SóProvas


ID
1659727
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Pomba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O Brasil melhorou sua posição no ranking de trabalho escravo global deste ano, mas ainda tem 155.300 brasileiros submetidos a condições consideradas degradantes de trabalho. No mundo, a escravidão cresceu 20,13% e atinge 35,8 milhões de pessoas em 167 países. Os dados constam do relatório da Walk Free Foundation, uma organização internacional que tem como missão acabar com a escravatura moderna.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/11/1548633‐brasil‐melhora‐posicao‐em‐ranking‐mundial‐do‐trabalho‐ escravo.shtml. Acesso em: 17/11/2014, às 11h.)

“O relatório da ONG Walk Free Foundation destacou a presença de número significativo de imigrantes da vizinha __________________ trabalhando em condição análoga à escravidão na cadeia de __________________, instaladas em áreas urbanas do Brasil." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    O relatório ressalta que, no ano passado, a construção civil foi o setor com mais destaque no emprego desse tipo de mão de obra, seguido pelo agrícola. "Atividades que se relacionam a limpeza de terrenos, especialmente para criação de gado, lavouras e plantações (como soja, café, laranja, cacau, chá). Casos de trabalho forçado também na exploração de madeira e produção de carvão vegetal foram identificados, mas em menor grau", cita o documento.

    Destaca ainda que, na área urbana, os bolivianos são "explorados" na cadeia do vestuário. "Mais da metade dos 100 mil imigrantes bolivianos entraram no Brasil por canais irregulares e, portanto, são facilmente manipulados com violência, ameaças de deportação e vulneráveis.

    Fonte: Folha.uol.com.br