SóProvas


ID
1663693
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às cinco fases evolutivas da Gestão de Pessoal, apresentadas por MARRAS (2001), é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) INCORRETO


    A Fase TECNICISTA que verdadeiramente implantou o modelo americano de gestão de pessoas no Brasil, alavancando a função de RH ao status de gerência

  • No que diz respeito à evolução da Gestão de Pessoas, é possível destacar cinco fases desde seu surgimento dentro das organizações:

    Fase Contábil: Aconteceu antes da década de 1930. Era considerada o marco da evolução e se preocupava tão somente com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos sob o enfoque contábil. Era preciso contabilizar principalmente as entradas e saídas dos trabalhadores para efeito de pagamento por sua mão-de-obra. De fato, não existia nenhuma preocupação com remuneração justa pelo trabalho nessa fase.

    Fase Legal: Entre as décadas de 1930 e 1950, surge o chefe de pessoal cuja função seria bem parecida com as da fase anterior, se não fosse pelo acréscimo de mais uma responsabilidade: manter sob controle o cumprimento das leis da era getulista impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    Fase Tecnicista: Entre as décadas de 1950 e 1965, embora ainda em nível operacional-tático, aparece o papel de gerente de pessoal, com responsabilidades para recrutar e selecionar, treinar, descrever cargos e salários, cuidar da higiene e segurança no trabalho, e outros.

    Fase Administrativa: Aconteceu entre as décadas 1965 e 1985. Esta fase tem como principal característica as "revoluções" movidas pelos trabalhadores impulsionados pelo movimento sindical. Aqui, encontra-se a figura do gerente de RH cujo papel está cada vez mais voltado para os indivíduos e suas relações com os sindicatos, sociedade, etc.

    Fase Estratégica: A partir de 1985 e até os dias de hoje, essa fase caracteriza-se pela participação estratégica e efetiva dos Recursos Humanos no planejamento estratégico da empresa, com o objetivo de atuar diretamente na busca dos resultados da empresa, direcionando de forma adequada as pessoas certas para o lugar certo dentro da empresa e dando suporte necessário aos colaboradores para atingirem os resultados esperados.