-
O EOB é representado pelo lucro das empresas. Se há aumento das X, há maiores lucros.
-
CPR, essa identidade não é garantida, por isso a alternativa inclui "pode ser"
um aumento do excedente operacional bruto pode ser decorrente do aumento das exportações de bens e serviços de não-fatores;
Considerando que:
Excedente operacional bruto = PIB - remunerações aos empregos - (impostos sobre a produção - subsídios à produção) - rendimento misto bruto
Você pode ter aumento de exportação e redução de consumo interno, onde não muda total do PIB. Não é uma regra, é uma possibilidade.
-
Compartilho aqui os comentários d meu professor sobre a questão:
a) Este fato não é possível, pois se o consumo do governo diminuir, a renda nacional líquida também irá diminuir. Se o consumo do governo cai, a renda da economia também.
b) O EOB é o resultado operacional das empresas (lucro operacional). O aumento das exportações pode resultar no aumento do resultado operacional destas, pois pode acarretar em aumento da renda delas e, consequentemente, do resultado operacional (mantendo-se tudo o mais constante).
c) A redução dos recebimentos correntes é uma redução no saldo do balanço de pagamentos em transações correntes. Isso acarretará na redução da renda recebida do exterior.
d) É preciso saber a proporção destes aumentos. Por exemplo, se o aumento do investimento foi de 5%, mas o aumento da deprecição foi de 10%, a formação de capital se reduzirá.
e) Esses fatos ocasionam aumento da apropriação da RNDL, pois a renda estará sendo apropriada para o pagamento destes impostos.
-
a) Errado! Seria o contrário. Um aumento da renda nacional poderia ser compensado por uma elevação do consumo.
b) Perfeito! E isso pode perfeitamente ser visto na Conta Produto Interno Bruto. Um aumento do excedente operacional bruto (débito) pode ser compensado por um aumento do lado credor com a elevação das exportações.
c) Errado! A conta Transações Correntes com o Resto do Mundo mostra precisamente o contrário: uma redução dos recebimentos correntes poderia ser compensada por uma REDUÇÃO da renda recebida do exterior.
d) Errado! Note que a Conta de Capital mostra do lado do débito exatamente que o Total da Formação de Capital é dado pela soma do Investimento em Bens de Capital e da Variação de Estoques subtraída a depreciação. Assim, se há aumento do investimento, mas também aumento da depreciação, precisaremos saber qual movimento aqui é maior para concluirmos se há elevação ou redução da formação de capital.
e) É o contrário! Ambos esses movimentos colaboram para aumentar o saldo da apropriação da renda nacional disponível líquida. Isso fica claro pela análise do lado do Crédito da Conta de Apropriação da Renda.
Resposta: B