SóProvas


ID
1657117
Banca
FUNCAB
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A criação/produção, uma das sete funções arquivísticas, contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos document os de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e:

Alternativas
Comentários
  • não entendo esse gabarito sendo B, alguém poderia explicar ?

  • Aquela questão que você definitivamente desanima da banca, mas não pode fazer nada...Não entendi mesmo.

  • Criação ou Produção Um conceito de criação voltado para a gestão de documentos é apresentado por Bastos Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite; o papel do arquivista é de conselheiro, de consultor ao produtor do documento por meio da elaboração de manuais de produção de documentos; a execução adequada desta função demanda um conhecimento profundo da instituição, seus objetivos e missão, as tecnologias disponíveis e os tipos de documentos adequados ao exercício do negócio da instituição. SANTOS (2008:178)

  • A referência que o nosso colega Fernando Ribeiro utilizou pode ser encontrada em:

    file:///C:/Users/Matheus/Downloads/tjam-e-as-sete-funcoes-arquivisticas.pdf

  • Obrigado Funcab.....o que mais falar além disso, né ?? 

  • De acordo com Rousseau e Couture (1998), sete são as funções arquivísticas: produçãoavaliaçãoaquisiçãopreservação/conservaçãoclassificaçãodescrição e difusão.

     

    A função “Produção” contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.

     

    A função “Avaliação” é o processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

     

    A função “Aquisição” contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo. 

     

    A função “Preservação/Conservação” é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

     

    A função “Classificação” refere-se à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Envolve também a análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos, além da atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica.

     

    A função “Descrição” é o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. 

     

    A função “Difusão” está relacionada no que se diz respeito ao acesso a informação, ou seja uma maior proximidade dos usuários ao acervo de uma instituição, onde o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.