SóProvas


ID
165430
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com respeito aos navegadores (browsers) de internet em um computador pessoal, pode-se dizer que:

I. O prefixo "http:", em uma página de internet, significa uma transferência em hypertext transfer protocol, que é a comumente usada para transferir páginas a serem visualizadas com fortes requisitos de segurança.

II. O prefixo "ftp:" estabelece um file transfer protocol, que serve para transferir arquivos de modo inseguro entre dois computadores.

III. O conceito de hipertexto presente nas páginas da Internet permite que o usuário navegue de uma a outra simplesmente seguindo os hiperlinks.

IV. Ao salvar uma página da WEB, completa, o arquivo html e todos os seus associados (imagens, objetos etc.) são salvos em um único diretório.

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra D

    No item I o erro diz respeito ao final da assertiva, onde aquestão afirma que o prefixo HTTP é a comumente usado para transferirpáginas a serem visualizadas com fortes requisitos de segurança. Na verdade,nada diz respeito a requisitos de segurança, mas sim, é apenas umprotocolo usado para transferir páginas Web entre um servidor e um cliente(como exemplo disso, o browser da internet).

    Já no item IV, o erro se refere a palavra diretório, quando na verdade a assertiva teria que ter dito a palavra pasta (possuem conceitos diferentes do ponto de vista teórico). "Ao salvar uma página da WEB, completa, o arquivo html etodos os seus associados (imagens, objetos etc.) são salvos em uma única pasta".

  • Item I - páginas seguras são as https e nao http

    II e III corretas
    Item IV - São salvas na mesma pasta e não no mesmo diretório
    (Diretório é um arquivo que contém referências a outros arquivos. Os diretórios servem para organizar o disco rígido e outras mídias. Graças a eles, podemos colocar os arquivos mais importantes em um canto para que não sejam alterados, agrupar arquivos por dono, tipo, ou da forma que for desejada.- fonte: Wikipédia)
  • O que o Everton comentou sobre o item I está corretíssimo, mas se equivocou no comentário do item IV, pois diretório jamais poderia ser definido como um arquivo. Diretório e pasta são sinônimos! O erro da assertiva IV é que, ao salvar uma página WEB, COMPLETA, é criado um diretório/pasta para salvar a página principal, e vários subdiretórios/subpastas para salvar os "associados" ou "links internos" (outras páginas que fazem parte do mesmo site e que estão ligadas diretamente à página que está sendo salva) .

  • GABARITO: D

    I. O prefixo "http:", em uma página de internet, significa uma transferência em hypertext transfer protocol, que é a comumente usada para transferir páginas a serem visualizadas com fortes requisitos de segurança. (https)

    IV. Ao salvar uma página da WEB, completa, o arquivo html e todos os seus associados (imagens, objetos etc.) são salvos em um único diretório. O html é salvo no local indicado, sendo automaticamente criado um subdiretório (com o mesmo nome da página salva) onde ficam armazenados as imagens, objetos e etc.

  • FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

    Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

    A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos. (fonte: wikipedia)