SóProvas


ID
1656919
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    O Ministério da Saúde lançou, no segundo semestre de 1998, uma ampla campanha relacionada à prevenção do câncer do colo uterino. Essa neoplasia constitui-se em uma importante questão de saúde pública, não só por sua frequência e gravidade, mas pela disponibilidade de medidas preventivas e de baixo custo para seu controle, que são basicamente os exames clínico-ginecológicos e a citologia oncótica (Papanicolau). O estágio da lesão do colo uterino pode ser determinado de acordo com a Classificação Internacional do Carcinoma do Colo Uterino.

Qual é a classificação do estágio que se refere ao carcinoma que se estende além do colo sem invasão da parede pélvica? 

Alternativas
Comentários
  • o Estadiamento uma ferramenta chamada de sistema TNM é freqüentemente empregada. É uma maneira de descrever o tumor primário e o acometimento de outras área do corpo.

    TNM é a abreviação de tumor (T), linfonodo (node, em inglês) (N), e metástases (M). Baseado no TNM, o câncer é classificado nos estágios:

    Estágio 0: O tumor é denominado carcinoma in situ. Em outras palavras, o câncer está superficial no colo do útero, não atingindo camadas mais profundas de tecidos.

    Estágio I: O tumor atinge tecidos mais profundos, mas se limita ao útero.

    Estágio II: O tumor invade áreas vizinhas ao colo uterino como a vagina, mas ainda está dentro da área pélvica.

    Estágio III: O tumor se espalhou para a parte inferior da vagina ou da parede pélvica. O tumor pode estar bloqueando os ureteres (tubos que levam a urina dos rins até a bexiga).

    Estágio IV: O tumor atinge a bexiga ou o reto ou já atinge órgãos distantes, com os pulmões.