SóProvas


ID
1654597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das recentes transformações do espaço agroindustrial brasileiro, julgue o item que se segue.

Com a globalização, houve mudanças na estrutura fundiária, onde as lavouras de subsistência passaram a substituir paulatinamente os grandes latifúndios.

Alternativas
Comentários
  • A difusão dos avanços tecnológicos, trazidos pela globalização, possibilitaram a modernização da agricultura, transformando velhos complexos rurais do modelo agroexportador brasileiro em complexos agroindustriais, fortemente integrados com a indústria e o setor financeiro.  No que se refere à questão fundiária, entretanto, não houve mudança no padrão, vigorando os grandes latifúndios no país, úteis para a produção em massa destinada à exportação.

    A afirmativa está errada. 

  • o contrário q ocorreu. Resp = E

     

  • Muito pelo contrário. As lavouras de subsistência deram lugar aos latifúndios, à modernização do campo.
  • Errado

    A difusão dos avanços tecnológicos, trazidos pela globalização, possibilitaram a modernização da agricultura, transformando velhos complexos rurais do modelo agroexportador brasileiro em complexos agroindustriais, fortemente integrados com a indústria e o setor financeiro. No que se refere à questão fundiária, entretanto, não houve mudança no padrão, vigorando os grandes latifúndios no país, úteis para a produção em massa destinada à exportação.

  • "lavouras de subsistência passaram a substituir paulatinamente os grandes latifúndios." ERRADO, pelo contrário né.

  • Com os avanços tecnológicos e a substituição do homem pelas máquinas, vem o desemprego. Quem se beneficia nessa história são os grandes latifundiários! Os pequenos latifundiários não conseguem competir.
  • OCORRE, HOJE, TOTALMENTE O CONTRÁRIO DO Q A ASSERTIVA TRAZ.

    GABA: ERRADO.

  • Produção para exportar--> grandes latifúndios

    Produção para consumo interno --> lavouras de subsistência

  • Agronegócio (em inglês: Agribusiness) é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo é usado para se referir às grandes propriedades monocultoras modernas que empregam tecnologia avançada e pouca mão de obra, com produção voltada principalmente para o mercado externo ou para as agroindústrias e com finalidade de lucro.[1]

    O agronegócio comanda a organização do espaço produtivo. Vultosos investimentos em tecnologia (agricultura de precisão) e pesquisa permitiram aproveitar de maneira mais eficiente e produtiva o espaço, gerando alta rentabilidade e produção e colocando algumas commodities agropecuárias brasileiras em destaque mundial.

    Agronegócio = grandes latifúndios = grandes tecnologias= commodities = mercado externo

    Pequeno produtor = pequenos latifúndios = produção familiar = baixa tecnologia = mercado interno