SóProvas


ID
1650706
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Há autores que afirmam que o exercício do Accountability não é fácil e apontam um conjunto de desafios para o seu pleno desenvolvimento no Brasil.
É INCORRETO afirmar que esse desafio envolve:

Alternativas
Comentários
  • Princípios existem. Temos o limpe. A maior dificuldade está na corrupção e no comodismo.

  • Letra A..... Só o que temos no Brasil são princípios e regras!


  • Acountability:

    1. Responsabilização dos agentes públicos pelos atos praticados e sua obrigação ética de prestar contas.

    2. Conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes governamentais à prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo maior nível de transparência, participação da sociedade e exposições de políticas públicas.

    3. Quanto maior a possibilidade dos cidadãos discernirem se o agente público está agindo em prol da coletividade e de sancioná-lo, mais ACOUNTABLE é um governo.

    Obs.: tudo que não existe no Brasil.

  • Implementação, integração, celeridade, realidade prática, sim, pricípios (realidade teórica), não estão em falta quando se fala em desafios que envolvem um pleno desenvolvimento do Brasil!

  • O item A é a única assertiva que está errada, pois temos a presença dos diversos princípios, regras e normas que balizem a ação responsável e a conduta transparente para todos os agentes públicos. Desta forma, os demais itens estão corretos.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • GABARITO: LETRA A

    accountability é o conjunto de processos que visam selecionar, organizar e disponibilizar as informações de interesse das partes interessadas.

     O mecanismo Accountability é formado por duas práticas:

    Promover transparência, responsabilidade e prestação de contas; e

    Assegurar a efetiva atuação da Auditoria Interna.

    FONTE: PORTALTCU.GOV.BR

  • Saída, vamos alugar o Brasil. Existem todas as ferramentas para o pleno desenvolvimento, mas existem também empecilhos, limitações, dificuldades e, adivinha, corrupção!