Harding (1992) afirma que para desenvolver um projeto de layout é necessário seguir cinco
etapas:
- Levantamento – consiste em conhecer algumas características da organização, os funcionários, as matérias primas, os equipamentos e os processos utilizados.
- Planejamento de soluções – fase onde se estudada de forma passível as modificações, onde são levantadas as possíveis soluções, identificadas às intervenções físicas e projetadas as melhorias que deverão ser observadas.
- Crítica do Planejamento – fase que ocorrem as mudanças, que seria a fase de adaptação ou o tempo de acomodação. A implantação ou mudança de um arranjo físico requer um tempo para aceitação por parte das pessoas envolvidas, então nesta fase análise crítica do planejamento tem a dupla finalidade de fazer com que a transição seja facilitada através dos entendimentos e, também, permitir o aprimoramento do planejamento desenvolvido.
- Implantação – nesta fase são providenciadas as mudanças necessárias para o arranjo físico, incluindo maquinários, divisões, elevações, determinação dos pontos de água e energia, iluminação, sinalização, equipamentos de prevenção de acidentes e sinistros, etc.
- Controle de resultados – esta é a última fase onde são levantados todos os dados necessários ao desempenho dos setores para que sejam adotados os ajustes quando necessários.
da racionalização dos fluxos de fabricação ou de tramitação de processos. - CRÍTICA DO PLANEJAMENTO
do ato de minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro da ambiência organizacional. - MELHORIAS - PLANEJAMENTO DE SOLUÇÕES
em que o analista ou a equipe responsável pelo desenvolvimento do estudo do layout deve familiarizar-se com o plano de organização e os principais procedimentos adotados. - LEVANTAMENTO
em que se observa a otimização das condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais. - IMPLANTAÇÃO