SóProvas


ID
1650256
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Num sentido amplo, define-se a Cabanagem como:

Alternativas
Comentários
  • a) levantes populares no período regencial organizados por lideranças oligárquicas e/ou por clãs rebeldes formados por caboclos, escravos, negros livres, dentre outros, que se opunham à dominação socioeconômica portuguesa na Amazônia.  



    Cabanos eram homens pobres do Pará. Pescadores, carpinteiros, lavradores humildes, ex-escravos. Moravam nos barracos de madeira e bambu, na beira do rio, entre cobras, mosquitos transmissores de doenças, vermes e fome. Trabalhavam muito, mas viviam mal. Porque os frutos do trabalho iam quase todos para os latifundiários e para os grandes comerciantes que dominavam a província do Grão-Pará (englobava Pará e Amazonas de hoje). A província do Grão-Pará  estava agitada desde o tempo e que mercenários ingleses, a mando de D.Pedro I, assassinaram patriotas brasileiros no porão de um navio. na década de 1830, em todos os cantos, sussurravam- se palavras de rebeldia. Para piorar, o governador (nomeado pelo Rio) era bastante autoritário. O sentimento rebelde cresceu até se tornar ação rebelde. Na periferia de Belém e no interior da Província, famílias pobres invadiram terras e ocupavam sedes de fazendas. Invadiram até o palácio do governador e mataram ele. A Cabanagem foi o único movimento regencial em que as camadas mais inferiores da população conseguiram ocupar o poder de toda uma Província com certa estabilidade. Tropas do Rio de Janeiro e mercenários ingleses foram enviados para combater os Cabanos que assim foram derrotados depois de muitas guerrilhas.  

  • Porque a "B" está errada?

  • Está errado, no comando da questão diz que são organizados por clãs rebeldes formados por caboclos .

    Não é dito isso!

    Alternativa correta letra E

  • Cabanagem foi revolta popular. Como é que se diz que foi organizada por "lideranças oligárquicas" ?

    Tá errado isso ae.

    Só acho.

  • A correta é a LETRA (A)

    É CORRETO AFIRMA que a cabanagem teve a elite a frente desse movimento usando como mão de obra os revoltosos a classe que sofria com a falta de políticas públicas (sócioeconômicas) - CLÃ (tribo formada por pessoas de origem formada)

    NÃO É A LETRA "B" por conta que mesmo depois da captura de Eduardo Angelim por volta de 1836 o Movimento continuou até em 1840 quando definitivamente encerrou o movimento;

    Não é a LETRA C por conta que é incorreto afirmar que a Revolução Liberal do Porto em 1821 iniciou a cabanagem, a mesma eclode em 1835 devido a vários fatores um deles é apos a independência do Brasil a região onde aconteceu a cabanagem a PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ tinha mais contato com lisboa que com Rio de Janeiro sendo então desprovida dos "avanços" que ocorria no SUL.

    Não é a letra D POR CONTA que o movimento não tinha um caráter socialista e sim REFORMISTA que visava mudanças

    Não é a letra E POR CONTA que não houve eleições para governadores do movimento

  • Em 7 de janeiro de 1835, eclodiu na província do Grão-Pará uma revolta liderada por Antônio Vinagre e outros membros das elites locais, na qual se reivindicava maior participação nas decisões do governo central.

    ❑ Com apoio de indígenas tapuios, cabanos (moradores de precárias habitações) e negros, os revoltosos tomaram o palácio em Belém e assassinaram o presidente da província.

    ❑ Sua participação se deve à situação de miséria e injustiça social a que se encontrava a província.

    ❑ As camadas pobres envolvidas com o movimento não estavam dispostas a baixar armas até que mudanças reais fossem implementadas. Escravos amarraram senhores em troncos para castigá-los, enquanto indígenas assassinaram comandantes que os recrutavam à força.

    Embasadas pelas ideias dos liberais exaltados, as bandeiras erguidas pelos rebeldes eram as do fim da escravidão e o direito à autonomia local.

    Clemente Malcher e Francisco Vinagre foram governadores cabanos, mas ambos buscaram negociar com o governo regencial.

    ❑ Quando o governo imperial recuperou a cidade de Belém, em maio de 1836, os cabanos partiram para o interior da província, onde foram perseguidos e assassinados pelas tropas governistas.

    ❑ Entre 30% e 40% da população do Grão-Pará foi exterminada no conflito, sendo que na época o número total de habitantes não passava dos 100 mil.

    ❑ Foi o primeiro movimento popular a chegar no poder.

    GAB A