SóProvas


ID
1654543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A utilização dos espaços ocorre em função de uma complexa articulação de elementos em diferentes níveis hierárquicos e sociais. Quanto ao processo de apropriação do espaço geográfico em situações distintas, julgue o próximo item.

Os espaços públicos passam por diferentes situações de apropriação, e a informalidade na economia brasileira revelou uma situação complexa em várias cidades, a dos ambulantes. Na maioria dos casos, eles possuem autorização oficial para usar esses espaços, no entanto não estão devidamente registrados na sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • O comércio ambulante é uma atividade profissional temporária, exercida por pessoa física em logradouro público. Percebe-se, atualmente, que essa forma de comércio tem perdido, gradualmente, a característica de “ambulante", visto que se instala, diariamente, em pontos determinados pela Administração Pública. Já existem leis municipais que regularizam a atividade, porém a maioria dos comerciantes não possuem a autorização oficial para exercer esse trabalho, conforme estipulado em lei. 

          Diante do exposto, a afirmativa está errada.

  • acho que o erro esta em: "NA MAIORIA DOS CASOS ELES POSSUEM AUTORIZAÇOES OFICIAL". no meu ver na maioria dos casos eles nao possuem autorizaçaoes.

  • Rapaz os  ambulantes são a maioria registrados né? SQN

  • Nunca nem vi!

  • Podemos obter a resposta através da Constituição Federal.

    Vale lembrar que a questão afirma que o espaço é público. Logo, de uso comum do povo.

    Vendedor Ambulante: aquele que não permanece por muito tempo num só lugar; locomove-se para obter lucros.

    CRFB/1988, Art.5º (...)  

    XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; 

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    ~> Não há autorização oficial para usar espaços públicos por ambulantes;

    ~> Não há registro para a atividade de ambulante.

    Que 2019 traga a nomeação de quem está lendo!

  • Errado

    O comércio ambulante é uma atividade profissional temporária, exercida por pessoa física em logradouro público. Percebe-se, atualmente, que essa forma de comércio tem perdido, gradualmente, a característica de “ambulante", visto que se instala, diariamente, em pontos determinados pela Administração Pública. Já existem leis municipais que regularizam a atividade, porém a maioria dos comerciantes não possuem a autorização oficial para exercer esse trabalho, conforme estipulado em lei. 

  • "Na maioria dos casos, eles possuem autorização oficial para usar esses espaços" ERRADO!

    CONVIDO OS SENHORES A PASSAR UM DIA NO CENTRO DE TAGUATINGA (BRASILIA) E VER COMO É O ESQUEMA QUANDO A FISCALIZAÇÃO CHEGA KKKK

  • só lembrar da 24 de março! óó o raaapaaaaaaa
  • Só lembrar aqui no CENTRO DO RECIFE...Zero Autorização.

    GAB : E