SóProvas


ID
1662310
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a execução do trabalho de auditoria em uma determinada empresa, um auditor detectou que uma aquisição de mercadorias a prazo realizada em dezembro de 2012 só foi registrada quando do efetivo pagamento, no exercício seguinte. Em consequência disso, as contas de fornecedores a pagar e mercadorias para revenda apresentaram distorções no exercício de competência.

Nessa situação os testes realizados pelo auditor são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Segundo Fernandes (2000), o saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, todas as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente, as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras. Quando se testam as contas credoras para subavaliação, às contas devedoras estão sendo testadas secundariamente nessa mesma direção. Por exemplo: por ocasião da auditoria da conta credora de fornecedores a pagar (testado para subavaliação), o auditor descobre que uma fatura de compra de matéria-prima não foi registrada na contabilidade; consequentemente, as contas de fornecedores a pagar e matéria-prima (conta devedora classificada no grupo de estoques do ativo circulante) estão subavaliadas.

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/comentarios-das-questoes-de-auditoria-fgv-2015

    bons estudos

  • Recomenda-se que o teste de contas DEVEDORAS (Ativo e Despesas) se dê por meio de testes principais de Superavaliação. Lado outro- recomenda-se que o teste de contas CREDORAS (Passivo, Patrimônio Líquido e Receitas) se dê por meio de testes principais de Subavaliação.

    Por meio do teste principal de Superavaliação de Ativo ou Despesa é possível fazer também: a) teste secundário de superavaliação de conta credora ou; b) teste secundário de subavaliação de outra conta do ativo ou da despesa;

    Por meio do teste principal de Subavaliação de Passivo, PL ou Receita é possível fazer também: a) teste secundário de subavaliação de conta devedora (Ativo e Despesa) ou; b) teste secundário de superavaliação de outra conta de passivo, PL ou receita).

  • Gabarito : D