SóProvas


ID
1650670
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em um escritório de advocacia, o gerente administrativo constatou que os funcionários estavam constantemente circulando pelo corredor, levando documentos para os arquivos que estavam localizados em outro andar. Também constatou um acúmulo de documentos sobre as mesas e que os processos estavam ficando cada vez mais demorados para serem concluídos. O gerente percebeu que esses problemas surgiram quando foram contratados mais cinco funcionários, justamente para melhorar a produtividade dos processos de trabalho. Após analisar a situação, o gerente decidiu-se por rever o layout do escritório, priorizando a redução do tempo de tramitação entre as tarefas. Tendo isso em vista, o projeto do layout deve priorizar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    De acordo com Moura, os objetivos de um layout eficiente devem ser:

    Ø Assegurar a utilização máxima do espaço.

    Ø Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais.

    Ø Propiciar a estocagem mais econômica, com relação às despesas de equipamento, espaço e mão de obra.

    Ø Propiciar flexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança, de estocagem e de movimentação.


    Com um layout eficiente, a movimentação dos materiais é em muito facilitada. Ballou acredita que essa é uma área crítica, pois na atividade de manuseio (movimentação) de materiais, por ser repetida inúmeras vezes, pequenas ineficiências em algumas das viagens podem significar grandes perdas feitas sistematicamente por um longo período.


    Rodrigo Renno 2013 - Adm Geral

  • Alguém consegue me dizer qual o erro da alternativa B?

  • A alternativa B parece mais coerente com o que propõe a questão. No texto não fala que a perda de tempo era para levar processos para outras pessoas, parceiros ou analistas, e, sim, para levar os processos para os arquivos. Conforme a proposta D, o problema de muitos funcionários circulando para levar processos aos arquivos continuará a existir.

  • GABARITO (D)

    A princípio pensei em marcar letra B, a questão propositalmente induz a achar que o problema princípal e a localização dos arquivos, no entanto posteriormente ela menciona que esses problemas só surgiram após a contratação de 5 funcionários, o que leva a crer que estes estão mal posicionados na empresa, sendo esse o problema principal que o projeto deve contemplar.

  • Nao entendi o erro da B.

  • Ainda tem gente que usa entorpecente pra ficar doidão. Faz meia dúzia de questões de administração pra vê o que é ficar doidão.
  • Questão não me disse nada relacionado aos processos em si, que são interdependentes e interligados numa sequência lógica; apenas constatou que a galera tem que ficar fazendo maratona para IR até o ARQUIVO. Agora, se ela me dissesse que a rapaziada estava levantando para levar os arquivos no joão, na Maria ou no Zacarias (handoff de um processo) até concordaria. A ineficiência parece clara, para mim, quando os funcionários perdem o tempo de deslocamento LOCAL de TRABALHO - ARQUIVO. Pode até haver na literatura de adm. algo falando sobre isso (conceitos inuteis são o que não faltam #sdds Andre Pereira), mas criar questões com situações reais, e que são desconexas e incoerentes com as teorias e a lógica em si não as tornam corretas. 

     

    edit: ahh agora que eu vi: FGV.... ou sejE... normal as bizarrices

  • Bizarro a letra (c) ¬¬

  • Ela cita uma historinha falando do problema da movimentação dos arquivos e a resposta não tem nada a ver com isso.

    Concordo que o item D é certo, mas colocar essa história no enunciado deixa a questão mais subjetiva porque vc pensa: "ela tá cobrando uma regra geral ou específica para o caso?"

  • Todas as assertivas são decisões positivas a serem tomadas pelo gerente da situação hipotética. Contudo, o enunciado pede a ação PRIORITÁRIA que, a meu ver, é a que consta no item B, uma vez que o enunciado da questão retrata que o problema está no translado dos funcionários até o andar onde deixam os arquivos, ocasionando acúmulo de serviço. Não vejo lógica o gerente priorizar o que diz no item D em detrimento do que diz no item B.