-
Um componente é uma parte física (feita de bits e bytes) e substituível de um sistema, que proporciona a realização de um conjunto de interfaces
Podem-nos interessar diferentes ambientes: desenvolvimento, produção, testes,
Exemplos de componente: executáveis, bibliotecas, tabelas, ficheiros, documentos
Fonte: http://professor.unisinos.br/wp/crespo/files/2011/07/aula5.pdf
-
O Diagrama de Componentes descreve os componentes do software e suas dependências, representando a estrutura do elemento físico do sistema. Assim como os elementos lógicos de um sistema (como classes, por exemplo) existem no mundo conceitual, elementos físicos existem no mundo real dos bits(arquivos binários, executáveis e de textos, por exemplo). Em UML, todos esses elementos são modelados como componentes.
https://pt.slideshare.net/alvarofpinheiro/alvarofpinheirouml - página 63/112
-
e-
Diagrama de Componentes mostra a organização e as dependências entre componentes de um sistema. Um componente == módulo físico. As dependências entre os componentes mostram como mudanças em um 1 causam mudanças em outro. Este diagrama mostra a relação dos módulos do próprio código-fonte, bibliotecas e formulários, arquivos de banco de dados e demais arquivos de sistema.