SóProvas


ID
1650640
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:

Alternativas
Comentários
  • estrutura matricial é um modelo misto que comporta mais de um comportamento organizacional, por isso a dificuldade de coordenação e de responsabilização

  • Letra E

    Desvantagem da estrutura matricial:

    Dificulta a coordenação em razão da autoridade dual

    Dificuldade para apurar responsáveis por problemas

    Perda excessiva de tempo em reuniões para discutir problemas e solucionar conflitos.


  • Tipos de Departamentalização:

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO: É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL: Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE: A Departamentalização de cliente consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO OU EQUIPAMENTO: É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais freqüência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO: Aqui as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de inicio e término. Terminado o projeto as pessoas são deslocadas para outras atividades. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ: A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA.É o tipo mais freqüente, cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte à sua realidade organizacional. 
    BIBLIOGRAFIA CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial, 13º ed. São Paulo: Atlas, 2002. 

  • Gabarito E


    Se eu estiver equivocada, por favor corrijam-me. :)


    A) Funcional / Matricial

    B) Divisional / Linear

    C) Divisional / Divisional

    D) Divisional / Funcional

    E) Funcional e Matricial / Matricial


    A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.


    Responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão.


    A estrutura matricial caracteriza-se por conter o que chamamos de autoridade dual (ou seja, você responde a dois chefes, um funcional e outro do projeto). Dessa forma, não existe unidade de comando!


    Adm Geral - Rodrigo Renno

  • PARA A FGV, A MATRICIAL TEM MAIS DIFICULDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO DO QUE A FUNCIONAL

  • Vantagens da departamentalização matricial

    pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    maior capacidade de resposta a mudanças;

    é menos estática;

    maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

    permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito).

  • LETRA E, dificuldade de responsabilização  de  problemas.

  • Em resumo:

    1. Dificulta a coordenação em função da autoridade dual; e

    2. Dificuldade de responsabilização, pois não deixa de ser uma estrutura funcional (característica inerente).