SóProvas


ID
1654588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia política mundial, julgue o item a seguir.

A nova ordem mundial apresenta uma faceta geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, houve uma mudança para um mundo multipolar, onde as potências impõem mais por seu poder econômico que pelo poder bélico. Na economia, o que aconteceu foi o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais.

Alternativas
Comentários
  •  Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, a comunidade internacional passa por uma reformulação das estruturas de poder e força entre os Estados Nacionais, gerando uma nova configuração geopolítica e econômica que foi chamada de Nova Ordem Mundial. Uma das mudanças principais desse novo plano geopolítico internacional foi o estabelecimento de uma multipolaridade, onde o poderio militar não era mais o critério determinante de poder global de um Estado Nacional, perdendo lugar para o poderio econômico. Já a área econômica passa por um processo de globalização, gerando fluxos crescentes de bens, serviços  e capitais que perpassam as fronteiras nacionais. Além disso, a formação de blocos econômicos supranacionais visam atender tanto os interesses de corporações transnacionais, que almejam a eliminação das barreiras alfandegárias, como os Estados Nacionais que tentam garantir algumas vantagens políticas.

     A afirmativa está correta.

  • No quesito militar, o mundo é monopolar atualmente. Pois EUA detém o maior poderio. 

    Já em questões econômicas e geopolíticas, o mundo é multipolar atualmente.

  • Gab: Correto.

    Podemos considerar o cenário atual como "uni-multipolar", levando em conta o poderio militar norte-americano e as grandes potências econômicas mundiais.

  • blocos econômicos supranacionais.

    Errei por esse plural acima. Pra mim só a UE é Supranacional.

  • Supranacionais é dose. Nem a UE é supranacional do ponto de vista econômico lato sensu, tendo em vista que a integração de sua política econômica nunca foi plena e provavelmente nunca será. Se a questão falasse de aspectos específicos, talvez pudesse ser considerada correta, mas hoje em dia é forçar a barra dizer que a UE é supranacional. Conhecimento desatualizado.

     

    Obs.: A questão foi formulada bem no comecinho da crise do Euro, o que explica o otimismo em relação aos tais blocos supranacionais. A UE sempre foi um estudo de caso otimista pro pessoal do DIP, depois de 2010 é difícil encontrar alguém que sustente uma ideia de supranacionalidade sem sérias ressalvas.

  • -ECONOMIA MULTIPOLAR: EUA, Alemanha (UE), Japão (Década de 1990), China (é mais atual). 

    -MILITAR UNILATERAL: EUA

    • intervenção militar (Guerra ao terror: Afeganistão e Iraque).
    • Doutrina Bush, contra o eixo do mal após 11/set/2001.