SóProvas


ID
1656079
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma criança com paralisia cerebral, com 8 anos de idade cronológica, apresenta, na avaliação, marcha livre sem utilização de tecnologia assistiva, porém com limitação para chegar até a escola.
Baseado no Sistema de Classificação da Função Motora Grosseira para paralisia cerebral, marque o nível correspondente à função dessa criança.

Alternativas
Comentários
  • NIVEL II: – Até 2 anos: lactentes podem começar a sentar no chão com auxilio/ apoio, podem começar a engatinhar nas mãos e nos joelhos/ barriga.

    – De 2 a 4 anos: sentar no chão com assistência/ usando as mãos, engatinhar com as mãos e os joelhos, possibilidade podem andar com dispositivos auxiliares ou segurando em móveis.

    – De 4 a 6 anos: sentar em uma cadeira sem assistência, ficar de pé para se moverem para o chão assistência, caminhar por curtas distâncias sem apoio e subir escadas com corrimao . No entanto, não podem pular ou correr.

    – De 6 a 12 anos: andar tanto em ambientes internos quanto externos com pouca ou nenhuma assistência, mas necessitando ajuda para caminhar em multidões/ ambientes desconhecidos/ ladeiras. Ainda com necessidade de apoio em corrimão ao subir degraus, e com habilidades mínimas para correr e pular.

    NIVEL III: – Até 2 anos de idade: lactente pode rolar e rastejar, mas precisa de auxilio para sentar.

    – De 2 a 4 anos: sentar sem apoio (geralmente na posição “W”), engatinhar.

    – De 4 a 6 anos: sentar em uma cadeira com apoio do tronco se estiverem usando as mãos, capacidade de se levantar da cadeira com a ajuda de móveis resistentes, e subir escadas, andar com dispositivo de mobilidade para assistência.

    – De 6 a 12 anos: com um dispositivo de mobilidade, capacidade de andar ao ar livre e dentro de casa, possivel subir escadas sem a ajuda de adultos (com o uso de corrimão). se necessidade de andar longa distância ou percurso irregular ou inclinado, necessidade de transporte ou uso de cadeira de rodas.

    NIVEL IV: – Até 2 anos: lactentes rolam, mas só sentam para cima com a ajuda do tronco.

    – De 2a 4 anos: Sentar com auxilio de mãos e os braços para apoio, maioria precisa de equipamento adaptável para sentar e ficar em pé, mas consegue rastejar/rolar.

    – De 4 a 6 anos: Sentar em uma cadeira com apoio para o tronco, podendo sair da cadeira com apoio de uma superfície resistente, caminhar distâncias curtas sob supervisão de adultos.

    – De 6 a 12 anos: Mobilidade anterior aumentada com cadeiras de rodas e dispositivos de assistência, especialmente na escola ou na comunidade.

    NIVEL V: – Até 2 anos: sem controle voluntário dos movimentos, lactente não consegue segurar a cabeça e o tronco sem apoio, também precisa de assistência para rolar.

    – De 2 a 4 anos: dificuldade de sentar sem assistência, engatinhar ou obter qualquer tipo de mobilidade independente.

    – De 4 a 6 anos: possivel se sentar em uma cadeira, mas com necessidade de equipamentos adaptáveis (​​para manter a criança no lugar). Necessidade de transporte para atividades diárias (ausencia de mobilidade independente).

    – De 6 a 12 anos: Algumas crianças podem conseguir mobilidade com cadeira de rodas eletrônica, mas limitada ao ponto em que não puderem se mover por conta própria.

    FONTE: http://www.district287.org/page.cfm?p=979