-
Gabarito: D
Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não-autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do princípio da proveniência.
Fonte:Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes:tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. Pág. 88
-
Origem é diferente de Originalidade= Original. Falta de atenção na leitura= erro na questão!!!
-
Gabarito: Letra D
Pelo princípio da proveniência entende-se que a identidade de um documento é marcada de acordo com a sua proveniência (de onde ele veio, quem é o seu produtor). Neste sentido, os arquivos originários de uma instituição, devem manter a sua individualidade, nao se mesclando a outros de origem distinta. Este conceito, portanto, refere-se a ideia de indivisibilidade do documento.
-
Não entendi sua explicação Marcella Lynch. Individualidade não é a mesma coisa que indivisibilidade. Indivisibilidade é a particularidade, característica ou condição de indivisível; qualidade do que não se pode dividir; inseparabilidade: indivisibilidade da substância homogênea; indivisibilidade de propriedades. Individualidade é uma característica ou particularidade do que é individual; qualidade daquilo que está presente com o indivíduo: identidade cultural.Reunião das características que diferencia uma pessoa ou alguma coisa.
-
Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Este princípio é derivado do princípio da proveniência.
-
Vamos usar um pouco de lógica: se a Proveniência determina que os conjuntos de documentos produzidos por diferentes entidades não podem se misturar entre si, também podemos concluir que esses conjuntos não podem sofrer quaisquer alterações indevidas, seja o acréscimo, a retirada ou a mudança de suas peças documentais.
Esta última determinação é a definição do princípio da Indivisibilidade ou Integridade Arquivística. Ou seja. a Proveniência é um princípio de primeira ordem, e a Indivisibilidade é um princípio de segunda ordem, derivado daquele.
O principio da Pertinência determina que os documentos devem ser organizados pelo assunto de que tratam, e está em desuso por ir de encontro à Proveniência, e sendo assim, não pode derivar dela.
O princípio da Unicidade afirma que todo documento é único em seu contexto, o que não tem relação direta com a Proveniência, sendo mais uma característica do que uma norma.
O princípio da Cumulatividade afirma que os arquivos são uma formação natural, orgânica e progressiva, também sendo mais um característica do que uma norma.
A Originalidade não é um princípio da Arquivologia.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
Retirada da aula 00 Direção concursos.
Princípio da ordem original é também denominado de princípio de respeito à ordem primitiva, princípio de respeito à santidade da ordem original ou de princípio de registro, derivado do princípio da proveniência,
Princípio da Indivisibilidade deriva do Princípio da Proveniência porque todas os pontos citados na definição – misturas, parcelamentos e eliminações indiscrimidadas – fazem com que o documento perca a sua origem, o seu contexto, a sua gênese (características do Princípio da Proveniência). Portanto, respeitar o Princípio da Indivisibilidade nada mais é do que respeitar o da Proveniência e por isso um é derivado do outro.
A Cumulatividade/ Naturalidade diz que os documentos de arquivo são derivados das atividades desenvolvidas na instituição, ou seja, são acumulados naturalmente/organicamente,
Princípio da Territorialidade Sim, temos essa exceção! Esse princípio trabalha junto com o princípio da proveniência, de modo que ambos ajudam a evitar a dispersão dos documentos, mas um não deriva do outro.
-
Resolução: o Princípio da Proveniência diz que os documentos de uma instituição não devem ser misturados aos de outras instituições. É um princípio que busca proteger os documentos de perda de contexto que certamente aconteceria caso os documentos fossem misturados. Nesse sentido, um princípio que pode derivar do da proveniência é o da indivisibilidade, que também visa a proteção física do documento, protegendo-os de possíveis perdas totais ou parciais, o que inviabilizaria o entendimento das informações registradas nos documentos, assim como aconteceria caso o Princípio da Proveniência não fosse respeitado.
Resposta: D