SóProvas


ID
1662661
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Pela versão relativa da paridade do poder de compra, o Banco Central de um país, para manter em equilíbrio a taxa de câmbio real, deve:

Alternativas
Comentários
  • É importante consignarmos que, a taxa de câmbio entre duas moedas é o preço de uma moeda em relação à outra, no conceito nominal ela representa as unidades da moeda doméstica necessárias para a aquisição de uma unidade da moeda estrangeira, enquanto no conceito real é a razão entre o nível geral de preços externos e o nível geral de preços internos. Contudo, como os preços externos estão expressos em moeda estrangeira, é necessário convertê-los em moeda nacional. Para isso, multiplicamos os preços externos pela taxa de câmbio nominal, resultando na seguinte expressão:

    R = eP*/P

    onde R é a taxa de câmbio real, e é a taxa de câmbio nominal, P* é o nível de preços externos e P é o nível de preços internos ou domésticos.

    Assim, um aumento da taxa de câmbio real ou uma depreciação real da moeda doméstica faz com que os preços externos se elevem em relação aos preços internos, já uma redução da taxa de câmbio real ou uma apreciação  real da moeda doméstica faz com que os preços internos se elevem em relação aos preços externos.

    Fonte: ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos

    A) Errado. A taxa de câmbio real relaciona a taxa de câmbio nominal, o nível de preços externos e o nível de preços internos ou domésticos.

    B) Errado. Conforme letra “A".

    C) Correto. Para manter em equilíbrio a taxa de câmbio real, podemos manipular a equação da taxa de câmbio real, R = eP*/P.

    D) Errado. Manter a taxa de câmbio nominal não garante que a taxa de câmbio real seja mantida, visto que o nível de preços externos e internos também compõe sua determinação.

    E) Errado. Conforme letra “A". 


    Gabarito: Letra “C".
  • A Paridade do Poder de Compra (PPC) é um indicador utilizado para comparar as diferentes moedas ao redor do mundo, de modo a medir o poder de compra de uma moeda em comparação com a outra. Em geral é comparada com o dólar.

    PCC = TX Câmbio Nominal x ( Pç Externo / Pç Interno )

    Como exemplo vamos usar um único produto: o açúcar. Para se comprar 1kg de açúcar nos Estados Unidos é necessário (hipotéticamente) 1 dólar. No Brasil, são necessários 3 reais. Considerando-se a cotação do dólar a 5 reais:

    PPC = 5 . (1/3)

    PPC = 1,67

    O poder de compra do EUA é maior, sendo considerado mais “rico”.

    a) corrigir a taxa de juros interna pela diferença entre as taxas de inflação externa e interna

    Errado. Correção da taxa de juros é uma forma que o governo usa para manipular o mercado de divisas e alterar a taxa cambial.

    b) determinar em termos absolutos a taxa de câmbio, visto que inexistem custos de transação

    Errado. Não é determinada somente em termos absolutos (taxa nominal), pois deve levar em conta o índice de preço interno e externo.

    PCC = TX Câmbio Nominal x ( Pç Externo / Pç Interno )

    c) corrigir a taxa de câmbio nominal pelo diferencial da inflação doméstica e externa

    Correto. PCC = TX Câmbio Nominal x ( Pç Externo / Pç Interno )

    d) se comprometer a comprar e vender dólares a fim de manter fixa a taxa de câmbio nominal

    Errado. Isso é câmbio fixo e não paridade do poder de compra..

    e) buscar a igualdade entre taxa de juros interna e externa

    Errado. Pode haver paridade absoluta do poder de compra com juros iguais ou diferentes.

    FONTE ADAPTADA: https://maisretorno.com/portal/termos/p/paridade-do-poder-de-compra-ppc