-
Sim, pois o turnover refere-se à constante mudança de pessoal na organização e o absenteísmo às constantes faltas no trabalho, e tais índices podem demonstrar que o clima está bom porque ambos estão baixos, ou seja, as pessoas curtem trabalhar ou exatamente o contrário quando todo mundo resolve fugir do trabalho ou se desligar em definitivo da empresa. Adicionalmente, as queixas nos serviços podem significar que o profissional não está atendendo bem e dentre as razões pode vir a ser o clima organizacional ruim.
-
Certo!
Turnover - também chamada de Taxa de Rotatividade de Pessoal - é uma palavra de origem inglesa que significa “renovação” e que no ramo dos Recursos Humanos (RH) é empregada para determinar a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa.
Absenteísmo refere-se as constantes faltas ou atrasos no trabalho, ou seja, é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho.
As avaliações de desempenho proporcionam para o gestor em relação aos avaliados, possibilitando auferir o desempenho por área, departamento, projeto ou de relacionamento com pares e superiores.
As queixas no serviço médico, quando genéricas, recorrentes ou relacionadas à atividade laboral ou ambiente de trabalho, podem ser utilizadas para se conhecer o nível de favorabilidade do indivíduo em relação a organização.
http://eadbox.com/quais-sao-os-principais-motivos-do-alto-indice-de-turnover/
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/8977/10-fatores-que-contribuem-para-o-absenteismo.html
-
Estranhei "queixas no serviço médico", mas em se tratanto de Cespe...
-
O que ele quis dizer com "tipos de queixas no serviço médico" é que, quando o empregado está desmotivado, ele pode ir atrás de atestado médico por queixas que ele talvez não fosse normalmente, como dores de cabeça ou resfriado.
-
Nossa. Mas e se essas queixas forem relacionadas à saúde do trabalhador que não estejam ligadas às atividades da empresa? Marquei errado pois pensei nisso.
-
A questão mistura cultura organizacional com outros aspectos da gestão de pessoas. De fato, o nível de favorabilidade do clima irá gerar impactos sobre o turnover (rotação de funcionários) e absenteísmo (faltas), além de avaliações de desempenho e também por meio do tipo das queixas que são registradas no serviço médico (sobre muito estresse no trabalho, por exemplo).
GABARITO: Certo.
-
CERTO
"Luz (2003) traz como indicadores do clima organizacional os seguintes: turnover, absenteísmo, pichações nos banheiros, programas de sugestões, avaliação de desempenho, greves, conflitos interpessoais e interdepartamentais, desperdícios de material e queixas no serviço médico."
FONTE: http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-da-analise-do-clima-organizacional/4940/
-
Gabarito: CERTO
Podemos avaliar se o clima organizacional é favorável (ou não) através de vários indicadores, tais como: o nível de absenteísmo (faltas dos funcionários), a taxa de turnover (entrada e saída de funcionários da empresa), nos resultados das avaliações de desempenho e nos problemas médicos apresentados pelos membros da organização.
-
Essa parte das "queixas" tá muito subjetiva...
-
CERTO
Clima Inadequado:
- Desmotivação
- Alta Rotatividade (Turn Over)
- Baixa produtividade
-
O enunciado já traz a informação que trata-se de queixas ao serviço médico relacionada ao ambiente de trabalho da seguinte forma:”considerando a gestão do clima e cultura organizacional.......”
-
Índice de turnover = rotatividade da empresa / absenteísmo = faltas ao emprego ( insatisfação ou desmotivação ) / os outros são interpretativos ....