SóProvas


ID
1659052
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

                                        Grifos y retretes marca España

       Una persona necesita entre 50 y 100 litros de agua al día “para garantizar que se cubren sus necesidades básicas y que no surjan grandes amenazas para su salud”, indica la Organización Mundial de la Salud. Pero 700 millones de personas, el 11% de la población mundial, carecen de ella. Esto significa que utilizan alrededor de cinco litros al día, “una décima parte de la media diaria que gasta un individuo al tirar de la cisterna del retrete en los países ricos”. Peor aún: 2.500 millones de seres humanos ni siquiera tienen un váter con una cadena de la que tirar, pues no cuentan con sistemas de saneamiento. De ellos, 1.000 millones defecan al aire libre. El reto de garantizar este derecho humano universal así reconocido desde junio de 2010 al agua y saneamiento, recogido en el Objetivo del Milenio número siete, es todavía mayúsculo.

                                        (http://elpais.com/elpais/2015/06/08/planeta_futuro/1433775547_221578.html)

Na frase: “De ellos, 1.000 millones defecan al aire libre", a expressão sublinhada se refere aos que: 

Alternativas
Comentários
  • O texto exposto na questão acima foi publicado no jornal online espanhol El País e trata da situação da água e do saneamento básico no mundo.
    No enunciado, é pedido que identifiquemos a que se refere a expressão destacada "De ellos". Para verificarmos isso, precisamos fazer uma análise das alternativas:
    A) evacuam a céu aberto: essa alternativa está errada, porque o trecho destacado diz exatamente que 1.000 milhões de pessoas evacuam a céu aberto, então, a expressão não pode referir-se às pessoas que evacuam a céu aberto, pois a frase não faria sentido.
    B) buscam melhores condições de saneamento: essa alternativa está errada, pois em nenhum momento é dito que alguém está buscando melhores condições de saneamento, só é informado o número de seres humanos que ainda não têm acesso à esse direito.
    C) não têm uma privada em casa: essa alternativa está certa, pois, na quarta linha do texto, é posto que 2.500 milhões de seres humanos nem sequer tem uma privada, que essas pessoas não contam com sistema de saneamento. E logo após isso vem a frase destacada no enunciado, que diz que desses 2.500 milhões de seres humanos que não possuem privada em casa, 1 milhão defeca ao ar livre.
    D) dispõe de 50 litros de água para sobreviver: essa alternativa está errada, pois, na verdade, a informação que nos é dada no texto é que 50 litros é o mínimo que uma pessoa necessita por dia para sobreviver, e essa informação não está diretamente relacionada no texto com a informação de que 1 milhão de pessoas defecam ao ar livre.
    E) não consideram a água vital: essa alternativa está errada, pois em nenhum momento do texto é dito que alguém não considera a água vital, logo, a expressão não poderia estar referindo-se a isso.
    A partir desta análise, podemos concluir que a resposta correta para essa questão é a letra C.
    Gabarito dado pela banca: C.
    Gabarito do professor: C.
  • Váter = privada 

    "2.500 millones de seres humanos ni siquiera tienen un váter con una cadena de la que tirar,..."

    "De ellos (deles, dos 2.500 millones), 1.000 millones defecan al aire libre."

    Resposta: letra "c"