SóProvas


ID
1664593
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução CFC N.º 1.282/10, os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC), citados na Resolução CFC n.º 750/93, passam a denominar-se Princípios de Contabilidade (PC). Sobre os Princípios de Contabilidade (PC), analise as sentenças e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Resolução 750 CFC

    A) Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    B) CERTO:  Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância

    C) Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento

    D) Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas

    bons estudos

  • Resolucao 750 CFC 

    LETRA B


  • a) Prudência -  Pressupõe o emprego de certo grau de precaução  no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza. Para que Ativos e Receitas não sejam superestimados e, Passivos e Despesas não sejam subestimados. Em situações igualmente aceitas estima-se: Passivo;



    b) Correta.

    c) Competência - Receitas e Despesas são registradas com base no FG independente de recebimento ou pagamento.
    d) Oportunidade - Aconteceu o FG deve ser registrado, do contrário perde a relevância e confiança. Sendo evidente: + integralidade; + integridade; + tempestividade.
  • A) Menor para Ativo, Maior para o Passivo.

    B) CORRETA
    C) Seus efeitos são reconhecidos nos períodos que se referem, independente de Pagamento ou Recebimento.
    D) Integras e Tempestivas
  • a) O Princípio da Prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    ERRADO, é o contrátio. O princípio da prudência determina o adoção do menor valor para o ativo e do maior para os do passivo.

    b) O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    CERTO

    c) O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem os recebimento ou pagamentos.

    ERRADO, o princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem INDEPENDENTEMENTE do recebimento ou pagamento.

    d) O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de escrituração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e legais. 

    ERRADO, o princípio da oportunidade refere-se ao processo de escrituração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

  •  a)  O Princípio da Prudência determina a adoção do maior valor (menor valor) para os componentes do Ativo e do menor (maior valor) para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

     b) O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. CERTA.

     c) O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, (INDEPENDENTEMENTE) do recebimento ou pagamentos.

     d) O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de (MENSURAÇÃO E APRESENTAÇÃO) escrituração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e legais.