-
-
Alguém pode me explicar por que essa questão está errada?
-
Acho que é porque não é correto dizer que um texto não pode ser 100% narrativo, ou dissertativo, etc.
Geralmente os textos das provas têm mistaura de tipos textuais, mas isso não quer dizer que um texto não possa ter somente um tipo textual.
-
Segundo a professora Isabel Vega, o que classificam os textos não é a predominancia de um tipo sobre outro, mas a recorrência das característicasde um tipo textual.
-
O texto disse:
-já que tipos textuais puros não existem.
Eu lhe pergunto:
-Bulá de remédio ou receita de bolo podem ser uma narrativa ? Poder pode, mas a essência delas são de ensinar a fazer algo e perderia o foco se elas não fossem puras. Portanto elas são injuntivas.
-
Gabarito: Errado
-
POR QUE ESTÁ QUESTÃO ESTÁ ERRADA?
-
Um texto pode ser escrito a partir de várias tipologias textuais, mas quase sempre há uma que é a predominante.
Neste sentido, Marcelo Rosenthal (Interpretação de Textos e Semântica para concursos) explica que “É imprescindível lembrar que esses modos de organização do discurso nem sempre aparecem “puros” no texto, ou seja, dificilmente encontraremos textos com características unicamente narrativas ou descritivas. Em um romance, por exemplo, vemos a imbricação entre a narração do enredo e a descrição do espaço”.
Como se observa, apesar de nem sempre aparecerem "puros" no texto, isso não quer dizer que um texto não possa ter somente um tipo textual.
-
Simples. Há textos puros!
-
já que tipos textuais puros não existem. Acredito que o erro está nessa afirmação