-
Resposta: 2/3
Escolhendo a primeira porta você tem 1/3 de probabilidade de ter escolhido a barra de ouro, resultando em uma probabilidade de 2/3 que a barra de ouro esteja em uma das outras portas.
Como o imperador mostrou uma das portas não escolhidas com o tigre, Luis não teve dúvida, trocou sua porta com 1/3, pela outra não aberta com 2/3 de chances.
-
Esta questão está mais para interpretação de texto do que lógica, para chegar a resposta correta é preciso atentar para a seguinte fala de Luís: " quero, entre as duas portas que eu não havia escolhido"
-
São dois casos favoráveis e três casos possíveis.
Assim, se Luís sempre trocar de porta, sua chance de ganhar o tesouro será de 2/3
resposta: c
bons estudos!
-
São 3 os casos possíveis:
- Se Luis escolher primeiro a que tem ouro, Ivan abrirá 1 porta com o tigre e sobrará 1 porta com o tigre.
- Se Luis escolher primeiro a primeira que tem o tigre, Ivan abrirá 1 porta com o tigre e sobrará 1 porta com ouro.
- Se Luis escolher primeiro a segunda que tem o tigre, Ivan abrirá 1 porta com o tigre e sobrará 1 porta com ouro.
Notemos então que a chance de que a porta que sobrou tenha ouro é de 2/3.
-
Não concordo com o gabarito!
Se uma das portas já havia sido aberta, então a probalidade de encontrar a barra de ouro nas outras duas restantes é 1/2 !
alguém entende o meu raciocínio? rsrsrs...
-
Questão simples: desenhe 3 portas - porta 1 com ouro - porta 2 com tigre - porta 3 com tigre
- Se Luis escolher inicialmente a porta 1, o imperador abrirá a 2 e por fim Luis ficará com a 3 (dentre as duas que ele não escolheu, aquela que o imperador não abriu) - ou seja se Luis escolhe a porta 3, não tem nenhuma possibilidade dele encontrar ouro.
- Se luis escolher inicialmente a porta 2, o imperador abrirá a 3 (para mostrar o tigre) e Luis ficará com a porta 1, encontrando a barra de ouro
- Se Luis escolher inicialmente a porta 3, o imperador abrirá a porta 2 (mostrar o tigre) e Luis ficará com a porta 1 de novo, encontrando a barra de ouro.
Dessa forma, Luis dentre as 3 possibilidades possíveis, encontra a barra de ouro em 2 delas.
P = número de eventos favoráveis dividido pelo total de eventos possíveis = 2 por 3.
-
Essa questão de RL é MUITO BOA!
Funciona da seguinte maneira: o imperador SEMPRE, isso mesmo, SEMPRE abrirá uma outra porta após a escolha do Fulano de Tal. Sabe-se que o imperador não é burro, ou seja, ele não abriria a porta em que a barra de ouro está, pois assim, obrigatoriamente Fulano de Tal que não é burro nem nada iria trocar para esta!
Então vamos colocar duas situações:
1- Fulano de Tal, rapaz carismático, gente boa, escolhe a porta ERRADA (2/3 de chance de isto acontecer). Então o imperador a fim de mexer com os sentimentos do pobre rapaz abrirá a uma porta. MAS É ÓBVIO que ele não irá abrir a porta em que o ouro está; ele não vai entregar assim tão fácil ! Sendo assim, mesmo sem saber o que há na porta que o imperador não abriu, Fulano de Tal TROCA de porta !
2- Fulano de Tal, escolhe a porta CERTA (1/3 de chance de isto acontecer) e tudo que foi citado acima, acontece novamente, o imperador então abrirá qualquer uma das duas portas, já que nenhuma das duas contêm a barra de ouro(dado que Fulano já acertou a porta) ele não precisa se preocupar em abrir a porta X ou Y.
--------
Considerando que Fulano SEMPRE trocará de porta quando o imperador perguntar, suas chances aumentarão de 1/3 para 2/3.
Eu queria poder desenhar, pois assim fica mais fácil pra explicar, todavia creio que este comentário ajudará alguém!!
-
Portas:
A = Tigre
B = Tigre
C = Ouro
>>>>>>>>>>>>>
CASO 1 - Escolhe a porta (A) > imperador abre a porta (B) > Fulano troca para a (C) e ganha o Ouro - 1/3 de sair vivo e rico
CASO 2 - Escolhe a porta (B) > imperador abre a porta (A) > Fulano troca para a (C) e ganha o Ouro - + 1/3 = 2/3 de sair vivo e rico
CASO 3 - Escolhe a porta (C) > imperador abre a porta (A ou B) > Fulano troca para a (A ou B) e morre
Sendo assim, conclui-se que escolher a porta errada na primeira escolha = viver, como temos 2 portas erradas em 3 = 2/3
-
Pra que esses comentários gigantescos? É simples e o pessoal dificulta...
São 3 portas.
A chance de abrir a porta de ouro é de 1/3 obviamente.
Como o imperador já mostrou uma das portas, resta para o fulano escolher entre as outras duas portas, ou seja, 2/3.
Pronto!
-
Concordo com a Rosyani que a probabiliadde deveria ser 1/2.
Havia 3 portas, 1 com ouro e duas com tigres. Ora, depois de aberta uma das portas e ter verificado que ali estava um tigre, qual a certeza que temos quanto às outras duas? Que uma está com tigre e a outra com ouro. Ora, se em minha nova escolha eu tenho duas portas para escolher e apenas uma está com o ouro, a probabilidade é 1/2. É como pensar em uma moeda com faces cara e coroa, qual a probabilidade de tirar cara? 1/2.
-
CONCORDO PLENAMENTE COM OS DOIS COLEGAS QUE DISSERAM QUE A PROBABILIDADE É 1/2.O ENUNCIADO DIZ: A probabilidade de que, agora, nessa nova escolha... LUÍS SERIA UM PERFEITO IDIOTA SE ESCOLHESSE A PORTA JA ABERTA (ESTA PORTA SAI DO CAMPO UNIVERSO). RESTAM-LHE DUAS PORTAS, UMA TEM O OURO A OUTRA NÃO= 1/2.
-
Esse é o tipo da pegadinha babaca que acerta quem erra a questão. É óbvio que se você já tem uma porta aberta e tem o tigre, nas outras duas ou tem um ouro ou tem outro tigre. A probabilidade de ele ficar com o ouro é 1/2 se ficar na mesma porta que escolheu, e de 1/2 se escolher a outra porta. A pessoa que fez a prova falou no enunciado onde estava um dos tigres, mas na elaboração da resposta considerou que o prisioneiro poderia escolher como opção a porta que ele já sabia que tinha o tigre. Não sei quem é o mais burro, se é o cara que fez a questão ou se é o prisioneiro que escolheria a porta que ele já sabe que tem um dos tigres.
-
muito fácil!!!! qualquer uma é 2/3
-
A resposta 1/2 é pegadinha! Procurem por Monty Hall.
Inicialmente...
PORTA 1 PORTA 2 PORTA 3
? ? ?
1/3 ouro 1/3 ouro 1/3 ouro -------> Porta 2 + Porta 3 = 2/3 ouro
Vamos supor que Luis escolheu a porta 1 e que o imperador abriu a 3.
PORTA 1 - Luis escolheu PORTA 2 PORTA 3 - imperador abriu
? ? com tigre!
1/3 ouro 2/3 ouro 0/3 ouro -------> Porta 2 + Porta 3 = 2/3 ouro. Tem que dar 3/3 no total!
Luis trocou de porta.
Pensando na situação inicial...
Se Luis escolheu a porta com ouro, se trocar ---> vai perder!
Se Luis escolheu uma porta com tigre, se trocar ---> vai ganhar!
A chance de Luis escolher uma porta com tigre inicialmente é maior (2/3), por isso é vantajoso trocar.
A probabilidade de escolher o ouro tem muito a ver com a probabilidade de ele ter escolhido uma porta com tigre inicialmente, não é independente!
Qual a probabilidade de Luis ''ganhar'' (achar o ouro) ao trocar de porta?
2/3, porque é a mesma probabilidade de ele ter escolhido a errada no início. Se ele escolheu a errada, ao trocar de porta ---> vai escolher a certa. (letra C)
-
De acordo com o Prof Guilherme Neves do Ponto, temos a seguinte explicação.
Essa é uma questão plagiada. O problema original é comumente denominado “Problema de Monty Hall” ou “Problema dos Bodes” que surgiu a partir de um concurso televisivo dos Estados Unidos da América chamado Let’s Make a Deal, exibido na década de 1970.
Eis o problema original:
Em um programa de auditório, o convidado deve escolher uma dentre três portas. Atrás de uma das portas há um carro e atrás de cada uma das outras duas há um bode. O convidado ganhará o que estiver atrás da porta; devemos supor neste problema que o convidado prefere ganhar o carro. O procedimento para escolha da porta é o seguinte: o convidado escolhe inicialmente, em caráter provisório, uma das três portas. O apresentador do programa, que sabe o que há atrás de cada porta, abre neste momento uma das outras duas portas, sempre revelando um dos dois bodes. O convidado agora tem a opção de ficar com a primeira porta que ele escolheu ou trocar pela outra porta fechada. Suponha que o candidato escolha por trocar pela outra porta fechada. A probabilidade de que, agora, nessa nova escolha, o convidado tenha escolhido a porta que conduz ao carro é igual a quanto?
A tentação é responder o seguinte: que importância tem mudar ou não, uma vez que restam somente duas portas? Sabe-se que por trás de uma das duas está o automóvel, e que a probabilidade de que ele esteja atrás de uma ou de outra é a metade. Será que isso é verdade?
Estas são as três possíveis configurações:
Porta 1________Porta 2_______Porta 3
Posição 1 _________Carro_________Bode_________Bode
Posição 2_________Bode_________ Carro__________Bode
Posição 3_________Bode _______ Bode___________ Carro
Suponhamos que temos a posição 1.
Possibilidade 1: O candidato escolhe a porta 1. O apresentador abre a porta 2 ou a porta 3. O apresentador tem liberdade neste caso.
Se o candidato trocar, PERDE.
Se não trocar, GANHA.
Possibilidade 2: O candidato escolhe a porta 2. O apresentador só pode abrir a porta 3.
Se o candidato trocar, GANHA.
Se o candidato não trocar, PERDE.
Possibilidade 3: O candidato escolhe a porta 3. O apresentador só pode abrir a porta 2.
Se o candidato trocar, GANHA.
Se o candidato não trocar, PERDE.
Em resumo, o candidato GANHA em duas das vezes se trocar e só GANHA uma vez se não o fizer. Ou seja, GANHA o dobro das vezes se trocarem.
A resposta do problema é 2/3. Letra C.
-
Comentário do amigo Igor Gomes foi o melhor!!!!!!!!!11 Valeu
-
Pra quem como eu não entendeu nenhuma explicação sobre essa questão, segue a única que eu consegui entender: https://atitudereflexiva.wordpress.com/2016/05/04/o-problema-de-monty-hall/
Se considermos que cada porta apresenta uma probalidade de 1/3 de conter o ouro, quando uma porta sai da jogada, ficamos com 1/3 + 1/3 = 2/3, ou seja, as chances de acertar que antes eram de 1/3 agora amentam e passam a ser de 2/3.
-
Lembra-se do quadro “Porta dos Desesperados”, do programa do Sérgio Mallandro? Ou eu estou velho demais? O problema aqui é exatamente o mesmo.
- se na 1ª escolha Luis tiver selecionado a porta premiada, ao trocar (após Ivan revelar um dos tigres) ele certamente irá para a porta com o outro tigre.
- se na 1ª escolha Luis tiver selecionado uma porta com um tigre, ao trocar (após Ivan revelar o outro tigre) ele certamente irá para a porta premiada.
Portanto, o que realmente interessa analisar é a 1ª escolha de Luis, pois é ela quem vai determinar o seu futuro. A chance de ele ter escolhido uma porta com tigre na 1ª escolha é de 2 em 3 disponíveis, ou seja, 2/3. Como vimos acima, feito isso ele certamente irá ganhar o prêmio, pois após Ivan revelar a localização do outro tigre, Luis chegará à porta premiada.
Resposta: C
-
A melhor explicação é a do Eduardo Barbosa Lemes, de onde podemos concluir que a resposta está ligada ao fato dele ter trocado sua opção.
Troca de opção: resposta 2/3
Sem troca de opção: resposta 1/3
Pra resposta ser 1/2 Só se a questão fosse qual a probabilidade de recolher ouro se tivesse duas portas e uma delas tivesse ouro e a outra um tigre. Na primeira vez que fiz marquei 1/2 e caí na pegadinha.
-
Só acertei essa questão por causa do filme "Quebrando a Banca".