SóProvas


ID
1650739
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de um conjunto de fatores organizacionais em entidades do setor público ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar o cumprimento dos objetivos da organização.

Considerando os objetivos e as estratégias da auditoria operacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em auditoria operacional, ao final dos trabalhos, o auditor emite uma avaliação acerca dos fatos examinados. Dessa forma, até posso concordar que a letra E está errada, pois não há a emissão de umparecer (embora várias bancas não considerem isso um erro).

    Entretanto, dizer que revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional, no meu entendimento, também está errado, pois não há essa classificação nas principais normas de auditoria.

    Portanto, entendo que há margem para recurso.



    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-tcm-sp-prova-comentada/

  • Pessoal.... fiquei realmente sem entender o gabarito desta questão. Além disso, a pergunta que cabe no momento: Auditoria Operacional não gera um parecer, mas sim uma avaliação? Poxa, estou na busca dessa referência. Alguém pode me ajudar? Obrigada


  • I. Extensão do trabalho

     

    A extensão do trabalho definirá uma das três formas de auditoria, abaixo discriminadas:


    I.1 Auditoria geral

     

    A auditoria geral é aquela exercida sobre todos os elementos componentes do patrimônio e sobre todas as operações do exercício auditado, sendo a mais completa em extensão, podendo apenas variar em profundidade, fundamentando o trabalho realizado no exame integral ou por testes das operações registradas e ser eventual ou permanente, neste último caso, sendo realizada de forma continuada ou periódica.


    I.2 Auditoria parcial

     

    A auditoria parcial tem por finalidade examinar apenas uma ou algumas das demonstrações contábeis, livros, contas ou atos de gestão, com objetivos específicos, conforme os interesses da administração, dos investidores, dos credores, do fisco, etc.


    I.3 Revisão limitada

     

    A revisão limitada compreende um conjunto específico de exames no qual não se aplicam todas as normas de auditoria, sendo utilizada nas circunstâncias em que seja inviável a realização da auditoria geral, especialmente em caráter de urgência, como o levantamento do balanço em data em que não coincida com a do encerramento do exercício, mas que se torne urgente o parecer do auditor.

     


    http://www.fiscosoft.com.br/main_online_frame.php?page=/index.php?PID=135525&key=2755688

  • Ao ciclo completo da auditoria operacional compreende as etapas de seleção, planejamento, execução, análise, elaboração de relatório, comentário do gestor, apreciação pela Corte, divulgação e monitoramento. Logo, ao final da Adutoria Operacional o Auditor emite um Relatorio. 

    Querida Karine, As avaliações de programas são estudos individuais sistemáticos que ava- liam como funciona um programa. As avaliações de programas costu- mam examinar uma gama de informações sobre o desempenho dos programas e seu contexto que tem um alcance mais amplo do que é factível controlar durante seu funcionamento habitual. Uma avaliação de programa permite uma mensuração geral do funcionamento do progra- ma e do que pode ser feito para melhorar seus resultados. As avaliações de programas constituem um tipo de estudo que pode ser executado pelas EFSs sob o título geral de auditorias operacionais. O Auditor nao emite uma Avaliacao, a Avaliacao nao é um documento, mas um Procedimento. O Documento quemo Auditor emite chama-se Relatorio Aplicavel

  • TERCEIRA VEZ QUE APARECE ESSA QUESTÃO COMO SENDO UMA QUESTÃO DIFERENTE

  • Item I – Certo. Quanto maior o risco, maior deve ser a amostra.

    Item II – Certo. Qualquer amostragem incorre em riscos.

    Item III – Errado. Ao atribuir mais confiança no resultado do que a merecida, ou ao acreditar que não há distorções, quando de fato há, inadvertidamente reduz-se os procedimentos de auditoria, afetando a eficácia e podendo conduzir a auditoria para uma opinião inadequada sobre as DC.

    Item IV – Errado. Afetam a eficiência.

    Gabarito A

  • Segundo a ISSAI 100:

    30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo. Constituem o objeto ou a informação sobre o objeto nos três tipos de auditoria cobertos pelas ISSAI os seguintes: [...]