-
Letra B - Equidade
Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
-
Gabarito Letra B
Segundo os 14 princípios de Fayol:
Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade dos empregados
-
14 princípios de gestão de Fayol:
1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializadas, mais eficientes a executar seu trabalho. Este princípio é muito claro na linha de montagem moderna.
2. Autoridade: Os gestores precisam dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre conseguem a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança).
3. Disciplina: Os membros de uma organização devem seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.
4. Unidade de Gestão: As operações que têm o mesmo objetivo devem ser abordadas por um único gestor, usar um único plano.
5. Unidade de Controle: Cada funcionário deve ser instruído sobre uma determinada operação, apenas uma pessoa.
6. Subordinação dos interesses individuais ao bem comum: O interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.
7. Remuneração: Remuneração de trabalho deve ser justa para ambos os empregados e empregadores.
8. Centralidade: Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam dar autoridade a seus subordinados para que eles possam realizar seu trabalho adequadamente. O problema é encontrar o melhor grau de centralização em cada caso.
9. Hierarquia: A autoridade em uma organização hoje geralmente representada por caixas e linhas está acontecendo na ordem de classificação da gestão, do topo para os níveis inferiores da empresa.
10. Ordem: Os materiais e as pessoas devem estar no lugar certo e na hora certa. Em particular, cada um deve assumir o cargo ou a posição adequada para ele.
11. Equidade: Os gestores devem ser amigáveis e justos com seus subordinados. A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
12. Estabilidade: A alta taxa de rotatividade de pessoal não é adequado para o funcionamento eficiente de uma organização.
13. Iniciativa: os subordinados devem ter liberdade para planejar e executar seus planos, mesmo se às vezes cometerem erros.
14. Espírito: Promover o espírito de equipe vai dar à organização um senso de unidade. Recomendado por exemplo, o uso da comunicação verbal e não comunicação formal por escrito, sempre que possível.
-
Gabarito letra B - Equidade, significa o modo como as pessoas são tratadas: com bondade, amabilidade, justiça, energia e o rigor quando necessários para alcançar a lealdade do pessoal.
"Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
Bons estudos!
-
GABARITO: LETRA B
#1 Divisão do trabalho
Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.
#2 Autoridade e responsabilidade
Cada gestor tem o papel de dar ordens, para isso ele deve ter autoridade, ser líder e ser percebido dessa forma. Os funcionários precisam estar aptos a receber os comandos e cumprirem seu papel levando em conta o que foi solicitado.
#3 Unidade de comando
Cada colaborador deve receber orientações de uma única pessoa para manter a clareza dos direcionamentos, respeitando a hierarquia da empresa. O líder deve ser o superior imediato.
#4 Unidade de direção
A empresa deve ter um único direcionamento, alinhada com todos os colaboradores, buscando o mesmo objetivo. É importante que isso fique claro para todos e um planejamento estratégico ajuda a esclarecer qual é essa direção.
#5 Disciplina
Regras de conduta devem ser estabelecidas para que os funcionários saibam como devem se portar e manter a ordem dentro da organização.
#6 Prevalência dos interesses gerais
Cada colaborador deve entender que os interesses da organização são mais importantes e devem prevalecer sob os interesses individuais, para que um objetivo maior seja alcançado.
#7 Remuneração
A remuneração deve ser suficiente para garantir a satisfação do funcionário, mas também tem que estar de acordo com o que a empresa pode oferecer.
#8 Centralização
Serve tanto para as autoridades como as atividades. O líder carrega a responsabilidade, mas pode dividi-la e delegá-la em subgrupos para que todos possam realizar adequadamente seus papéis.
#9 Hierarquia
É um dos princípios mais fortemente defendido por Fayol. Ele acredita que é necessário haver alguém com autoridade para conduzir todo o processo da empresa, que pode ir se dividindo entre os subordinados.
#10 Ordem
Cada coisa e pessoa deve ter um lugar específico e determinado dentro da estrutura da organização, visando manter a organização e o bom andamento das atividades.
#11 Equidade
Os líderes devem inspirar um senso de lealdade e devoção à empresa.
#12 Estabilidade
A rotatividade de funcionários tem consequências para a empresa, por isso é ideal é mantê-lo dentro da corporação.
#13 Iniciativa
Cada colaborador ou unidade deve ter capacidade para estabelecer e executar planos, levando em conta os objetivos da empresa.
#14 Espírito de equipe
Todos devem ter consciência de classe, entender que o trabalho é feito em conjunto e que juntos é possível proporcionar melhores resultados.