SóProvas


ID
1662631
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O uso das vias públicas pode produzir diversos problemas para a sociedade em termos de poluição, acidentes causados por velocidade excessiva ou veículos em péssimas condições e perda de tempo devido ao trânsito. Na Teoria Econômica esses são problemas:

Alternativas
Comentários
  • Correta a questão. Falhas de mercado são os monopólios, oligopólios, bens públicos, falhas na comunicação e externalidades que podem ser positivas ou negativas. No caso de externalidade negativa é quando todos são prejudicados independentemente de usar ou não o bem ou serviço. No caso da questão mesmo eu não utilizando automóvel estou sendo prejudicado com a poluição, acidentes, trânsito, e o governo terá que intervir para diminuir ou anular essas externalidades através de cobranças de impostos, pedágios etc

  • Uso de vias púlicas conforme descrito no enunciado podem representar a elevação do custo marginal social em relação ao custo marginal privado, ou seja, o Estado irá depender recursos de forma alocativa e estabilizadora para reparar esta falha de mercado, que impacta ao usuário sendo uma externalidade negativa. 

  • A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as alternativas propostas pela questão:

    A) Correto. Segundo o livro de ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, o conceito de externalidade negativa está associado ao fato de o consumo de um bem ou serviço por um indivíduo gera um custo externo. É o caso do exemplo citados na questão. Quando o carro polui, quando está em alta velocidade, prejudica terceiros. Por isso deve haver uma atuação estatal, que pode se dar por meio de tributos, multas ou até mesmo de pedágio.

    B) Errado. Segundo o livro de ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, no caso de bem rival, para qualquer nível de produção, o custo adicional (marginal) de produzir uma nova unidade para atender a um consumidor adicional é diferente de zero, dito de outra forma, bem ou serviço não rival/não disputável quando, para qualquer nível de produção, o custo adicional (marginal) de produzir uma nova unidade para atender a um consumidor adicional é zero (exemplo: estrada). Sendo assim, o problema descrito na questão não caracteriza elevado grau de rivalidade.

    C) Errado. O mercado de Lindhal acontece quando cada indivíduo contribui exatamente com a disposição marginal a pagar pelo bem público no nível ótimo, diversamente da situação tratada no enunciado na questão.

    D) Errado. A situação descrita na questão não configura “informação assimétrica" ou assimetria de informação, tais problemas surgem quando, numa relação contratual, uma das partes detém informação não disponível para a outra, tirando proveito dessa informação em detrimento dos resultados da transação. Em geral, os modelos que consideram a existência de informação assimétrica denominam a parte que detém a informação privilegiada de agente e a parte menos informada de principal. Tais modelos também são conhecidos como modelos agente/principal. Fonte: livro de ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos

    E) Errado. A situação fática descrita não menciona interferência governamental.


    Gabarito: Letra “A".