem muitos comentários. São conhecimentos básicos de história. Esse da Iugoslávia é até um pouco diferente. 

  • Até o presente momento não vi comentário de nenhum professor do Q Concursos. 

    Isso realmente é Brasil. Uma enganação. Lamentável.

  • Estamos encerrando 2019 e nenhum comentário de professores na questão. Na realidade, de todas as questões voltadas para a carreira do magistério são pouquíssimas as questões comentadas por professores. Isso é lamentável e só mostra o descaso com o público que assina os planos visando essa carreira.


ID
1649743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A descolonização repercutiu sobre a configuração do sistema internacional de Estados. A emergência de dezenas de novas nações independentes conferiu caráter mundial ao sistema de Estados e trouxe à tona um extenso conjunto de problemas que não podiam ser enquadrados na moldura da bipolaridade.

Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual Editora, 2004, p. 128 (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do Terceiro Mundo, julgue o item seguinte.


Dois fatores básicos determinaram a emergência afro-asiática pós-1945: o fortalecimento do movimento nacionalista nas colônias e o declínio das velhas potências europeias.

Alternativas
Comentários
  • Conferência de Bandung, em 1955 e o enfraquecimento das nações européias, agentes principais no processo de colonização de tais áreas.

  • Para Saraiva et al (2007), há uma gama de teorias acerda da descolonização, as quais enfatizam, principalmente: declínio do poder das métropoles e suas debilidades econômicas; confluência das duas superpotências da guerra fria no sentido de pôr fim à era dos velhos colonialismos europeus, sobretudo a patir da crise de Suez, em 1956; e, por fim, a força dos nacionalismos afro-asiáticos.

  • Com as potências europeias fragilizadas em meio aos escombros das guerras, iniciou-se, logo após o fim da Segunda Grande Guerra, o processo de independência das colônias europeias na África e na Ásia.

    Com a nova lógica imposta a partir da Guerra Fria, inicia-se uma luta por áreas de influência. Neste cenário, Estados Unidos e União Soviética passam a estimular a descolonização afro-asiática, a fim de ampliar seus próprios domínios.

    Essa nova fase teve como marco a Conferência de Bandung (1955). Realizado na Indonésia, o evento contou com a participação de vários países colonizados que buscavam a sua libertação.

    Resposta: Certo


ID
1649746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

             A descolonização repercutiu sobre a configuração do sistema internacional de Estados. A emergência de dezenas de novas nações independentes conferiu caráter mundial ao sistema de Estados e trouxe à tona um extenso conjunto de problemas que não podiam ser enquadrados na moldura da bipolaridade.

Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual Editora, 2004, p. 128 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do Terceiro Mundo, julgue o item seguinte. 

Na Conferência de Bandung, em 1955, surgia a primeira expressão do terceiro-mundismo e emergiam importantes lideranças asiáticas, a exemplo de Nehru (índia) e Sukarno (Indonésia). 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

    "A Conferência de Bandung foi uma reunião de 29 países asiáticos e africanos em Bandung (Indonésia), entre 18 e 24 de Abrilde 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos e da União Soviética."

     

    Fonte: Nosso Tempo - Volume II - "Surge o Terceiro Mundo", página 411. Turner Publishing, Inc. e Century Books. São Paulo

     

     

  • Foi na Conferência de Bandung que surgiu a expressão “terceiro-mundo” e emergiram importantes lideranças asiáticas, a exemplo de Nehru (índia) e Sukarno (Indonésia).

    No encontro, os líderes do chamado Terceiro Mundo compartilharam as suas dificuldades em resistir às pressões das grandes potências, em manter a sua independência e em opor-se ao colonialismo e ao neocolonialismo. Convencionou-se, à época, enquadrar como de Primeiro Mundo os países capitalistas, enquanto os socialistas eram chamados de Segundo Mundo.

    Primeiro Mundo – países capitalistas.

    Segundo Mundo – países socialistas.

    Terceiro Mundo – países não alinhados.

    Resposta: Certo


ID
1649749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A descolonização repercutiu sobre a configuração do sistema internacional de Estados. A emergência de dezenas de novas nações independentes conferiu caráter mundial ao sistema de Estados e trouxe à tona um extenso conjunto de problemas que não podiam ser enquadrados na moldura da bipolaridade.

Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual Editora, 2004, p. 128 (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do Terceiro Mundo, julgue o item seguinte.


Politicamente, as nações constituintes do Terceiro Mundo reclamavam influência na ONU e não aceitavam subordinar-se às potências nucleares.

Alternativas
Comentários
  • A Índia fez parte do não alinhamento e era potência nuclear! Ou seja 

  • Danilo B., ainda que este fosse o caso, a questão cobrou a regra. Só porque há exceção, não se desfaz a regra, não é mesmo?

     

    Além disso, este NÃO é o caso. A Índia fez seu primeiro teste nuclear somente na década de 70.

     

    Bons estudos.

  • Acredito que a Conferência de Bandung é um exemplo dessa negação de imposição.

    -Foram países africanos e asiáticos essencialmente agrícolas que se reuniram na tentativa de criar um bloco não alinhado ao nenhum polo.


ID
1649752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


A colonização portuguesa no Brasil iniciou-se com a extração de metais preciosos e a conseqüente ocupação das denominadas áreas do sertão, afastadas do litoral atlântico.

Alternativas
Comentários
  • Inicia com a extração do Pau Brasil nas áreas litorâneas. 

  • Os portugueses vinheram com o intuito de encontrar metais preciosos, Mas por não obter êxito a procura, Eles tinham em mente um plano B que era exatamente a extração do Pau Brasil, Seguindo a história o Pau Brasil não era muito lucrativo.

  • A colonização na verdade iniciou com o plantio da cana, e criação das capitanias hereditárias. Antes disso só havia extração do pau brasil, mas sem colonizar o território. Tanto é que esse período de extração do pau brasil é chamado de pré colonial. 

  • Sequencia dos sitemas

    1º Extração de Pau Brasil 
    2º Industria açucareira.
    3º Pecuária 
    4º Mineração
    5º Agricultura visando o mercado interno e abastecimento das minas.

    Resposta: Opção 2: Errada! 

  • Revisão Rápida...

    Boa questão! a colonização se deu pelo fato de portugal se sentir ameaçado por franceses e holandeses, mas o fator econômico também influenciou, pois o comércio de portugal com o oriente já não ia bem, com elevados custos com transportes e manuntenção de entrepostos.

    5 navios forame nviados a então colonia, brasil, com 400 pessoas a bordo. Comandada por martim afonso de souza em dezembro de 1530 com a missão de 

    * iniciar a ocupação

    *combater os corsários estrageiros 

    *procurar ouro 

    *fazer um melhor reconhecimento geográfico do litoral (Falhada por cristovão jacques- 1516 e 1520) Chamadas também de expedições guardas costas.

    A colonização iniciou então com o cultivo da cana de açuca, pois com o pau-brasil essa atividade não deu significativos povoados, pelo aspecto nômade, como as madeiras iam se esgotando os exploradores iam se descolabdo mata adentro.

  • A colonização portuguesa inicia-se em 1530, quando Napoleão não respeita o Tratado de Tordesilhas, isto é, qualquer região que não fosse dominada por portugueses ou pela Espanha, a França iria se apossar.

    Assim, em 1534, o rei estabelece as capitanias hereditárias com intuito de evitar a ocupação dos franceses.

    Gabarito: E.

  • O produto que iniciou a colonização foi a cana-de-açúcar

  • Metais preciosos só vieram no séc. XVIII

  • Colonização veio da cana de açucar! sec XVI, XVII pendurou 1 ano!

  • INICIOU COM A CANA DE AÇUCAR

  • CANA - DE- AÇÚCAR : PRIMEIRA ATIVIDADE ECONÔMICA NO PERÍODO COLONIAL.

  • fenícios no Brasil pedra da gavea PIRÁMIDES NA AMAZONIA "1500? historia pra boi dormir"

ID
1649755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


Foi irrelevante o impacto sofrido pelas sociedades indígenas localizadas no Brasil com a chegada dos europeus ao território por elas ocupado.

Alternativas
Comentários
  • Os portugueses trouxeram coisas que os índios desconheciam e também doenças.  

  • Pelo contrário foi relevante.

  • Foi de grande relevância, a intenção dos colonizadores era expandir a fé e o império português.. com isso houve grandes prejuízos para população indígena da época 

  • Irrelevantes ?

     

    Os "coitados" comeram o pão que o diabo amassou !

  • Errado. Os após o processo de escambo,os índios foram escravizados e massacrados.

  • Até hoje não superei esse fato.

    ERRADO!

  • GABARITO: E

    Os índios foram escravizados, violentados, mortos pelos Europeus... e a questão diz que foi "irrelevante" o impacto sofrido?

  • Os portugueses trouxeram plantas e animais nunca vistos pelos nativos, doenças, impuseram ritos religiosos e entre demais outras coisas que causaram um grande impacto na vida dos povos que aqui viviam, logo, o impacto da chegada dos portugueses foi de total relevância na vida dos índios.

  • (GUERRA DOS BARBAROS) PODE RESPONDER ESSA QUESTÃO.


ID
1649758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


Diferentemente do ocorrido nas demais regiões americanas, os povos indígenas que viviam no Brasil apresentavam impressionante homogeneidade cultural.

Alternativas
Comentários
  • ao contrario do que coloca a questão, as varias tribos que viviam no território brasileiro se caracterizavam principalmente pela diversidade cultural o que em certa medida foi usado pelo "invasor" para estabelecer estrategias de dominação e guerras entre as tribos... 

  • Não concordo com o gabarito. Conforme Boris Fausto no livro História do Brasil, 14ª Ed., pág. 35: "Quando os europeus chegaram à terra que viria a ser o Brasil, encontraram uma população ameríndia bastante homogênea em termos culturais e linguísticos..." 

  • Acredito que sim, havia homogeneidade cultural entre as tribos, partindo do pressuposto que cultura são os costumes, os hábitos, as crenças, o que não se confunde com os conflitos que haviam entre elas.

     

  • ERRADA

    pois nem todas as tribos eram antropofagicas.

  • Também discordo do gabarito... com certeza havia homogeneidade cultural.

  • Basta ver o tronco linguístico das tribos indígenas. Não havia homogeneidade. 

  • Não concordo com gabarito, havia homogeneidade entre os povos, como diferentes tribos com culturas diferentes.
  • Discordo, pois havia sim homogeneidade cultural

  • Discordo com o gabarito. 

    De acordo com Livro Historia do Brasil, Ed Atual, 2015, Boris Fausto, pág. 35

    "Quando os europeus chegaram a terra que viria a ser Brasil, encontraram uma população amerindia bastante homogenea em termos culturais e linguisticos, distribuida ao longo da costa e na bacia dos rios Parana-Paragual." 

  • Tb DISCORDO COM O GABARITO: Com base nos estudos e pesquisa que venho fazendo, sim os Indios eles tinham culturas, onde eles travaram guerras com outras tribos indiginas que ali viviam no territorio que hj se chama BRASIL, em busca de escravisa outras tribos. E na tribos eles tinham organização entre eles, a onde tinha els dividiam os trabalhos de formar que todos contribuissem para a estabilidade da tribo.

     

  • Acordem. Homogeneidade cultural só se for a partir de uma perspectiva SUPERFICIAL. A cultura dos indígenas variava do idioma às relações sociais do cotidiano.

  • É uma questão controversa.

    Se falarmos a nível geral (processos de agricultura, caça, pesca, trato da terra), havia sim homogeneidade entre as diferentes tribos indígenas, principalmente as do grande grupo tupi-guarani. Não à toa, classificam-se assim a partir de estudos antropológicos de AFINIDADES culturais e linguísticas (Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015).

    Afinidade cultural, no entanto, não é IGUALDADE ou representa uma homogeneidade concreta. Então depende mesmo da intenção da banca. Se a gente pensar na pluralidade de "nações" indígenas e suas diferentes localizações ao longo do extenso território, sem sombra de dúvidas, que há uma grande variação dos seus hábitos e costumes (diferentes rituais, diferentes simbolismos e crenças etc).

  • É possível que o erro da questão esteja sobre o trecho diferentemente do ocorrido nas demais regiões americanas...

    No caso, talvez pudesse se afirmar que em algumas outras regiões também ocorresse essa espécie de homogeneidade cultural, similar a dos nativos do Brasil – homogeneidade que, obviamente, não seria radical.

    Uma heterogenia comparada seria notável em civilizações mais avançadas, cuja diversidade seria mais próxima de sociedades africanas, asiáticas ou europeias, que seria o caso dos Astecas, Maias e Incas.

    Sob esse ponto de vista, não só os índios daqui apresentariam essa suposta homogeneidade, pois ela poderia ser aplicada também aos povos de partes do Caribe, das Guianas e dos extremos norte e sul das Américas.

  • PELO AMOR DE DEUS QUANTO COMENTÁRIO CONTRÁRIO AO GABARITO!


    Diferentemente do ocorrido nas demais regiões americanas, os povos indígenas que viviam no Brasil apresentavam impressionante homogeneidade cultural.


    GABARITO: ERRADO



  • Existiam várias tribos indígenas, o correto é HETEROGENEIDADE CULTURAL.

  • Questão estranha. Boris Fausto, em História do Brasil, cita "uma população ameríndia bastante homogênea em termos culturais e linguísticos".

  • A questão pede um comparativo claro entre os nativos Norte americanos e os Sul-americanos (BR). Tendo o primeiro como base se faz correto afirmar que: no Brasil apresentavam impressionante homogeneidade cultural, Diferentemente do ocorrido nas demais regiões americanas.

    Gab. E


ID
1649761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


A passividade ante a imposição do trabalho compulsório explica a longevidade da escravidão indígena no período colonial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A escravização indígena no Brasil encontrou alguns incovenientes. Os índios não possuiam o "costume" de realizar um trabalho intensivo e regular, em sua cultura produzia-se somente aquilo que era necessário. Outro ponto importante é a energia que eles depositavam em rituais, celebrações e na guerra uns com os outros. Conforme Boris Fausto (pag. 49): "as noções de trabalho contínuo ou que hoje chamamos de produtividade eram totalmente estranhas a eles".

  • Passividade ? Vira você escravo e veja se vai ficar passivo.. Totalmente, equivocada a questão.

  • PASSIVO? OK CESPE.


ID
1649764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


O pau-brasil não gerou uma atividade econômica sistemática nem determinou a ocupação efetiva do território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A ocupação a princípio foi em busca de metais preciosos porém devido a grande extensão territória e a dificuldade de encontrar tais metais houve exploração do pau-brasil

  • Gabarito: CERTO 

    O pau-brasil não fomentou a atividade econômica sistemática na colônia, visto que, até os anos de 1530, Portugual ainda não havia ocupado efetivamente o território. Ainda assim, o pau-brasil já era comecializado não só por Portugal, mas, por exemplo, também pela França (através da França Antádica = atual Rio de Janeiro). 

  • O pau-brasil não gerou uma atividade sistemática pois o foco dos portugueses não era esse, além disso, a extração maciça da madeira tornou o recurso escasso rapidamente. Na esteira da extração do pau-brasil iniciou-se o ciclo da cana de açúcar, muito mais lucrativo e condizente com as terras brasileiras. O processo de ocupação efetiva só se inciaria no ciclo da cana, a partir de 1532, quando foram criadas as capitanias hereditárias.

  • CORRETO, JÁ A CANA SIM!

  • SENHOR DEUS, A TI TODA HONRA E GLORIA, SENHOR DOS SENHORES.

    PMAL 2021

  • O SOLO MASSAPÊ O CLIMA FAVORÁVEIS PARA O CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR E A LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA E AS INVASÕES POR CORSÁRIOS DETERMINOU A COLONIZAÇÃO DO BRASIL.


ID
1649767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


Custos financeiros elevados, entre outras razões, fizeram a economia açucareira exigir a presença da grande propriedade (latifúndio) em seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO 

    Custos financeiros elevados, entre outras razões, fizeram a economia açucareira exigir a presença da grande propriedade (latifúndio) em seu desenvolvimento. Está foi uma das razões para a implementação das platations via sesmarias. 

  • Certo.
    Os engenhos de açúcar demandavam altos investimentos, para sua implantação. A floresta precisava ser removida, as mudas plantadas e uma grande estrutura física construída, incluindo a moenda - movida a água ou a tração animal - a casa grande, a cenzala (já que a mão de obra escrava era a mais utilizada), dentre outros. Os primeiros engenhos foram construídos tanto com a participação da coroa portuguesa como através da iniciativa privada. Os holandeses foram os grandes parceiros no início dos negócios do açúcar no Brasil.

  • O surgimento dos latifúndios no Brasil se deu através das sesmarias, graças às capitanias hereditárias. Tais capitanias existiam porque a metrópole ,observando o alto custo de desenvolver os engenhos nas terras e promover o povoamento, decidiu vincular a iniciativa privada para que tais responsabilidades financeiras recaíssem a ela, uma vez que Portugal passara por uma crise econômica e não detinha recursos financeiros para realizar o empreendimento sozinho.

    GABARITO CERTO


ID
1649770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de ocupação inicial do território brasileiro e a questão indígena por ele suscitada, julgue o item que se segue.


A criação do gado, a ação das entradas e bandeiras e a extração de metais preciosos foram fatores decisivos para a expansão, inclusive geográfica, da colonização do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO 

    A criação do gado, a ação das entradas e bandeiras e a extração de metais preciosos foram fatores decisivos para a expansão, inclusive geográfica, da colonização do Brasil. É a partir das Entradas e Bandeiras que começa a expansão do território brasileiro, além disso, como o litoral era exclusivamente para o cultivo da cana-de-açúcar, houve a necessidade de interiorização do país para a implantação da pecuária. 

     

  • A mineração favorece o deslocamento do eixo econômico

  • PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES DO ANTERIOR

  • fiquei na duvida da criação do Gado

  • Todos os fatores citados (criação do gado, ação das entradas e bandeiras e extração de metais preciosos) foram decisivos para a expansão, inclusive geográfica, da colonização do Brasil.

    Gabarito: A


ID
1649773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, na prática antecipou a independência, especialmente por ter determinado o fim do monopólio do comércio, característica essencial da colonização mercantilista.

Alternativas
Comentários
  • certo

  • Certinho

  • Uma das primeiras medidas tomadas por Dom João, o então Príncipe Regente, foi a abertura dos Portos às Nações Amigas, o que significou o fim do Pacto Colonial.

    Essa medida representou a abertura do comércio brasileiro para outras nações, quebrando o monopólio português que caracterizava o nosso status de colônia.

    Resposta: C

  • Uma das primeiras medidas tomadas por Dom João, o então Príncipe Regente, foi a abertura dos Portos às Nações Amigas, o que significou o fim do Pacto Colonial.

    Essa medida representou a abertura do comércio brasileiro para outras nações, quebrando o monopólio português que caracterizava o nosso status de colônia.

    Resposta: C

  • Quebrou o monopólio ou fez da colônia independente? Questão controvérsia danada.
  • GAB C

    Complementando .

    Diante do aumento das tensões geradas pelo embate entre Inglaterra e França , Portugal viu ameaçada sua posição de neutralidade ( até no momento do embarque , durante a madrugada , D João ainda ficou desmentindo a invasão Francesa) . A França enviou tropas sob o comando de junot, o que levou a corte a embarcar para o Brasil, às pressas , em 1807 .

    Brasil uma biografia .

  • Basta lembrar da Abertura dos Portos às Nações Amigas


ID
1649776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


O Império teve uma única Constituição, a de 1824, outorgada por D. Pedro I, que instituiu um Estado unitário no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Teve a constituição da mandioca em 1823, embora não tenha entrado em vigor.
  • Caro Nazerildo, perdoe-me discordar, mas não houve uma "constituição da mandioca". O que, de fato, existiu em 1823 foi uma Assembleia Constituinte (da Mandioca), mas esta não chegou a criar uma constituição, pois o Imperador a dissolveu, porque a proposta não "agradou" a D. Pedro I.

  • Estado unitário? Em que sentido?

  • Gabarito C

    A Contituição de 1824 perdurou durante o I e II Reinado, a qual foi substituída apenas em 1891, já no Período na República Velha.


ID
1649779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


Sabinada, Balaiada, Farroupilha e Cabanagem foram alguns dos movimentos armados que eclodiram no Brasil durante o período regencial.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Cabanagem: Pará (popular): índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).

     

    - Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.

    Sabinada: Bahia:  Revoltosos: militares, classe média e pessoas ricas.

    - Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política.

    Balaiada: Maranhão (popular): Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).

     

    - Causas: vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais

    Guerra dos Farrapos: Rio Grande do Sul ( questão da charque- caráter elitista)

  • Essa questão é tão linda que até parece que o CESPE colocou um lacinho e deu de presente pra gente!! Ô coisa boaaa!!

  • Sabinada > $abinada > PESSOAS RICAS

  • O Período Regencial foi marcado por turbulências políticas e rivalidades entre as elites dominantes que disputavam o controle da nação. Ou seja, por um grande clima de instabilidade, o que fez surgir alguns movimentos armados, como a Sabinada, a Balaiada, a Farroupilha e a Cabanagem.

    Gabarito: Certo

  • CabanagemPará (popular): índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).

     

    - Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.

    SabinadaBahia: Revoltosos: militares, classe média e pessoas ricas.

    - Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política.

    BalaiadaMaranhão (popular): Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).

     

    - Causas: vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais

    Guerra dos FarraposRio Grande do Sul ( questão da charque- caráter elitista)

    ******* copiei do comentário de Karine**********


ID
1649782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


O açúcar garantiu a estabilidade econômica do Segundo Império brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Foi o café. A crise do  açúcar ocorre na segunda metade do século XVIII

     

  • Café (Sudeste) , charque no (Sul) e Açúcar (Nordeste) compunham a maior parte da economia do Brasil.

    Todos tiveram suas crises. Primeiro o Charque em seguida o açúcar o café viria pós II Reinado.

  • Café.


ID
1649785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


A proclamação da República derivou de movimento popular, com ampla participação das camadas sociais médias e subalternas da população brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

  • Não teve apoio da população. tem um ditado da época que diz que "o Brasil dormiu império e acordou republica".

  •  Aristides Lobo escreveu a seguinde frase: "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada" 

    Isso pq a população nem sabia o que estava acontecendo, devido a maioria serem analfabetos e não terem participação política. Sendo assim, não teve apoio da população.

     

    Gab: ERRADO

     

     

  • Sobre o episódio, Aristides Lobo escreveu: "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada" 

    Assim, é importante frisarmos que a Proclamação da República não se deu por causa de pressões populares, mas sim por meio de um arranjo, principalmente, entre a elite cafeicultora paulista e os militares descontentes com o Império.

    Gabarito: Errado

  • Sobre o episódio, Aristides Lobo escreveu: "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada" 

    Assim, é importante frisarmos que a Proclamação da República não se deu por causa de pressões populares, mas sim por meio de um arranjo, principalmente, entre a elite cafeicultora paulista e os militares descontentes com o Império.

    Gabarito: Errado

  • " brasil nao tem povo e sim plateia "

  • Depois da guerra do Paraguai ,sob comando de D. Pedro II o exercito , sob grande sucesso na batalha, saiu fortalecido enquanto o imperador enfraquecido. Devido ao grande prestigio pós guerra, o exercito passou a apoiar movimentos de campanha abolicionistas, dando inicio ao golpe militar em favor da república!

    Me corrijam diante de algum erro em meu entendimento por favor.

  • Proclamação da república (exercito +elite rural+ classe média )

    Tanto na proclamação da república quanto na independência do brasil não teve a participação das classes populares.

    *A Proclamação da republica no brasil se deu a partir de um golpe militar ( foi implementada enquanto o rei viajava), feita pelos militares e elite rural.

    *a população não teve nenhuma participação e não sabiam do golpe, é usada a expressão ´´bestificados´´, para definir a reação dos locais quando souberam.

  • uislan lira concerteza principalmente agora com toda a doutrinação de vacina obrigatoria
  • Àqueles que citam Aristides Lobo, sugiro o livro Os Bestializados, de José Murilo de Carvalho. O autor critica a frase de Lobo e afirma que houve sim participação população na vida política, através de revoltas.

    A questão continua errada, no entanto, pois a República se deu mais pelo alto do que pela participação popular.


ID
1649788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


O domínio político das oligarquias caracterizou a República Velha, mas as eleições eram livres e transcorriam em clima de obediência às leis e aos princípios da moralidade pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

  • oligarquia- do grego ja se denomina: goveno de poucos

  • ERRADA... Não havia princípio da Moralidade nas eleições

     

    Na republica velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens materiais. Como o voto era aberto, os coronéis mandavam os capangas para os locais de votação, com o objetivo de intimidar os eleitores e ganhar os votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

     

    Os coronéis costumavam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações.

     

    http://historiandosesi.blogspot.com.br/2012/05/o-sistema-politico-eleitoral-na.html?m=1

  • ERRADO: NÃO EXISTIA PRINCIPIO DE MORALIDADE

  • Essa já está ficando fácil. Não havia eleições eram livres transcorridas em clima de obediência às leis e aos princípios da moralidade pública durante a República Velha, que foi marcada pelas oligarquias e o coronelismo. 

    Gabarito ERRADO

  • Já nota o erro da questão porque na aquele tempo não existia o principio da moralidade.

  • VULGO VOTO DE CABRESTO

    GABA: E

  • Não havia eleições eram livres transcorridas em clima de obediência às leis e aos princípios da moralidade pública durante a República Velha, que foi marcada pelas oligarquias e o coronelismo. 

    Gabarito ERRADO

  • ELEIÇÕES COM FRALDE , VOTO CABRESTO.

  • kkkkkk

  • Coronelismo, Clientelismo...Voto do cabresto


ID
1649791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


Vargas chegou à presidência da República como chefe militar de um movimento armado e deu início ao processo de modernização do país.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CRETO.

    A revolução de 1930 foi o movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança de Getúlio Vargas, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório.  

    O movimento político-militar que determinou o fim da Primeira República (1889-1930) originou-se da união entre os políticos e tenentes que foram derrotados nas eleições de 1930 e decidiram pôr fim ao sistema oligárquico através das armas.

  • Mas ele foi chefe militar? Pensei que ele fosse somente o representante escolhido pra assumir o poder, mas não chefe militar. Até porque ele não era militar.
  • Chefe militar me enganou. Confesso. 

  • Chefe militar é polêmico.

     

  • Nossa, chamar Vargas de chefe militar é bem controverso. 

  • Essa questão está com o gabarito ERRADO! Segue excerto do site da FGV (CPDOC):

    REVOLUÇÃO DE 1930

    Movimento armado iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de novembro do mesmo ano.

    As mudanças políticas, sociais e econômicas que tiveram lugar na sociedade brasileira no pós-1930 fizeram com que esse movimento revolucionário fosse considerado o marco inicial da Segunda República no Brasil.

    O Cespe deveria ter alterado o gabarito, mas, para variar, não deu o braço a torcer, prejudicando, assim, os que realmente detectaram o erro da assertiva. Lamentável!

  • Se no futuro a Cespe chamar Vargas de chefe militar, é seguro considerar correto? 

    Podendo usar essa questão em eventual recurso?

     

  • Getúlio não era militar. Era civil. Advogado.

  • getulio nao era militar

  • Não podemos confundir ser CHEFE MILITAR com SER MILITAR efetivamente. Não quero entrar no mérito da questão, apenas informar que é POSSÍVEL que Getúlio mesmo NÃO SENDO MILITAR, pudesse ser considerado à época, um CHEFE MILITAR.

     

    ATUALMENTE, como exemplo, temos o presidente da república que é considerado COMANDANTE SUPREMO das forças armadas, segundo a CF/88. Logo, o presidente da república é um governante civil, mas que ao mesmo tempo é um CHEFE MILITAR, por expressa previsão constitucional. Então, não é nenhum absurdo entender Vargas como chefe militar à época (mesmo sendo um civil), tendo em vista que era um dos líderes da revolução e tal revolução era empreendida pelos meios militares.

  • o texto me induziou ao erro. Tb achei q estava afirmando que Getúlio era militar. 

  • Acho que chefe militar tem a ver com o apoio tenentista a sua tomada de poder.

  • Acredito que a questão está levando em consideração, a atribuição de presidente da República, e uma destas é ser o chefe do poder militar. Todavia, a questão nos leva à pensar, que essa atribuição era antes mesmo dele se tornar presidente por meio do golpe, ou seja, ele é chefe por causa da sua posição e não por ser realmente um militar.

  • PRESIDENTE DA REPUBLICA > CHEFE MILITAR ( DAS FORÇAS ARMADAS) GAB : C

  • GAB C

    A Revolução de 1930 foi motivada pelo rompimento da política do café com leite, tendo sido eleito um presidente paulista em vez de um presidente mineiro. Em resposta, um grupo de militares depôs o presidente Washington Luís e transferiu o poder político a Getúlio Vargas.

    A Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e fez o país avançar no sentido da modernização, particularmente na economia, que começa a desenvolver uma indústria de base  .

  • Chefe militar, bicho ?

  • Cespe isso n existe
  • Questão equivocada. Vargas não era CHEFE MILITAR.

    Ele chegou ao poder com o apoio dos militares? Sim, inclusive, quem depôs Washington Luiz foram alguns militares.


ID
1649794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

            Proclamada a independência, em 1822, o Brasil se constituiu na única monarquia do continente americano. Marcado por crises, o Primeiro Reinado (1822-1831) se extinguiu com a volta de D. Pedro I a Portugal. Seguiu-se a fase regencial (1831-1840), uma espécie de ensaio republicano em meio a crises e revoltas armadas que se sucederam. Antecipada a maioridade de D. Pedro II, iniciou-se o Segundo Reinado (1840-1889), no qual conviveram fases de estabilidade política, de crescimento econômico e de crises, as quais anunciaram o ocaso do regime. A República Oligárquica foi o regime da exclusão política, social e econômica. A Revolução de 1930 pôs fim a essa “República”, dando origem à Era Vargas (1930-1945).


Acerca desse período da História do Brasil, julgue o item .


O Estado Novo correspondeu ao período democrático da Era Vargas, mas com poucas realizações econômicas e frágil política social.

Alternativas
Comentários
  • Período ditatorial ! 

  • Democrático nunca vai se encaixar a ERA VARGAS.

  • BOLSONARO 2018, VOCE ESTÁ EQUIVOCADO!

     

    ERA VARGAS.

     

    - 1930 a 1934 (Governo Provisório)

    - 1934 a 1937 (Governo Constitucional - Em tese, democrático! Inclusive sendo promulgada uma nova constituição e previsão de eleições para presidencia da republica e Estados)

    - 1937 a 1945 (Estado Novo - Ultizando-se do Plano Cohen - falso plano comunista para assumir o controle do Brasil, Vargas dá um novo golpe de estado mantendo-se no poder e começando, APENAS A PARTIR DAQUI, o período ditatorial)

     

     

     

    O erro da questão esta em afirmar que o periodo conhecido como Estado Novo (1937 - 1945) foi democrático, porém, durante a Era Vargas houve sim, pelo menos no papel, um período democrático!

  • Errado

     

    Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.

     

    A Era Vargas marca o início do processo de efetiva modernização econômica do país, com a implantação da indústria de base, que teve, na Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, seu grande símbolo.

  • Tão bom quando cai de paraquedas no concurso pessoas q acreditam q na Era Vargas o regime era democrático, facilita muito a concorrência!

  • GABARITO ERRADO

    Estado Novo (1937 - 1945)

    Vargas se consolida no poder e envolve tudo em suas mãos, com o falso golpe comunista, Vargas fecha o congresso e nomeia interventores juntamente com o exército, com esse golpe de

    estado, Vargas se mantéu no poder por 8 anos. Criando uma ditadura personalista (legitimidade da figura de Vargas) – propaganda do governo censura no país. Vargas promove a industrialização brasileira criando empresas estatais como:

    • Vale do Rio Doce
    • CSN (Companhia siderúrgica nacional)

    Mas para dar certo, Vargas teria que mediar os conflitos de trabalhadores e empresários, por isso criou a CLT (consolidação das leis trabalhistas). Com o envolvimento do Brasil na segunda guerra mundial - o país se queixou de lutar contra ditaduras fascistas, mas viverem em um governo ditador, e com isso criaram- se os partidos. Em 1945 houve um golpe militar para garantir de que as eleições iriam ocorrer. Eurico Gaspar ameaça Vargas de contar sobre o golpe comunista e ele é elegido presidente.

  • O Estado Novo correspondeu ao período democrático da Era Vargas

  • Democrático? Autoritário, isso sim!

    PM-AL 2021


ID
1649797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu notável experiência de amadurecimento democrático, entremeada por crises que desembocaram no golpe de 1964. A partir daí, foram 21 anos de regime militar, marcados pelo autoritarismo político e por períodos de grande crescimento econômico. O colapso do regime militar é evidenciado em 1985 com a eleição de Tancredo Neves, marco na transição para a democracia. Sob o ponto de vista jurídico-político, a Carta de 1988 institucionaliza a nova realidade vivida pela nação. Em relação ao Brasil contemporâneo, julgue o item seguinte.



O Plano de Metas foi a grande novidade introduzida pelo governo JK, cuja meta-síntese era a construção da nova capital, Brasília, no interior do país.


Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Além da construção de Brasilia o plano de metas de JK visava a abertura do capital estrangeiro e planos de energia, transportes, alimentos, INDUSTRIAS DE BASE, educaçao etc...

  • http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/Meta-sintese

  • Acertei a questão, mas fiquei na dúvida pela questao falar de "Brasil contemporâneo" (que a meu ver, se enquadraria no período pós ditadura, a partir de 1985, com a eleição de Tancredo-Sarney) e, sobretudo, citar o golpe de 1964 (dando a entender que o governo de JK seria pós 64). Acho que seria passível de contestação!

  • Acertei a questão, mas fiquei na dúvida pela questao falar de "Brasil contemporâneo" (que a meu ver, se enquadraria no período pós ditadura, a partir de 1985, com a eleição de Tancredo-Sarney) e, sobretudo, citar o golpe de 1964 (dando a entender que o governo de JK seria pós 64). Acho que seria passível de contestação pois, apesar da assertiva estar certa quando isolada, no contexto do enunciado "Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu notável experiência de amadurecimento democrático, entremeada por crises que desembocaram no golpe de 1964. A partir daí, foram 21 anos de regime militar, marcados pelo autoritarismo político e por períodos de grande crescimento econômico" ela poderia ser encarada como incorreta.

  • A expressão meta-síntese foi cruel! Errei pensando que o plano de metas foi mais além da construção de Brasília.

     

  • Plano de metas - Com o slogan 50 anos em 5, o plano nacional de desenvolvimento, conhecido como plano de metas. era estimula o crescimento e diversificação da economia JK investiu na industria de base, na agricultura, educação, transportes, fornecimento de energia e a transferência da capital do pais para o planalto central.

  • Plano de metas - Com o slogan 50 anos em 5, o plano nacional de desenvolvimento, conhecido como plano de metas. era estimula o crescimento e diversificação da economia JK investiu na industria de base, na agricultura, educação, transportes, fornecimento de energia e a transferência da capital do pais para o planalto central.

  • Lembrando que a mudança da capital já havia sido sugerida por José Bonifácio em 1821, e estava prevista na Constituição de 1946.

  • Fiz uma boa interpretação da questão porém acabei errando a questão quando ela fala interior do país, lá e região geográfica conhecida como planalto central e está localizada na região centro oeste do país fiquei sem entender.

  • Wilker , quando a questão se refere a interiorização é porque Brasília não está localizada na região litorânea. Quer dizer, no interior, longe do litoral do país.

  • Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31, chamada de meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio de JK. Não se pode dizer que essa fosse a primeira experiência de Juscelino de governar com base num plano de desenvolvimento. Guardadas as devidas proporções, como governador de Minas Gerais de 1951 a 1955, JK já tinha eleito o binômio energia e transportes como metas de desenvolvimento para a sua gestão.

    Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/PlanodeMetas


ID
1649800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu notável experiência de amadurecimento democrático, entremeada por crises que desembocaram no golpe de 1964. A partir daí, foram 21 anos de regime militar, marcados pelo autoritarismo político e por períodos de grande crescimento econômico. O colapso do regime militar é evidenciado em 1985 com a eleição de Tancredo Neves, marco na transição para a democracia. Sob o ponto de vista jurídico-político, a Carta de 1988 institucionaliza a nova realidade vivida pela nação. Em relação ao Brasil contemporâneo, julgue o item seguinte.


Ao renunciar à presidência da República, João Goulart fez que o Brasil entrasse em tensa crise política.

Alternativas
Comentários
  • Jango não renunciou.

  • Gabarito: errado.

    Quem renunciou foi Jânio Quadros. João Goulart assumiu num regime parlamentarista e, após um plebiscito com 80% dos votos contra o parlamentarismo, num regime presidencialista. Jango sofreu o golpe civil-militar em 1964.

  • Ele tomou um golpe militar, não foi uma renúncia.

     

    Bons estudos!!!!

  • Ele não renunciou...assumiu um regime parlamentarista.

  • Jango não renunciou e nem sofreu golpe puramente militar. Foi cassado pelo Congresso Nacional. Obviamente isso ocorreu com certa influência dos militares, mas não foi realizado diretamente por eles.

  • Quem renunciou foi Jânio Quadros.

    João Goulart sofreu o golpe em 1964.

    Gabarito: Errado

  • tomou um golpão nas fuças kkk

  • o cara fez de tudo pra ficar no poder ... ate um parlamentarismo enfiaram no br

  • -João Goulart

    * plano trienal

    *radicalização da politica(reforma agraria, fiscal e eleitoral)

    * volta do presidencialismo(plebiscito)

    * Houve um fracasso financeiro.

    - obs: tinha um certo apoio da marinha, mas tinha uma grande oposição do exército, EUA, empresas nacionais e do exterior, empresários e políticos e igreja.

     

    Foi deposto pelos militares, no golpe militar de 1964.


ID
1649803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu notável experiência de amadurecimento democrático, entremeada por crises que desembocaram no golpe de 1964. A partir daí, foram 21 anos de regime militar, marcados pelo autoritarismo político e por períodos de grande crescimento econômico. O colapso do regime militar é evidenciado em 1985 com a eleição de Tancredo Neves, marco na transição para a democracia. Sob o ponto de vista jurídico-político, a Carta de 1988 institucionaliza a nova realidade vivida pela nação. Em relação ao Brasil contemporâneo, julgue o item seguinte.


O milagre brasileiro traduziu-se em altas taxas anuais de crescimento da economia, conferindo grande popularidade ao regime militar naquele contexto.

Alternativas
Comentários
  • Os militares, assim que assumiram, criaram o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), que tinha como objetivos combater a inflação e realizar reformas estruturais, que permitissem o crescimento. Com a “estabilidade política”, os recursos estrangeiros retornaram ao Brasil maciçamente. Com tamanho volume de capital, a economia se estabilizou.

    Em 1967, a economia dava sinais de recessão. Delfim Netto, então encarregado pela economia do país, passou a investir nas empresas estatais, nas áreas de siderurgia, petroquímica, geração de energia, entre outras. As medidas surtiram efeito, e os investimentos nas estatais renderam muitos lucros. O processo de industrialização finalmente havia chegado ao Brasil, gerando milhões de empregos. Em 1969, quando Emílio Garrastazu Médici assumiu a presidência, o “Milagre Econômico” acontecia.

    Como resultado, nos anos seguintes, a classe média teve aumentos consideráveis em sua renda, enquanto aumentava o abismo social no país. O aumento das desigualdades sociais e as divida externa assumida nessa época são as principais heranças do Milagre Econômico no Brasil.

  • Fiquei na dúvida quanto à expressão "grande popularidade". Ao se analisarem regimes de exceção, acredito ser um tanto imprudente o uso dessas afirmações. Mas, discutir com o CESPE é perda de tempo hehehe. 

  • Não lembro dos militares participando de programas de TV populares da época, como o Chacrinha. Ou indo ao sofá da Hebe. Que o CESPE não repita essa patacoada de atribuir "grande popularidade" ao governo militar.

  • Agora ser popular é participar de programas de TV... Pfff... 
    Estamos falando a nível global, queridos! (Não confunda com Rede Globo)
    Se houve crescimento econômico e retorno do capital estrangeiro é claro que o governo era popular NESSE CONTEXTO!

  • Grande popularidade ao regime militar???? Por certo o "milagre brasileiro" traduziu-se em um modelo altamente dinâmico, que garantiu um crescimento econômico vertiginoso e aumentou o poder de compra das classes média e alta. Paradoxalmente, condenou o mercado a se desenvolver de forma distorcida, tornando inevitável o afloramento de graves tensões sociais. O modelo em tela provocou maciço endividamento externo para obtenção de tecnologia estrangeira e concentração de renda para criar um mercado consumidor das indústrias automobilísticas e de eletrodmoésticos. A estrutura social continuava contudo estagnada; o modelo era extremamente impopular, a deseito de seu dinamismo. Sinceramente não vejo como encontrar o mínimo resquício de popularidade em um contexto como esse. 

    De qualquer forma, acredito que a questão tenha se referido à ilusão de prosperidade que era induzida pelo governo da época em função do "milagre econômico"; muitos tecnocratas, dentre os quais Delfim Netto, gozaram de grande prestígio nesse ínterim. O clima de euforia foi reforçado pelo futebol (conquista do título mundial em 1970) e pelas campanhas pulicitárias ufanistas ("Ninguém segura este País"; Brasil, ame-o ou deixe-o"). Mas ainda que se considere esse contexto, a assertiva se mantém dúbia e traiçoeira, porque, a par da repressão intensa do Governo Médici, houve o recrudescimento da luta armada contra o regime, além do aumento da desigualdade social, efeito sentido até hoje. Questão ridiculamente bisonha.

  • O termo "grande popularidade" nem no contexto do milagre econômico seria válido, pois grande parte da popolução estava marginalizada, e não sentiam o efeito desse crescimento. Além do mais, o termo "grande popularidade" contrasta muito com o período da ditadura. Pelo menos, a grande maioria deve ter errado, prejudicando menos no resultado.

  • Gostem ou não gostem foi o período de maior desenvolvimento e melhorias para a população em toda a história do Brasil.

  • grande popularidade ao regime militar

    ACHEI A ALTERNATIVA ERRADA.

    GRANDE POPULARIDADE= APESAR DO CRESCIMENTO ECONÔMICO, A POPULAÇÃO ESTA INSATISFEITA COM O SALARIO.

  • Se você for de esquerda jamais acertará essa questão!

  • Como resultado, nos anos seguintes, a classe média e alta tiveram aumentos consideráveis em suas rendas, enquanto aumentava o abismo social no país. O aumento das desigualdades sociais e as divida externa assumida nessa época são as principais heranças do Milagre Econômico no Brasil que foi o pautado em supressão salarial e aquisição de crédito externo. A década perdida como o período de maior crise e instabilidade da moeda nacional encontra raizes no chamado “milagre econômico”.

  • rapaz... esse popular ai ta meio capicioso

  • ECONOMIA DO REGIME

    ERA BASEADA NO CAPITAL ESTRANGEIRO

    Com o chamado ''Milagre econômico'' feito na ditadura militar, realmente, existiram diversos benefícios como a elevação da economia brasileira (PIB), construções de obras gigantes e importantes (OBRAS FARAONICAS)abertura e incentivo a entrada de multinacionais no pais e busca pela modernização , porém, esse ''milagre'' trouxe vários malefícios, por exemplo, o aumento da desigualdade social, a concentração de renda, gigante inflação e gigante endividamento do Brasil em âmbito internacional.

    fatores responsáveis pelo “milagre econômico”, foram a indexação dos salários, concessão de créditos subsidiados e isenção de tributos, as políticas monetária e creditícia expansionistas e os incentivos às exportações

    -Milagre econômico, 1968 a 1973: "Ninguém mais segura este país". 

    -Pontos positivos: aumento o poder de compra da população e o emprego. 

    -Pontos negativos: Gerou acumulo de capital e aumento das desigualdades, os salários não acompanhavam a inflação (arrojo salarial).  

    • Os índices de desenvolvimento em saúde, educação e habitação foram pequenos fazendo com que indicadores de qualidade de vida ficassem baixos. 
    • Aumento dos impostos por parte do Estado. 


ID
1649806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu notável experiência de amadurecimento democrático, entremeada por crises que desembocaram no golpe de 1964. A partir daí, foram 21 anos de regime militar, marcados pelo autoritarismo político e por períodos de grande crescimento econômico. O colapso do regime militar é evidenciado em 1985 com a eleição de Tancredo Neves, marco na transição para a democracia. Sob o ponto de vista jurídico-político, a Carta de 1988 institucionaliza a nova realidade vivida pela nação. Em relação ao Brasil contemporâneo, julgue o item seguinte.


A eleição direta de Tancredo Neves significou o início da redemocratização brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Eleições indiretas!

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves derrotou Paulo Maluf no colégio eleitoral por 480 votos contra 180. Tancredo Neves, cuja eleição marcou o fim dos 21 anos de regime militar no país. Tancredo afirmava que iria ao Colégio Eleitoral para acabar com ele, e que sua eleição seria a última eleição indireta para presidente do Barsil.

  • O Primeiro Presidente eleito diretamente foi Fernando Collor. Tancredo foi eleito em eleições indiretas e, com sua morte, quem efetivamente assumiu a presidência foi o Vice Sarney!

     

    gabarito errado

  • Foi INDIRETA!!!

     

    Bons Estudos!!

  • Eleição indireta.

    PMAL 2021

  • foram eleicoes indiretas , mas a populacao civil queria diretas

  • o Primeiro Presidente das eleições DIRETAS pós-ditadura foi Fernando Collor

  • Eleições INdiretas

  • INDIRETA.


ID
1649809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


A História tradicional costumava valorizar ao extremo a ação individual dos grandes nomes, os heróis, enfatizando a política protagonizada pelos detentores do poder.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO

     

    Observação: ESCOLA DOS ANNALES. ( consertem o enunciado rsrs).


ID
1649812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


A Nova História estimula a ampliação do campo de conhecimento histórico, alargando seus objetos e estimulando a problematização do passado.

Alternativas

ID
1649815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


O que se pretende hoje, na sala de aula, é transformar cada aluno em autêntico historiador, alguém capaz de dominar as técnicas de pesquisa histórica.

Alternativas
Comentários
  • Há grande diferença em fornecer os meios para o desenvolvimento de um Historiador e ter isso como um objetivo que abraça todo o coletivo discente.


ID
1649818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


Por se confundir com literatura, a narrativa foi abolida da moderna concepção de História.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    A diferença entre a Literatura e a História é que essa tem a narrativa comprometida com a VERDADE ( o fato histórico). Ja a Literatrura pode ser ficcional.


ID
1649821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


A Nova História elimina a cronologia de suas preocupações e, na prática, repudia as datas como componente de seu campo de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Embora a NOVA HISTÓRIA faça críticas ao modo positivista (linear ) de se fazer história, dando ênfase aos grandes feitos e aos reis. Ela não despreza a cronologia. Esse elemento só não é mais importante do que o HOMEM em sua várias facetas. À Nova História, interessa o homem em sua peculiaridade.


ID
1649824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


Em uma concepção atual, a História é entendida como a ciência que estuda o homem no tempo.

Alternativas
Comentários
  • História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação")[1] é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado. O termo "História" também pode significar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria

  • Gab: CERTO


ID
1649827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


A Nova História situa cronologicamente o fato, isto é, o acontecimento na perspectiva da longa duração.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

  • Gostaria que a professora Eulália explicasse essa questão. Não compreendi muito bem.
  • Para o mesmo texto-base, a banca parecia ávida por uma questão que fizesse o candidato errar. Presumo que o "erro" jaza na justificativa "longa" duração


ID
1649830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.


No Brasil, a figura heroica de Tiradentes, impensável no período monárquico, foi construída nos primeiros tempos da República.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Houve uma "batalha dos simbolos" para o Brasil, na batalha para a escolha do herói, Tiradentes foi escolhido, mas, por não saberem como era seu rosto, aproximaram o rosto de Tiradentes ao de Jesus.

  • Gab: Certo

    Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

    Tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil, como um herói da nação. Essa imagem foi constantemente reforçada por pinturas (como a imagem no início deste texto, de autoria de Pedro Américo) e monumentos (como a instalação do primeiro monumento dedicado a ele na cidade de Ouro Preto, em 1867). No ano de 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

  • Não entendi o "impensável no período Monárquico"...

  • A construção do culto à imagem de Tiradentes se deu na segunda metade so Século XX, principalmente no regime militar, muito posterior aos primeiros anos da República...

    Na minha opinião a afirmativa está ERRADA.

  • É bom lembrar que o rosto de Jesus também não é conhecido. (Caroline)

    Ainda hoje, "Tiradentes" é o patrono da Policia Militar de Minas Gerais em homenagem a este momento: O levante frente a opressão da colonização portuguesa no Brasil.

    A bandeira de Minas Gerais ganhara um triangulo de cor VERMELHA no lugar do Verde em representação ao sangue derramado de "Tiradentes" e teremos a frase de origem iluminista: "Liberdade ainda que tardia" pois foi de tais ideias que "Tiradentes" se muniu de inspiração e coragem para propor o "fracassado" levante.

  • Na minha humilde opinião o gabarito está ERRADO.

    Pois Tiradentes só começou a ser cultuado como herói nacional a partir de 1890, ou seja, 98 anos depois de sua morte, no então Governo Médice.

  • Os republicanos procuravam exaltar figuras que tivessem enfrentado a monarquia. Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, ele foi considerado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.