-
Conforme o gabarito, a assertiva está errada! Acredito que seja pela utilização da expressão "deve privilegiar", uma vez que a GP deve sim se preocupar com questão, mas de forma concomitante a outras ações. Aliás, tem sido um tema recorrente, como se vê em outra questão:
CESPE-FUB-2015: Os programas de preparação para aposentadoria, que consistem no desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas aos novos desafios que as pessoas irão enfrentar ao se aposentar, correspondem a uma das principais práticas relacionadas aos benefícios sociais praticados pelas organizações contemporâneas.(C)
Alguns artigos também apontam essa tendência na área de Gestão de Pessoas:
(...) O envelhecimento da força de trabalho leva a algumas conseqüências, tais como a ocorrência de uma vida de trabalho mais longa, o que implica facilitar transações ao longo do curso de vida, aumentar a integração no trabalho entre todos os grupos de idade, possibilitar a aprendizagem ao longo da vida e promover a saúde (EUROFOUND, 2009- 2012). (...) Logo, os profissionais de gestão de pessoas precisam estudar as mudanças demográficas, preparando-se para uma força de trabalho mais velha e para as próximas ondas de aposentadoria, a fim de desenvolver estratégias de seleção, retenção e satisfação dos empregados. Nos próximos anos, eles devem estar mais focados na preparação de uma nova geração de trabalhadores enquanto ajudam os trabalhadores mais velhos a permanecer no trabalho ou na transição para a aposentadoria. O desenvolvimento de competências, através de iniciativas de treinamento, educação e aprendizagem, e a atração e retenção de trabalhadores altamente qualificados, onde quer que eles estejam localizados no mundo, estão entre as formas mais comuns que os profissionais de gestão de pessoas planejam responder a essas mudanças (SHRM,2008)...Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/eneo463.pdf
(...) Para Zanelli (2000), os gestores nas organizações possuem a obrigação ética de construir os artefatos necessários à orientação para aposentadoria tanto para si próprios, quanto para os demais trabalhadores (...). No que tange à área de gestão de pessoas, denota-se que as ações de orientação para aposentadoria se localizam num campo de intersecção, envolvendo, por exemplo, a gestão do conhecimento, da diversidade cultural e da qualidade de vida. Com as mudanças demográficas da população mundial, as organizações passaram a se preocupar e ocupar da gestão de gerações, como meio de integrar as diferenças na compreensão e percepção de valores éticos, as quais passam conviver diariamente em diferentes espaços, tais como as residências e no próprio espaço laboral. (...). Fonte: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article
-
Atualmente, a área de gestão de pessoas refere-se ao conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou com os recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim.
-
Errado
Vejamos outra questão que pode ajudar no entendimento:
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Psicólogo - OrganizacionalCom relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item seguinte.
Atualmente, a área de gestão de pessoas tem por objetivo governar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, com o intuito de inserir ou manter uma mão de obra qualificada no mercado, em função das rápidas mudanças na sociedade. Correto
-
"deve privilegiar" quebrou a questão. É uma preocupação mas não o principal objetivo.
-
É? e o atual quadro de agentes, será deixado de lado?!! Obviamente INCORRETA. Deve existir um equilíbrio!!!!
-
Pessoal, o erro está na própria resposta da Marília Tavares e ela não percebeu.
Primeiro, gostaría de dizer que para mim a questão podería estar certa ou errada, a depender da interpretação. Sendo exatamente esse o ponto negativo de matérias subjetivas!
Assim, a área de Gestão de Pessoas podería sim "privilegiar a preparação de uma nova geração de trabalhadores e sua transição para a aposentadoria", mas TENTANDO ENTENDER QUAL O RACIOCÍNIO DA BANCA concluo que como "a nova geração de trabalhadores" ainda é muito jovem, os funcionários mais velhos, com idade próxima da aposentadoria, portanto,a "velha geração de trabalhadores" é que deviam ser objeto de preparação para a aposentadoría.
Minha ficha caiu quando lí essa parte da explicação da aluna Marília Tavares que está inclusive, em negrito:
Nos próximos anos, eles devem estar mais focados na preparação de uma nova geração de trabalhadores enquanto ajudam os trabalhadores mais velhos a permanecer no trabalho ou na transição para a aposentadoria. Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/eneo463.pdf
-
Errado . A frase não faz sentido, pois ao mesmo tempo que fala da " preparação de uma nova geração de trabalhadores", complementa a frase com uma "suposta transição para a aposentadoria". Ora, a moderna gestão de pessoas busca alinhar suas práticas ao planejamento estratégico da organização para atingir os seus objetivos estratégicos. Fonte: Rennó - Estratégia Concursos
-
GAB. ERRADO
DOIS motivos básicos para a o erro da assertiva.
1º. A GP é contingencial e situacional, ou seja, depende de vários fatores.
2º A GP tem como objetivos gerais: proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua missão, atingir sua visão de futuro, alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.
Fonte: Ribas
-
ELA SE PREOCUPA NA PREPARAÇÃO DESSE NOVA GERAÇÃO, MAS NÃO A PRIVILEGIA EM DETRIMENTO DA ATUAL, ATÉ PORQUE QUEM IMPULSIONA E ESTIMULA A ORGANIZAÇÃO PARA A AÇÃO É A ATUAL GERAÇÃO, E NÃO A FUTURA. A GESTÃO DE PESSOAS VISA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA DAS ORGANIZAÇÕES E PROMOVER O ALCANCE DOS OBJETIVOS INDIVIDUAIS VINCULADOS AO TRABALHO.
GABARITO ERRADO
-
Não é a principal preocupação.
-
Transição para a aposentadoria? Não tem nada haver. Preparar pessoas para a aposentadoria. Putz daí lascou!!kkkkkk
-
Que isso gente??? pelo amor...
-
A questão apresenta incoerência na forma como foi escrita. Portanto, não seria muito difícil a considerarmos incorreta.
Vejamos:
Diante do cenário atual, a área de gestão de pessoas deve privilegiar a preparação de uma nova geração de trabalhadores e sua transição para a aposentadoria.
As partes em destaque apontam onde está o erro.
Não faz sentido preparar uma nova geração de trabalhadores para sua aposentadoria. Se uma geração nova ingressa na empresa, a área de gestão de pessoas deve pensar em como encaixá-la na cultura dessa empresa e agir de forma estratégica. A preparação para a aposentadoria deve envolver a geração mais antiga, que será substituída.
Aline Simionato
-
Além do que já foi dito, a GP não deve focar em um grupo específico ( nova geração ) e sim em todas as pessoas da organização.